Interlocucoes do Projeto eticopolitico do Servico Social brasileiro com o mundo: entrevista com Esther Luiza de Souza Lemos.

Autorde Castro Matos, Maurilio
CargoENTREVISTA

Entrevista com Esther Luiza de Souza Lemos, assistente social graduada pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Parana), mestra e doutora em Servico Social, respectivamente pela Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pos-doutora em Politica Social pela Universidade de Brasilia. Desde 1994 leciona no Curso de Servico Social da UNIOESTE, com insercao na graduacao e pos-graduacao stricto senso. Tem tido uma intensa participacao nos debates da profissao e na sua organizacao politica, com destaque para sua participacao no Conjunto CFESS-CRESS. Foi conselheira do CFESS nas gestoes "Tempo de luta e resistencia" (2011-2014) e "Tecendo na luta a manha desejada" (2014-2017), tendo coordenado a comissao de relacoes internacionais nas duas gestoes e sendo vice-presidente da entidade na segunda gestao. Participou do Comite Mercosul de Servico Social e da sua transformacao em Coordenacao do Comite Latinoamericano e Caribenho de Organizacoes Profissionais de Trabalho Social/Servico Social (COLACATS), sendo sua primeira coordenadora ate 2017, quando se encerrou a gestao.

EP--Quais os antecedentes historicos da participacao do CFESS na articulacao internacional?

Podemos dizer que o marco inicial da participacao do CFESS na articulacao internacional deu-se com a deliberacao do seu conselho pleno, apos analise cuidadosa, de filiar-se a Internacional Federation Social Workers--IFSW, cuja sigla na lingua portuguesa e Federacao Internacional de Trabalhadores(as) Sociais--FITS em 1995.

A partir de 1998, o CFESS tem participado das Assembleias Gerais da FITS e dos Congressos Mundiais de Servico Social, espacos coletivos da categoria que permitem o encontro, intercambio e socializacao das experiencias profissionais e organizativas. Sendo ao mesmo tempo um encontro com a diversidade de concepcoes sobre a profissao, a participacao do CFESS nesse espaco visa construir a articulacao e defesa da concepcao de Servico Social a partir da experiencia brasileira, respeitando as posicoes diferentes e mesmo antagonicas. Esse foi sempre um desafio.

A participacao nos encontros mundiais permitiu a aproximacao com a representacao das organizacoes profissionais latino-americanas e caribenhas, e particularmente, pela aproximacao regional, com as organizacoes dos paises do cone sul num momento de enfrentamento do neoliberalismo e de critica ao projeto do Mercosul.

Neste contexto e com um projeto de critica a dimensao economica proposta pelos governos da epoca, foi criado o Comite Mercosul de Organizacoes Profissionais de Trabalho Social/Servico Social no ano de 1996. Seu objetivo era fortalecer as organizacoes a partir do cone sul e incidir com organicidade no debate internacional. O Comite Mercosul reunia-se duas vezes ao ano e passou a construir um campo de articulacao latinoamericana em torno dos temas demandados pela FITS bem como a emitir posicionamentos a partir de sua insercao na conjuntura regional. Na experiencia do Comite Mercosul a participacao da Assistente Social Elaine Behring e da gestao do CFESS a epoca foi muito importante.

Ao mesmo tempo, o CFESS ao longo das ultimas 8 (oito) gestoes manteve sua participacao compondo a representacao da FITS--America Latina e Caribe com as seguintes conselheiras como vogais no cargo da vice-presidencia na regiao: Valdete de Barros (1998-2002), Joaquina Barata Teixeira (2004 -2008) e Ivanete Boschetti (2008-2012).

Ao longo destes 22 anos, fazendo um caminho de volta, considero cinco grandes e importantes contribuicoes do Servico Social brasileiro no ambito das relacoes internacionais. A primeira refere-se ao voto contrario a aprovacao da Definicao de Servico Social na assembleia geral de Montreal em 2000. Deste processo, depois de 10 anos, na...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT