Laudos de inspeção predial

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas110-119

Page 110

A inspeção predial destina-se a verificar e cadastrar as anomalias existentes na edificação. A inspeção completa tenta viabilizar o entendimento das prováveis causas, podendo, diante dos problemas encontrados, orientar a necessidade de uma investigação mais complexa.

A definição de inspeção predial, segundo as Normas de Inspeção Predial editadas em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Nacional:

É a análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação.

Essa Norma classifica as inspeções de acordo com a dificuldade da vistoria a ser realizada e do grau de detalhamento do laudo final. Nesses parâmetros incluem-se o número de profissionais envolvidos e suas diversas especificidades, os testes que necessitarão ser efetivamente realizados, o tempo que será necessário, entre outros.

As anomalias serão classificadas de acordo com o grau de deterioração verificado, devendo ser considerado o impacto do risco que o dano pode ocasionar ao usuário ou ao próprio bem. Des-

Page 111

sa foram estabelecidas que o estado de conservação da edificação pode ser: crítico, regular ou mínimo, tal como a seguir transcrito.

CRÍTICO - IMPACTO IRRECUPERÁVEL - É aquele que provoca danos contra a saúde e segurança das pessoas e meio ambiente, perda excessiva de desempenho e funcionalidade, causando possíveis paralisações, aumento excessivo de custo, comprometimento sensível de vida útil e desvalorização acentuada.

REGULAR - IMPACTO PARCIALMENTE RECUPERÁVEL - É aquele que provoca a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificação, sem prejuízo à operação direta de sistemas, deterioração precoce e desvalorização em níveis aceitáveis.

MÍNIMO - RECUPERÁVEL - É aquele causado por pequenas perdas de desempenho e funcionalidade, principalmente quanto à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos relativos aos impactos irrecuperáveis e parcialmente recuperáveis, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário.

Como já relatado, os laudos e pareceres técnicos são o texto do relatório das vistorias e conclusões realizadas por profissionais capacitados tecnicamente para esclarecer as questões em análise.

O laudo de inspeção predial deverá ser adequado às solicitações formuladas pelo Contratante.

· Poderá ser um laudo expedito descrevendo os problemas identificados.

· Poderá ser um laudo mais elaborado, analisando o desempenho, a verificação de projetos e especificações, necessitando de documentação para sua elaboração.

Page 112

O laudo poderá conter o diagnóstico dos problemas existentes, as recomendações sobre os serviços necessários e até mesmo contemplar o orçamento para a realização das atividades propos-tas.

É fundamental se estabelecer na contratação o nível de inspeção a ser efetuada, assim como o escopo do trabalho final, ou seja, do laudo de inspeção.

Nas conclusões do laudo, o profissional deverá fornecer as orientações técnicas para cada anomalia encontrada e o grau de urgência no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT