Joaquina Barata Teixeira: legado intelectual e humano ao Servico Social na Amazonia.

Autorde Sa, Maria Elvira Rocha
CargoHOMENAGEM DE VIDA

Por ocasiao dos 80 anos do Servico Social no Brasil, completados em 2016, prestamos homenagem aos 80 anos de vida da assistente social Joaquina Barata Teixeira, professora aposentada da Universidade Federal do Para (UFPA), que na sua trajetoria profissional atuou como Pro-Reitora de Planejamento da mesma Universidade, foi Presidente do Conselho Regional de Servico Social (CRESS/PA--1a Regiao) e Vice-Presidente do Conselho Federal de Servico Social (CFESS), foi ainda membro do Comite Executivo da International Federation of Social Workers (Federacao Internacional de Trabalhadores Sociais/FITS), com sede em Bern-Suica em dois mandatos (2002 a 2005 e 2005 a 2008), representando a America Latina e Caribe, foi representante do CRESS/PA e do Conselho Federal de Servico Social (CFESS) no Comite Latino-americano e Caribenho de Organizacoes Profissionais de Trabalho Social/Servico Social (COLACATS, antigo Comite Mercosul), foi Presidente da Associacao de Docentes da UFPA--Secao Sindical do ANDESSN - (ADUFPA) na gestao 1984-1985 e Vice-Presidente Norte do ANDES (Associacao Nacional de Docentes do Ensino Superior) na gestao 19861987 e- integra o atual Conselho [Editorial] Ampliado da Revista Servico Social & Sociedade, com quem mantem vinculo de estreita colaboracao ao longo de sua historia editorial.

Nascida em agosto de 1936 no municipio de Marapanim, nordeste do Para, Joaquina fez o trajeto da maioria dos estudantes em busca de uma formacao superior, a epoca inexistente no interior, na capital do estado, razao da sua vinda para Belem em 1945, onde concluiu o primeiro e segundo graus, ingressando na Escola de Servico Social em 1959--fundada em 1953 como Escola Isolada, depois agregada ao Hospital Ophir Loyola. Em 1960, Joaquina ja presidia o Diretorio Academico de Servico Social, sendo protagonista da luta pela encampacao dessa Escola pela UFPA (1), juntamente com suas colegas de turma e futuras assistentes sociais: Yolanda Shirley Cunha Martins e Barros, Almerinda Trindade Freire, Maria de Lourdes Couceiro Simoes, Maria Dolores Pereira Bahia e Maria Elvira Rocha de Sa. Em 1963, Joaquina concluiu a graduacao com o trabalho: A Contribuicao do Servico Social para a Dinamica das Bibliotecas dos Centros de Atividade, no qual ja indicava a preocupacao com a formacao intelectual dos usuarios/as dos "Centros de Atividades" do Servico Social do Comercio (SESC), que poderia ser viabilizada com a implantacao e uso de bibliotecas incentivadas pelo Servico Social.

Um de seus primeiros trabalhos academicos foi o artigo Tecnicas de Grupo, contribuindo para maior rendimento qualitativo e quantitativo do Servico Social em Sanatorio, em parceria com a colega de curso Potyara Amazoneida Pereira, publicado em 1965 nos Anais do Centro Brasileiro de Cooperacao e Intercambio de Servicos Sociais (CBCISS). Neste Fmomento, Joaquina vivenciava experiencia profissional no atual HFospital Universitario Joao de Barros Barreto (HUJBB/UFPA), instituicao de referencia regional no atendimento de pacientes portadores de doencas infecto-contagiosas, com destaque para a tuberculose conhecida como "doenca da fome e da pobreza", durante a qual inicia o processo de aprendizagem como pesquisadora social, propondo e elaborando pesquisas no proprio campo de trabalho.

Em 1972, ingressa na carreira docente no curso de Servico Social da UFPA, onde atuou ate aposentar-se em 1996. Nos primeiros anos de docencia realizou atividades de pesquisa e extensao em projetos vinculados a Superintendencia do Desenvolvimento da Amazonia (SuDAM), cujos resultados voltavam-se ao planejamento regional, tema que marcou sua trajetoria intelectual e profissional. Essa experiencia no campo do planejamento subsidiou sua participacao, na decada de 1990, em programas de pos-graduacao lato sensu e, posteriormente, ao assumir o cargo de Pro-Reitora de Planejamento da UFPA.

O seu legado intelectual abrange estudos e pesquisas nas grandes areas das Ciencias Sociais Aplicadas e das Ciencias Humanas. Na primeira, destaca-se nao apenas na area do Servico Social, sobretudo nos seus fundamentos, na problematizacao sobre a formacao/exercicio profissional e nas Politicas Publicas no Brasil e na Amazonia. Na segunda, transitou pela Historia, Filosofia, Ciencia Politica, Antropologia, especialmente na Etnologia Indigena, cuja producao destaca as relacoes sociais de producao das populacoes indigenas que sofrem consequencias do saque de riquezas finitas (minerios, agua, floresta) da Amazonia brasileira e seus rebatimentos nos paises da Pan-Amazonia. Em Joaquina, estas duas grandes areas de conhecimento relacionam-se dialeticamente; e no ambito do Servico Social, ela demonstra a importancia dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT