Introdução

AutorMaria Cecília Máximo Teodoro
Ocupação do AutorPós-Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Castilla-La Mancha com bolsa de pesquisa da CAPES
Páginas17-18

Page 17

Este livro buscará, por meio de pesquisas, estudos e comparações doutrinárias, expor a respeito do princípio da adequação setorial negociada como instrumento para impor limites à negociação coletiva.

O primeiro capítulo busca demonstrar a finalidade do Direito do Trabalho e sua missão na contemporaneidade. Assim, esse ramo jurídico especial passa a ser apresentado como esfera de reconhecimento intersubjetivo nas sociedades modernas.

No segundo capítulo serão indicados pontos pertinentes para o desenvolvimento e entendimento do tema central. Assim, pela evolução histórica do Direito do Trabalho, serão demonstradas suas vicissitudes, particularidades, lutas e conquistas. No capítulo seguinte essa análise é realizada tendo em vista as particularidades brasileiras.

Posteriormente, no quinto capítulo o estudo passará a uma importante aná-lise do trabalho e do trabalhador em tempos de modernidade líquida e destruição criadora, e neste momento o fenômeno da globalização ganha especial relevo. Este capítulo tratará especificamente das transformações sofridas principalmente no decorrer dos Séculos XX/XXI com este ramo especial da Ciência Jurídica, as dificuldades enfrentadas e a sua contextualização hodierna, a fim de preparar o estudo para seu ponto central.

O sexto capítulo aborda os princípios basilares do Direito Coletivo do Trabalho, suas funções enquanto normas, sua aplicação e influência no ordenamento jurídico como um todo, bem como sua contextualização histórica no Direito do Trabalho.

O sétimo capítulo abordará o objeto do estudo propriamente dito, buscando...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT