O Lecionar do Direito e a Peça 'As Nuvens' de Aristófanes

AutorIbraim Rocha
CargoProcurador do Estado. Membro do Instituto Brasileiro da Advocacia Pública ? IBAP. Mestre em Direito pela UFPA
Páginas45-48
O Lecionar do Direito e a Peça
“As Nuvens” de Aristófanes
Ibraim Rocha*
Resumo: O presente tex to é uma reexão sobre a lição d e moral da peça
“As Nuvens”, do poeta grego Aristófanes e o e nsino do Direito.
Palavras-Chave: A ristófanes. Ensino do Direito. Ineciên cia Judicial.
Abstract: This text is a reection on the lesson moral of the garment
“The Clouds” of Greek po et Aristophanes, and the te aching of right.
Keywords: Aristoph anes, Teaching Law, Inefciency judicial.
A experiência de lecionar e o senso de responsabilidade que esta ati-
vidade impõe, e sabendo do grande número de faculdades de direito no
Brasil, instigou minha reexão sobre a peça do poeta grego Aristófanes,
intitulada “As nuvens”, cuja versão em português da professora Gilda Ma-
ria Starzynski, da Coleção Os Pensadores, da Abril Cultural: São Paulo.
1973, é muito aprazível.
Na comédia referida, Aristófanes usa a sátira para criticar o método
da maiêutica da escola socrática, pelo qual a partir de perguntas Sócrates
conseguia obter do seu aluno o conhecimento em si latente. Embora esta
crítica confunda os métodos de Sócrates com a prática dos Sostas, o fun-
damental é que Aristófanes busca demonstrar que sempre existiram mes-
tres que procuram ensinar o “pulo do gato”, sem ensinar aos seus alunos
as verdadeiras qualidades do felino, ou seja, que seria possível aprender
a simples retórica argumentativa, independente da substância do conheci-
mento do discurso1.
(*) Procurador do Estado. Membro do Instituto Brasileiro da Advocacia Pública – IBAP. Mes-
tre em Direito pela UFPA
1 Na tradução, utiliza-se o termo Argumento Fraco, para expressar aquele uso da retórica
que, independentemente da sua substancial correção de sentido, pode levar a um resultado

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT