Jovem condenada a um ano de prisão no Irã faz greve de fome

O Globo

Com agências internacionais

TEERÃ - A jovem iraniana, que também tem nacionalidade britânica, condenada a um ano de prisão em Teerã por tentar assistir uma partida de vôlei masculino iniciou uma greve de fome, anunciou seu irmão.

Ghoncheh Ghavami, de 25 anos, foi detida em 20 de junho em um ginásio de Teerã, quando integrava um grupo de mulheres que tentava assistir uma partida da Liga Mundial de vôlei entre Itália e Irã.

A jovem, formada em Direito em Londres, protesta contra o que considera uma "detenção ilegal", afirmou sua mãe à rede britânica BBC.

- Ela está em greve de fome desde sábado. Não come alimentos sólidos e não aceita líquidos - afirmou o irmão da condenada, Iman Ghavami.

A jovem, que aguarda a ratificação da pena, fez uma greve de fome de duas semanas em outubro para protestar contra a detenção.

Todas as mulheres foram impedidas de assistir a partida no ginásio Azadi de Teerã, incluindo as jornalistas credenciadas.

O procurador-geral ainda não confirmou a sentença. A jovem foi acusada de fazer propaganda contra o regime, um argumento muito utilizado pela justiça iraniana.

Ghavami foi acusada num tribunal de Teerã de atividades e propaganda contra a República Islâmica. Segundo a agência de notícias Ilna, o advogado de Ghavami, Alireza Tabatabaie, disse no sábado que a sentença poderá ser reduzida devido a bons antecedentes.

O Reino Unido, que não tem presença diplomática permanente no Irã, mas afirma planejar reabrir a sua embaixada, disse ter preocupações sobre como Ghavami foi a tratada e agora sentenciada.

"Estamos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT