A Interdisciplinaridade nos Estudos de Gênero: análise das teses do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC

AutorFelipe Bruno Martins Fernandes - Paula Pinhal de Carlos
CargoDoutorando interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. - Cursa o Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Páginas80-94
80
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.10, n.97, p. 80-94, jul./dez. 2009
A Interdisciplinaridade nos Estudos de Gênero: análise das teses
do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC
Interdisciplinarity in Gender Studies: analysis of PhD thesis of
Interdisciplinary Program on Human Sciences, UFSC
Felipe Bruno Martins Fernandes1
Paula Pinhal de Carlos2
RESUMO
Este artigo propõe-se a realizar uma análise das teses defendidas na área de
concentração de Estudos de Gênero do Doutorado Interdisciplinar em Ciências
Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, entre 2003 e 2007. Busca-se,
sobretudo, verificar de que maneira a interdisciplinaridade é inserida nessas teses.
Além disso, analisa-se quem são os discentes que produziram tais trabalhos, qual é
o conteúdo de sua pesquisa de doutoramento, quais são os autores mais utilizados
por eles, bem como quem são os docentes que integram essa área do programa de
pós-graduação. Dessa forma, é possível concluir que, diferentemente dos
professores (que, em sua maioria possuem formação disciplinar), os autores das
teses possuem predominantemente uma formação interdisciplinar anterior ao
ingresso no curso, sendo privilegiadas, em seus estudos, sobretudo as áreas da
Antropologia e da Sociologia.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Estudos de Gênero. Teses
ABSTRACT
The purpose of this article is to analyze the thesis defended at the “Programa de
Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas”, at the “Universidade Federal
de Santa Catarina” (UFSC) on the Gender Studies field, between 2003 and 2007.
Our goal is to check on how the interdisciplinary approaches are used in such thesis.
In addition, the article examines who are the students who produced these thesis,
what is the content of their doctoral thesis, which are the authors most used by them,
and who are the teachers within that area of the program. Thus, it was possible to
conclude that, unlike the professors, who mostly have disciplinary training, the
authors of the thesis have a predominantly interdisciplinary training prior to entering
1 Doutorando interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Tem experiência nos Estudos de Gênero e Estudos Gays e Lésbicos, formação de profissionais da
educação nas temáticas de gênero e sexualidades. Atua principalmente nos seguintes temas:
homofobia, sexualidades, gênero, homossexualidades, direitos humanos e ativismo (social). Tem
interesse pelas políticas públicas vinculadas ao programa federal "Brasil Sem Homofobia".
complex.lipe@gmail.com
2 Cursa o Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa
Catarina. É pesquisadora no Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades da UFSC. Tem
experiência nas áreas de Estudos de Gênero e Direito. paulapinhal@hotm ail.com

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