Os investimentos em infraestrutura no Brasil no período 1930-1990

AutorAlexandre da Silva de Oliveira
CargoDoutorando em Economia pela FEA-USP, Mestre em Economia e Economista pela PUC-SP
Páginas126-153
Os investimentOs em infraestrutura nO
Brasil nO períOdO 1930-1990
Alexandre da Silva de Oliveira1
Resumo
O trabalho analisa os investimentos em infraestrutura entre 1930-1990.
A hipótese é que a infraestrutura brasileira requer um Estado indutor do
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públicos, principalmente, do Plano de Metas e o II PND, ampliaram os
investimentos em infraestrutura totais até os anos 1970, em contraposição,
aos baixos níveis dos anos 1980-1990. Nesse sentido, o Estado tem o papel
de coordenação e indução de investimentos que requerem grandes volumes
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na seção 1 são apresentadas as principais questões teóricas. Na seção 2 são
apresentadas as características dos ciclos de investimentos em infraestrutura
dos anos 1930-1970. Na seção 3 é apresentada uma revisão das principais
causas da crise dos anos 1980-1990 e os impactos sobre os investimentos
em infraestrutura, seguida das conclusões do artigo.
Palavras-chave: Infraestrutura; Crescimento Econômico; Economia
Brazileira
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O trabalho apresenta as experiências de planejamento econômico no
Brasil, com foco na investigação dos investimentos em infraestrutura no
período de 1930-1990. O foco concentra-se na avaliação da hipótese de
1 Doutorando em Economia pela FEA-USP, Mestre em Economia e Economista pela PUC-SP.E-mail: aleoliveira@usp.br
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Os investimentos em infraestrutura no Brasil no período 1930-1990
Textos de Economia, Florianópolis, v.18, n.1, p.126-153, jan./jun.2015
que o desenvolvimento da infraestrutura brasileira, por sua característica de
monopólio natural, requer um Estado coordenador e indutor do crescimento
econômico de longo prazo.
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Plano de Metas e o II PND, ampliaram os investimentos privados nacionais
e estrangeiros em infraestrutura até os anos 1970. Em contraposição, a ca-
rência de infraestrutura, em virtude da ausência estatal e da reestruturação
produtiva dos anos 1980 e 1990.
O Estado tem um papel fundamental, por meio de sua atuação na promo-
ção de uma maior taxa de crescimento dos investimentos. Os investimentos
em infraestrutura ampliam mercados para suprir a grande demanda interna
da população brasileira, por meio da oferta de níveis maiores de bens e
serviços, sendo que provocam impactos sobre as estruturas de oferta destes,
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Isto posto, na seção 1 é apresentado o debate teórico acerca dos de-
terminantes do investimento e da poupança, que é o pano de fundo para a
discussão sobre o planejamento e crescimento econômico. Na seção 2, são
apresentadas as características dos ciclos de investimentos em infraestru-
tura dos anos 1930-1970, que caracterizam as experiências brasileiras de
planejamento econômico, com destaque para o Plano de Metas e o II PND
– Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento.
Na seção 3 é apresentada uma revisão das condicionantes que determi-
naram a crise do Estado, desequilíbrios macroeconômicos e a escassez de
investimentos públicos em infraestrutura no período de 1980-1990, seguida
das conclusões do artigo.
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A discussão acerca do fenômeno do crescimento econômico é antiga
e deriva dos debates entre as abordagens2 keynesiana e ortodoxa, acerca do
2 Nessa seção, os principais referenciais bibliográficos foram: ARROUS (1999), BRUNO (2008), KALDOR (1974 e
1978), KEYNES (1988) e MARSHALL (1985).

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