Introdução

AutorOcimar Barros de Oliveira
Ocupação do AutorAdvogado, professor de Direito
Páginas21-27

Page 21

Pretendeu-se com a presente pesquisa investigar as formas legais de intervenção/controle do cidadão no processo administrativo, bem como instrumentos de participação e limitações impostas a essa participação.

O presente trabalho científico objetivou, ainda, identificar no ordenamento jurídico pátrio princípios e regras que contemplem a participação cidadã e embasem sua importância no processo administrativo. Buscou-se identificar instrumentos legais de intervenção do cidadão no processo administrativo. No campo da aplicabilidade social a presente pesquisa tem o intuito de servir como ferramenta de orientação ao cidadão quanto aos seus direitos de participação no processo administrativo de seu município, Estado e até mesmo de seu país.

O estudo do tema ora proposto foi desenvolvido à luz da legislação, doutrina e jurisprudência existentes que demonstram as nuances da participação do cidadão no processo administrativo de modo a influenciar as decisões e demais atos praticados pelo Estado.

A realização da proposta tem o potencial de interferir de forma decisiva no posicionamento do cidadão diante das ações estatais nas tomadas de decisões político-administrativas.

O processo administrativo num Estado Democrático de Direito é de suma importância para se definir os destinos do Estado e efetivar os princípios norteadores da Administração Pública, tais como aqueles insculpidos no art. 37 da Constituição Federal, a saber, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Page 22

Princípios outros, não menos importantes, entre eles o do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório e o da segurança jurídica das decisões administrativas, corroboram para a implementação da participação do povo no processo de condução das políticas públicas.

Enquanto o projeto que deu origem à presente pesquisa era redigido, os meios de comunicação veiculavam o escândalo do “mensalão dos democratas”, ocorrido na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O povo indignado apresentou suas manifestações de repúdio, pressionando as autoridades constituídas a tomar providências legais cabíveis para solução desse problema de corrupção, tão recorrente nos meios políticos nacionais. Vários outros fatos envolvendo a Administração Pública pululam no cenário nacional, o que demonstra que o objeto de estudo é de grande repercussão e está em franca evolução cotidianamente.

Percebe-se, então, que a presente pesquisa pode contribuir para a efetivação da participação do cidadão no processo administrativo, como direito fundamental do cidadão brasileiro.

O caráter democrático do nosso Estado de Direito (art. 1º da CRFB/88) evocou, inevitavelmente, a participação popular na gestão administrativa, passando os cidadãos de meros espectadores a atores nos momentos que antecedem a edição das decisões administrativas.

O exercício da democracia com real participação do cidadão é um processo histórico e social inevitável, haja vista que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT