A Construção da Interdisciplinaridade: A área de Sociedade e Meio Ambiente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

AutorJerônimo Siqueira Tybusch - Mariuze Dunajski Mendes - Ivana Cristina Lovo
CargoMestra em Botânica. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. - Mestra em Tecnologia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. - Mestre em Direito Público. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.
Páginas27-52
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.10, n.97, p. 25-50, jul./dez. 2009
A Construção da Interdisciplinaridade:
A área Sociedade e Meio Ambiente do Programa de Pós-graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas1
The Construction of Interdisciplinarity:
The area “Society and Environment at the Interdisciplinary Ph.D. in
Human Sciences
Ivana Cristina Lovo2
Mariuze Dunajski Mendes3
Jerônimo Siqueira Tybusch4
RESUMO
O presente artigo analisa a produção científica da área ―Sociedade e Meio Ambiente‖
do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC, no período compreendido de 1999
a 2007. O objetivo central é observar e tecer considerações sobre a construção da
interdisciplinaridade nas obras dos alunos desse programa. Observa-se na pesquisa a
abordagem interdisciplinar como um processo, uma construção conjunta, onde diversas
disciplinas e autores dialogam na percepção de um objeto de forma profunda,
conectando múltiplas dimensões de espaço e tempo.
Palavras-Chave: Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Sociedade e Meio
Ambiente. Interdisciplinaridade.
ABSTRACT
This article examines the scientific knowledge produced by the area ―Society and
Environment‖ at the Post-Graduate Program of Interdisciplinary in Human Sciences at
the ‗Universidade Federal de Santa Catarina‘ (UFSC), Florianópolis/SC, through the
years 1999 to 2007. The main purpose is to observe and to analyze the construction of
the interdisciplinary approaches in the Students‘ Thesis of this program. It was noticed
that in the research the interdisciplinary approach as a process, a joint construction,
where several disciplines and authors dialogue on the perception of an object in a deep
way, connecting multiple dimensions of space and time.
1 Trabalho apresentado como conclusão da disciplina de Epistemologia e Metodologia de Pesquisa do
Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (DICH), sob a orientação da Profa. Dra. Carmen Silvia
de Moraes Rial. Segundo semestre de 2007.
2 Mestra em Botânica. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências
Humanas da UFSC. ivanalovo@gmail.com
3 Mestra em Tecnologia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências
Humanas da UFSC. mariuzemendes@gmail.com
4 Mestre em Direito Público. Doutorando no Programa de Pós -Graduação Interdisciplinar em Ciências
Humanas da UFSC. jeronimotybusch@gmail.com
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.10, n.97, p. 27-52, jul./dez. 2009
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Key-Words: Interdisciplinary Ph.D. in Human Sciences. Society and Environment.
Interdisciplinarity.
1. INTRODUZINDO O TEMA DA INTERDISCIPLINARIDADE: O CAMINHO
METODOLÓGICO
A questão da interdisciplinaridade tem sido tema recorrente na discussão e
construção de currículos da graduação e pós-graduação, na busca de um caminho a
ser trilhado, de forma coerente e complexa, permitindo abordagens que inter -
relacionem visões diversas sobre temas específicos.
Em geral, cursos de pós-graduação da Área Interdisciplinar são desafiados
quanto à diferenciação das práticas disciplinares e quanto à identificação da construção
de caminhos próprios da interdisciplinaridade, que envolvem, por exemplo: a definição
da matriz curricular, a dinâmica ensino-aprendizagem, a natureza científica e
epistemológica das pesquisas, o retorno à comunidade científica e à sociedade dos
resultados das teses, etc.
diferentes concepções sobre a abordagem interdisciplinar. Enrique Leff
(2000), por sua vez, enfatiza a inter-relação de processos acadêmicos e práticos,
conforme descreve a seguir:
A interdisciplinaridade implica assim um processo de inter -relação de
processos, conhecimentos e práticas que transborda e transcende o campo da
pesquisa e do ensino no que se refere estritamente às disciplinas científicas e a
suas possíveis articulações. Dessa maneira, o termo interdisciplinaridade vem
sendo usado como sinônimo e metáfora de tod a interconexão e ―colaboração‖
entre diversos campos do conhecimento e do saber dentro de projetos que
envolvem tanto as diferentes disciplinas acadêmicas, como as práticas não
científicas que incluem as instituições e atores sociais diversos (LEFF, 2000,
p.22)
Já José Coimbra (2000) salienta o vínculo acadêmico e prático da palavra
interdisciplinaridade, enfatizando que o termo traduz tal vínculo não apenas entre
saberes, mas, principalmente, de um saber para com outro saber, ou dos saberes entre

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