A interdisciplinaridade como matriz para os currículos dos cursos de comunicação social

AutorVeronica Gesser
CargoDoutora em educação
Páginas445-461
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 445-461, jan/jun. 2010
A interdisciplinaridade como matriz para os currículos dos cursos de
comunicação social
The interdisciplinarity as matrix to the curricula of the social
communications undergraduate programs.
Veronica Gesser1
RESUMO
Este artigo relata o processo de concepção da matriz curricular para três habilitações
dos cursos de Comunicação Social. A matriz foi elaborada para integrar conteúdos
comuns às habilitações, atualizar ementas e reduzir a duração dos cursos,
contemplando as emergentes demandas f ormativas e mercadológicas. Para tanto,
recorremos a uma perspectiva de racionalidade interdisciplinar para inovar no design
dos currículos para o curso. Estruturamos o artigo com uma breve introdução da
proposta, seguindo com indicadores de qualidade considerados hoje na área da
Comunicação Social. Explicitamos como se deu o processo de elaboração das novas
matrizes curriculares, bem como seus critérios básicos de organização. Além disso,
apresentamos os eixos interdisciplinares norteadores que constituem as novas matrizes
e também indicamos alguns avanços que percebemos para a implementação das
novas propostas ora elaboradas. Por fim, fizemos algumas considerações em torno das
atuais preocupações com os processos de organização de currículos para o ensino na
graduação.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Design de Currículo. Cursos de Comunicação
Social.
ABSTRACT
This article explains the process of the curricular conception to three undergraduate
programs of the Social Communication. The organized curriculum proposals integrate
similar contents, bring up to date the syllabus content, reduce the program extension,
trying to contemplate emergent training and mercadologic demands. To this purpose,
we relied on an interdisciplinary approach to innovate on the curricula design of the
programs. We organized a short introduction about the curriculum proposal, following
with some quality indicators that are currently considered in the Social Communication
area. W e elucidate how we proceeded to the elaboration process of the new curricula
proposals as well as their basic curriculum organization criteria. Besides, we presented
the main lines that gave form and that constituted the new proposals and also, we
indicate some gains and advancements to the implementation of the new curricula
proposals that we just constructed. At the end, we indicated some considerations
1 Doutora em educação. gesserv@univali.br
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 445-461, jan/jun. 2010
around of current trends regarding the organization of a curriculum process to the
instruction in the undergraduate programs.
Keywords: Interdisciplinarity. Curriculum design. Undergraduate Social Communication
programs.
INTRODUÇÃO
No atual contexto tão demarcado pela provisoriedade do c onhecimento
caracterizado pela sociedade da informação e das tecnologias, as instituições de ensino
superior vêm sendo alvo de amplas discussões e preocupações, tendo como elemento
motivador, a própria lógica do mercado. Com base na emergência constante deste
cenário de crises e possibilidades, manter a atratividade, a atualidade, a inovação e a
consistência das práticas acadêmicas no ensino superior têm sido um grande desafio.
Não obstante, temos de outro lado, as demandas oriundas das diretrizes curriculares do
Ministério de Educação (MEC).
Um documento que ilustra esses desafios é o que define as Diretrizes
Curriculares para os Cursos de Comunicação Social. Apesar de indicar perfis
específicos para suas diversas habilitações que vão do Jornalismo ao Cinema -, as
diretrizes indicam também núcleos de conhecimentos comuns tais como os de
conteúdos básicos e os da comunicação integrada e, o núcleo de conhecimentos
específicos (RESOLUÇÃO CNE/CES n.16, de 13/03/2002 e PARECER n. 1.363 de
12/12/2001). Isso significa que as instituições de ensino superior enfrentam desafios
constantes, ou seja, a manutenção de suas matrizes curriculare s de maneira que
atendam às demandas da sociedade, assim como, cumprir com as diretrizes
curriculares estabelecidas pelo MEC.
Contudo, há ainda que s e preocupar com a formação de pessoas capazes de
intervenção social, visando elevar os indicadores sociais. Conforme Zabala (2002, p.
53), “o currículo [...] precisa oferecer os meios para possibilitar a análise da situação
mundial, criando uma consciência de compromisso ativo [...] possibilitando os
instrumentos para a intervenção na transformação social”.

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