Introdução

AutorLenz Alberto Alves Cabral
Ocupação do AutorMédico do Trabalho, especialista em Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT
Páginas31-33

Page 31

1. Aos colegas operadores responsáveis pela saúde e segurança no trabalho

Este livro é dirigido a todos os operadores responsáveis pela saúde e segurança no trabalho em todas as esferas institucionais como o SESMT, na promoção à saúde, prevenção ao sinistros laborais e elaboração da documentação trabalhista; o INSS, na concessão de benefícios previdenciários; e, a Justiça do Trabalho, na reparação dos danos decorrentes dos sinistros laborais.

Assim, acreditamos que possa ser útil para profissionais como Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança, Fisioterapeuta do Trabalho, Fonoaudiólogo do Trabalho, Técnico de Segurança, Ergonomista, Enfermeiro do trabalho, Psicólogo do Trabalho, Terapeuta Ocupacional, Perito do INSS, Perito “Judicial”, Assistente Técnico, Advogado Trabalhista, Juiz do Trabalho, entre outros.

A organização desta obra teve como base os seguintes capítulos: acidente do trabalho (tanto o acidente do trabalho tipo quanto as doenças ocupacionais, como PAIR, LER-DORT, Transtorno Mental e da Personalidade Relacionada ao Trabalho), Equações do Nexo Causal, relação interinstitucional entre INSS e SESMT, Ergonomia e Perícia Médica Judicial.

Cada capítulo foi elaborado desde os conceitos elementares de cada tema, partindo de conhecimentos básicos e, ao final, apresentando a sessão de “limbo trabalhista” reservada para a abordagem de conflitos, ou seja, de diferentes opiniões de integrantes das diferentes instituições (SESMT, INSS e Justiça do Trabalho) sobre uma mesma situação apresentada para alcançar todos os profissionais responsáveis pela saúde e segurança, desde os menos aos mais experientes, por trazer uma abordagem em complexidade crescente, partindo de um conteúdo básico de conhecimento técnico, chegando até às situações mais complexas encontradas no dia a dia, abordadas na forma de “limbo trabalhista”, resultante de divergências entre os profissionais e as instituições, reproduzindo cenários de situações concretas dirigidas ao exercício do debate, confrontando os argumentos de cada parte e extraindo o máximo de aprendizado de cada um.

Embora os casos de limbo trabalhista discutidos em cada capítulo tenham sido baseados em situações reais, os seus cenários foram “ligeiramente distorcidos” para dificultar a sua identificação no contexto real, de forma a respeitar a privacidade dos personagens...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT