A janela indiscreta da testemunha: Primo Levi e o fantástico pós-Auschwitz

AutorAnna Basevi
CargoDoutoranda em Letras Neolatinas na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Páginas227-239
doi:10.5007/1984-784X.2015v15n23p227
227
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 15, n. 23, p. 227-239, 2015|
A JANELA INDISCRETA DA TESTEMUNHA
PRIMO LEVI E O FANTÁSTICO PÓS-AUSCHWITZ
Anna Basevi
UFRJ/CAPES
RESUMO: Primo Levi, mundialmente conhecido por seu testemunho do campo de extermínio (Se
questo è un uomo, 1947) publicou uma coletânea de contos intitulados Histórias naturais onde uti-
liza os recursos do fantástico para imaginar as consequências paradoxais da racionalidade humana.
A narrativa “Borboleta angélica” destaca-se pelos elementos do horror e do drama, relacionados ao
tema das experiências genéticas durante o nazismo. O interesse deste conto e a sua especificidade
pós-Auschwitz reside em alguns aspectos: em primeiro lugar em sua estrutura que reflete a proble-
mática sobre o testemunho; no efeito de incerteza que se produz entorno ao que seria “imaginável”
questionando a frágil fronteira entre real, possível e fantástico; a organização narrativa a partir do
eixo rastro-fragmento-testemunho. Veremos, desta forma, como o texto é marcado por um dos
eventos mais traumáticos do século XX.
PALAVRAS-CHAVE: Auschwitz. Fantástico. Primo Levi.
THE WITNESS INDISCREET WINDOW
PRIMO LEVI AND SURREALISM AFTER AUSCHWITZ
ABSTRACT:
Primo Levi, renowned for his testimony of Nazi camp (If This Is a Man, 1947), published
a collection of short stories entitled “Natural Tales”. He uses the surrealistic elements and plots to
imagine the paradoxical consequences of human rationality. “Angelic Butterfly” relates to the theme
of genetic experiments during Nazism and stands out for horror elements and drama. This tale’s re-
lation to the post-Auschwitz reflection lies firstly in its structure which raises the question of the wit-
ness; secondly, in the uncertain effect of the “imaginable” as it questions the fragile boundary be-
tween real, possible and fantastic; thirdly in the narrative organization based on the connection of
the ideas of trace, fragment and testimony. In my analysis I will expose how this text is marked by
one of the most traumatic events of the twentieth century.
KEYWORDS: Auschwitz. Fantastic. Primo Levi.
Anna Basevi é doutoranda em Letras Neolatinas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT