Lei Maria da Penha

AutorAurélio Passos
Ocupação do AutorCoordenador
Páginas481-482

Page 481

OAB - IX EXAME UNIFICADO - 2012

138. Em relação à Lei Maria da Penha, assinale a afirmativa correta:

(a) Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, a autoridade policial poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, medidas protetivas de urgência, entre as quais o afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida.

(b) Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, procedimentos especiais em relação ao agressor, entre os quais podemos citar a suspensão da posse ou restrição do porte

Page 482

de armas, com comunicação ao órgão competente, nos termos da Lei n. 10.826, de 22 de dezembro de 2003, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal.

(c) Somente o advogado da ofendida deverá ser notificado, através do Diário Oficial, dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e à saída da prisão.

(d) Em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal, caberá a prisão preventiva do agressor, decretada pelo juiz, de ofício, a requerimento do Ministério Público ou mediante representação da autoridade policial.

_________________________________________________________________________________

A alternativa A está errada, porque não cabe à autoridade policial aplicar medidas protetivas, mas ao juiz, nos termos dos artigos 12 e 22 da Lei 11.340/06.

Pela mesma razão a alternativa B está errada, conforme artigo 22, inciso I, da Lei 11.340/06.

Não só o advogado da ofendida...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT