A Justiça e o Direito nos jornais deste domingo

Na primeira eleição após a proibição de doações de empresas a partidos e candidatos, a um mês da votação, 51% dos 16.349 políticos que disputam as 5.568 prefeituras do País não arrecadaram nem um centavo sequer. Foi registrado nas contas dos demais, somados, R$ 248 milhões, o que representa uma queda de 46% em relação ao que ocorreu em 2012. Além dos 8.269 candidatos que declararam ter receita zero até a sexta-feira, outros 3.901 (24% do total) registraram arrecadação inferior a R$ 10 mil. O autofinanciamento já corresponde a 43% do total arrecadado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Aniversário da operação

A “lava jato”, que investiga desvio de verbas da Petrobras e fraudes em contratos, completou no dia 28 de agosto dois anos sem nenhum político condenado e só dois parlamentares réus em ações penais que estão ainda em fase inicial de julgamento no Supremo Tribunal Federal. Toda a investigação já gerou 81 inquéritos que investigam 364 pessoas que detêm ou não foro especial por prerrogativa de função, sendo 54 parlamentares, além de ministros do TCU. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.


Primeira instância

O ministro do Superior Tribunal Federal Teori Zavaski solicitou que fosse enviado à Justiça Federal do Distrito Federal a investigação que apura se o ex-presidente Lula teve envolvimento em um esquema de compra do silêncio do publicitário Marcos Valério, operador do mensalão. A versão foi relatada pelo ex-senador Delcídio do Amaral, que firmou acordo de delação premiada no âmbito da Lava Jato. As informações são da revista Veja.


Banco genético

Existem cerca de 28 mil amostras de crimes sexuais no Brasil sem processamento do DNA, segundo estimativa do Ministério da Justiça. Como muitas vítimas de estupro procuram o serviço de saúde antes mesmo de se dirigir a uma delegacia, uma lei de 2013 previu que os vestígios do crime possam ser coletados no SUS e depois encaminhados à polícia. A inserção desses vestígios no Banco Nacional de Perfis Genéticos, conhecido popularmente como banco de DNA, significaria um salto nas investigações de crimes sexuais no Brasil, garante o perito criminal federal Hélio Buchmüller, presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses. As informações são do jornal O Globo.


Opinião

A ministra Laurita Vaz, nova presidente do Superior Tribunal de Justiça, diz em artigo publicado na Folha de S. Paulo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT