A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica

AutorCésar Augusto Costa - Carlos Frederico Loureiro
CargoUniversidade Católica de Pelotas (UCPel) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Páginas111-121
111
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 111-121 jan./abr. 2017
A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações
político-pedagógicas para a educação ambiental
crítica
César Augusto Costa
Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
Recebido em 18.07.2016. Aprovado em 13.10.2016.
ARTIGO CIENTÍFICO
A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação
ambiental crítica
Resumo: O artigo trata da contribuição pedagógica do educador brasileiro Paulo Freire na questão interdisciplinar e sua convergência
para a Educação Ambiental (EA) Crítica. Reitera o pensamento de Paulo Freire como educador interdisciplinar. Em seguida aborda a
radicalidade política do conceito de libertação e reflete sobre a relevância da dimensão interdisciplinar, educativa e política. Por fim,
indica a relação constitutiva da interdisciplinaridade Freireana para a EA crítica partindo de categorias como totalidade, contradição,
práxis, dialética, dialógica. A leitura Freireana sobre a interdisciplinaridade instrumentaliza para o amadurecimento da EA Crítica como
ação político-educativa visando à superação das relações sociais alienadas no capitalismo.
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Interdisciplinaridade. Paulo Freire.
Interdisciplinarity in Paulo Freire: Political-pedagogical approximations for critical environmental
education
Abstract: This article addresses the pedagogical contribution of Brazilian educator Paulo Freire to interdisciplinarity and its relevance
for Critical Environmental Education. It reiterates the thinking of Paulo Freire as an interdisciplinary educator. It then addresses the
radical political nature of the concept of liberation and reflects on educational and political interdisciplinarity. Finally, it indicates the
relationship of Freire’s thinking with critical environmental education, based on categories such as totality, contradiction, praxis,
dialectics and dialogical. The Freirian reading of interdisciplinarity supports the maturing of critical environmental education as
educational-political action, seeking to overcome alienated social relations under capitalism.
Keywords: Critical environmental education. Interdisciplinarity. Paulo Freire.
Carlos Frederico Loureiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT