Leadership practices in real estate management/ Praticas de lideranca na gestao imobiliaria.

AutorMedeiros, Luciano de Santana
CargoAdministracao Geral

Introducao e objetivos da pesquisa

A lideranca tem sido estudada ha mais de um seculo, mesmo assim constitui-se um dos temas mais explorados na atualidade pela area da administracao. A sua complexidade tem travado uma infinidade de debates e a criacao de diversas teorias a querer explica-la. Contudo seus conceitos continuam a evoluir a medida que o ambiente organizacional se transforma e surgem novas necessidades.

Segundo Caravantes, Panno e Kloeckner (2005), lideranca e administracao sao semelhantes em alguns aspectos e diferentes em outros. A primeira esta mais relacionada ao poder pessoal e a segunda ao desempenho eficaz das funcoes administrativas. A habilidade desenvolvida por um individuo de influenciar outros nao implica que ele consiga exercer as funcoes de planejar, organizar e controlar (Robbins & Decenzo, 2004). Por outro lado, todo administrador deveria ser um bom lider para saber lidar com as pessoas da forma mais adequada. A capacidade de lideranca define a diferenca entre os administradores excelentes e os medianos (Bateman & Snell, 2009). Devido a sua importancia para os resultados positivos da gestao empresarial, muitas organizacoes tem investido fortemente na transformacao de gestores em lideres. Essa habilidade tem sido apontada como uma das mais importantes para o exercicio da funcao gerencial.

Para Robbins (2000, p. 371), a lideranca consiste num "processo de influencia pelo qual os individuos, com suas acoes, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas". De forma parecida, Daft (2007, p. 373) a define como "a habilidade de influenciar pessoas no sentido da realizacao de metas organizacionais". As organizacoes agregam os esforcos de varias pessoas que trabalham juntas em diversos niveis em prol da realizacao dos seus objetivos, o gestor e aquele que tem o poder organizacional formal de dirigir e controlar os recursos. Nesse contexto, a lideranca vem sendo apontada como um processo-chave para as empresas, visto que ela ajuda a influenciar as pessoas no alcance das metas tracadas.

No setor imobiliario, a pratica da lideranca tem sido fundamental para a permanencia e sustentabilidade dos negocios. As imobiliarias sao empresas credenciadas pelo Conselho Regional dos Corretores de Imoveis (Creci) para atuar no mercado imobiliario. No Brasil, empresas desse segmento tem apresentado, nos ultimos anos, um forte crescimento apoiado na estabilizacao economica do pais e na parceria do governo federal com o setor privado, atraves do programa de facilitacao ao credito imobiliario Minha Casa Minha Vida. De acordo com o Sindicato da Industria da Construcao Civil de Joao Pessoa, em 2013, o governo aplicou R$ 100 bilhoes no credito imobiliario, 35% a mais do que no ano anterior (Sinduscomjp, 2014).

Segundo Fernandes (2011), o boom imobiliario atingiu varias partes do Brasil, trouxe com ele um furacao de mudancas e aqueles que souberam aproveitar as oportunidades tem ganhado muito dinheiro. Grandes condominios residenciais, comerciais, casas, apartamentos, hoteis e apart-hoteis sao oferecidos para o publico e nao faltam compradores. A corretagem de imoveis tornou-se uma carreira promissora e um passaporte para altos ganhos. Depois de atrair o interesse de diversos profissionais, que no passado nao a via com bons olhos, as vantagens da area da construcao civil e o cenario economico atual tem feito desses trabalhadores verdadeiros campeoes de vendas. Contudo, para o aproveitamento dessas oportunidades exige-se preparacao constante, visao de negocio e excelencia no atendimento, na medida em que o cliente esta cada vez mais exigente e criterioso na escolha da assessoria desses profissionais.

A conjuntura atual do mercado imobiliario e caracterizada por constantes mudancas que precisam ser acompanhadas pelos profissionais da area. Segundo Fernandes (2011, p. 11), "estao acontecendo grandes fusoes de empresas de vendas, de construtoras e de incorporadoras em todo Brasil, o que deixa o mercado cada vez mais profissional e exige mais dos corretores de imoveis". Apesar de aparentemente simples, a profissao e muito complexa. Vender nao parece ser tao complicado, porem vender constantemente para garantir a sustentabilidade do negocio e mais complicado do que se imagina. A concorrencia e acirrada, composta por muitos profissionais especializados no ramo, ate com formacao em cursos de graduacao e pos-graduacao em ciencias imobiliarias. A evolucao do setor imobiliario e da construcao civil coloca em cheque as habilidades desses profissionais, que precisam investir no aperfeicoamento continuo para serem bem sucedidos.

Na Paraiba, o setor de servicos representa o maior peso no Produto Interno Bruto de sua economia e tem crescido acima das medias dos outros estados do Nordeste, as empresas imobiliarias sao responsaveis por grande parte desse resultado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (2014), enquanto os estados nordestinos desaceleraram o crescimento, a Paraiba cresceu 10%, o maior indice da Regiao Nordeste em 2014. As imobiliarias e as empresas de call centers foram responsaveis por 37% desse total, isso demostrado que o segmento imobiliario da regiao esta em plena expansao e representa uma importante fonte de arrecadacao para o estado. A forte concorrencia inerente ao segmento e a necessidade de atualizar as praticas gerenciais para acompanhar as mudancas do mercado levam a reflexao de como as praticas dessas empresas impactam no desenvolvimento da lideranca.

Assim, o objetivo desse artigo e investigar as praticas de lideranca adotadas por um gestor do setor imobiliario de acordo com o modelo das cinco praticas de lideranca exemplar dos autores Kouzes e Posner (2013). E depois comparar a visao do gestor com a dos empregados, verificar a existencia de variabilidade em relacao as praticas de lideranca do gestor e as variaveis sociodemograficas dos empregados.

A unica forma de as organizacoes sobreviverem numa economia de mercado e atraves da competencia. As empresas alcancam o sucesso ou fracasso de acordo com as habilidades de quem as conduz. Os gerentes eficazes, alem de saber administrar, precisam tambem ser lideres, uma competencia mais intangivel. Segundo Lindenberg (2010), compete aos gerentes de vendas apoiar e estimular suas equipes a trabalhar mais e melhor, assumir novas posicoes, como a de lider. De acordo com Caravantes et al. (2005), muitos observadores concordam que a lideranca eficaz e um processo dificil de entender e praticar. Dessa forma, essa pesquisa contribui para tornar mais tangivel as praticas de lideranca do gestor pesquisado.

Referencial teorico

Evolucao das teorias da lideranca

As primeiras pesquisas sobre lideranca se preocuparam em identificar as caracteristicas pessoais compartilhadas pelos grandes lideres, a exemplo da inteligencia, energia e aparencia. Entre 1904 a 1948 foram feitos mais de 100 estudos sobre essa otica, que ficaram conhecidos como a abordagem dos tracos de lideranca (Bateman & Snell, 2009). No fim, os estudiosos concluiram que nao existia conjunto particular de caracteristicas que demostrassem ser previsores eficazes da lideranca. Posteriormente, as pesquisas se voltaram para os estudos dos comportamentos de lideranca, na tentativa de identificar o que os lideres fazem. Diferentemente da abordagem dos tracos, as caracteristicas pessoais tinham pouca importancia e o que realmente interessava era o comportamento que os lideres de sucesso demostravam. Numerosas categorias de comportamentos de lideres foram encontradas, contudo elas se depararam com os mesmos problemas que se confrontaram os primeiros estudiosos da lideranca: nao era possivel identificar de forma consistente as relacoes existentes entre o desempenho bem-sucedido e os padroes de comportamentos da lideranca eficaz, na medida em que os resultados variavam de acordo com diferentes niveis de circunstancia.

O fracasso em obter resultados consistentes levou os pesquisadores a tentar compreender a relacao entre a situacao e o estilo eficaz de lideranca. Os varios modelos de lideranca que explicam essa relacao ficaram conhecidos como as abordagens da contingencia. Os que tiveram maior reconhecimento foram: o modelo de lideranca desenvolvido por Fiedler e Chemers (1967) e seus associados; a teoria do caminho meta, a teoria situacional de Hersey e Blanchard (1969) e o modelo lider-participacao. Entretanto, essas abordagens nao conseguiram identificar o melhor estilo aplicavel de lideranca a situacoes especificas.

Em seguida, os conceitos de lideranca evoluiram da abordagem transacional para os comportamentos de lideranca carismatica e transformacional, perspectivas contemporaneas para o tema. Segundo Robbins eDecenzo (2004), essas abordagens veem a lideranca como uma pessoa comum a ve, assumem uma visao mais pratica da lideranca do que as concebidas anteriormente. O modelo de lideranca exemplar, participante dessa investigacao, dos autores Kouzes e Posner (2013) enquadra-se nos estudos da lideranca transformacional.

Segundo Bateman e Snell (2009, p. 407), os lideres transformacionais sao aqueles que "transformam uma visao em realidade e que motivam as pessoas a transcender seus interesses pessoais pelo bem da comunidade". Os lideres transformacionais sao parecidos com os carismaticos, mas sao distinguidos pela sua capacidade de modelar a organizacao atraves da sua visao e do seu potencial de inovacao. Eles geram o entusiasmo, nos seus liderados, atraves do carisma, da atencao individualizada e do seu intelecto. Quatro habilidades, no minimo, contribuem para essa lideranca. Em primeiro lugar, os lideres precisam ter uma visao; em segundo comunicar essa visao; em terceiro construir a confianca; e por fim, ter um autoconceito positivo (Bateman & Snell, 2009).

Entre aqueles que representam o maior numero de estudos e que melhor contribuem para o entendimento da lideranca transformacional, temos Bennis e Nanus (1985), Charan, Drotter e Noel...

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