A Interdisciplinaridade como uma forma de entender a condição humana na modernidade: análise das teses do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC

AutorFernando Arteche Hamilton - Paulo Poli - Rosa Maria Blanca
CargoMestre em Sociologia Política (UFSC) e doutorando no Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. - Mestre em Saúde Pública (UFSC), doutorando no Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). - Mestre em Artes Visuais (URGS) e doutoranda no Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da...
Páginas53-79
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.10, n.97, p. 53-79, jul./dez. 2009
A Interdisciplinaridade como uma forma de entender a condição
humana na modernidade: análise das teses do Doutorado
Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC
Interdisciplinarity as a way of understanding the human condition
in modernity: analysis of Human Sciences Doctoral theses (UFSC)
Fernando Arteche Hamilton1
Paulo Poli2
Rosa Maria Blanca3
RESUMO
A interdisciplinariedade aparece com mais força na academia, como se vê no
aumento da produção científica e na abertura de pós-graduações organizadas
interdisciplinarmente. O Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC
existe desde 1995 e nesse período recebeu e pós-graduou alunos de diversas áreas
do conhecimento, com uma vasta produção científica. O objetivo deste artigo é
oferecer uma discussão sobre interdisciplinariedade a partir da análise das teses do
doutorado interdisciplinar, área de Condição Humana, entre 2000 e 2008. Percebe-
se que as teses trabalham temas variados, complexos e significativos para a
condição humana contemporânea. Dividem-se entre fazer pesquisa de campo com
entrevistas, observação participante e documentos históricos ou pesquisa teórica.
Há um predomínio metodológico no uso de categorias como representações sociais.
As teses referenciam autores ou teorias de pelo menos 3 áreas do conhecimento,
sendo que psicologia e sociologia se destacam. Preferem-se autores que transitam
por várias áreas do conhecimento. Concluímos comentando a necessidade de o
doutorado manter seu caráter experimental e de não se acomodar na forma de fazer
e de entender.
Palavras-chave: Interdisciplinariedade. Conhecimento. Teses.
ABSTRACT
The interdisciplinarity is spreading out in the academic context by means of the
increase in scientific production and also by the openness of new graduate courses
organized in this modality. The interdisciplinary doctorate in Human Science (DICH)
at UFSC, which was created in 1995, is one of the first ones in Brazil. Several
students who come from different areas of knowledge have already graduated in
DICH which has resulted in a great scientific production. The purpose of this article
1 Mestre em Sociologia Política (UFSC) e doutorando no Programa de Doutorado Interdisciplinar em
Ciências Humanas da UFSC. arteche@uol.com.br
2 Mestre em Saúde Pública (UFSC), doutorando no Programa de Doutorado Interdisciplinar em
Ciências Humanas (UFSC). paulopoli@dohms.com.br
3 Mestre em Artes Visuais (URGS) e doutoranda no Programa de Doutorado Interdisciplinar em
Ciências Humanas da UFSC. rosablanca.art@gmail.com
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.10, n.97, p. 53-79, jul./dez. 2009
is, therefore, to offer a discussion about interdisciplinarity through the analysis of
interdisciplinary doctorate theses in the “Human Condition” area, from 2000 to 2008.
These theses present not only varied but also complex and meaningful themes to
contemporary human condition, moving from field research through interviews,
participative observation and historical documents to theoretical researches, while
their methodology uses categories as “social representations”. The authors and
theories come from at least three different areas of knowledge, with special attention
to Psychology and Sociology. Conclusions point out to the need to keep this
experimental characteristic of interdisciplinary doctorate so as to avoid its
accommodation in the way of making and understanding research.
Keywords: Interdisciplinarity. Knowledge. Theses.
1.INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade na pós-graduação é uma alternativa em relação ao
conhecimento compartimentado em disciplinas e ao discurso de autores
contemporâneos que, se por um lado têm representado avanços em algumas
discussões específicas, por outro, fica a dever na abordagem científica e na
problematização de temas que devem ser considerados em sua complexidade e que
ultrapassam o âmbito teórico e metodológico de uma única disciplina.
Espera-se que o presente artigo seja uma contribuição para a metodologia
interdisciplinar, não como uma teorização que engesse seu potencial investigativo,
senão como uma sistematização concreta que exponha o trabalho de uma realidade
acadêmica e que sirva como referência para pesquisadores interessados na criação
de campos experimentais na busca de propostas que dêem conta dos problemas
das Ciências Humanas próprios da nossa A área de concentração Condição
humana na modernidade tem por ementa o
“(...) estudo dos diversos aspectos da condição humana contemporânea,
dando relevo tanto a questões teóricas como a questões específicas sobre
a ação e organização social, grupal e individual no mundo hodierno. Busca-
se esclarecer e compreender os fenômenos complexos subjacentes aos
grandes dilemas da Humanidade nos tempos modernos, enfocando tanto a
globalização e suas influências sobre a técnica e o trabalho, quanto as
representações grupais e individuais resultantes das mudanças
socioculturais em curso4
4 Condição Humana na Modernidade, área de pesquisa do Programa de Pós-Graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas, ementa disponível em: www.cfh.ufsc.br/~dich/areas.htm#CHM

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