LÉSBICAS E A INTERDIÇÃO DISCURSIVA: UMA ANÁLISE DO SILÊNCIO JAPONÊS ACERCA DA SEXUALIDADE

AutorJéssica Akemi Kawano Ribeiro, Ana Laura Perenha Santos
Páginas51-63
51
GÊNERO | Niterói | v. 21 | n. 1 | p. 51-63 | 2. sem 2020
51
LÉSBICAS E A INTERDIÇÃO DISCURSIVA: UMA ANÁLISE DO
SILÊNCIO JAPONÊS ACERCA DA SEXUALIDADE
Jéssica Akemi Kawano Ribeiro1
Ana Laura Perenha Santos2
Resumo: Este artigo objetiva discutir, a partir da análise do discurso
foucaultiana, a interdição dos discursos de lésbicas japonesas. Consideramos
que o silêncio é uma ferramenta comunicativa no Japão, levando os japoneses
a evitar temas tabu, como a sexualidade. Ademais, utilizamos teóricas como
Chalmers e Lebra para ampliar nossas discussões. Dessa forma, fomos capazes
de compreender que existe uma postura de silenciamento dos discursos lésbicos
e de homogeneização social, dado o caráter coletivista e heteropatriarcal da
sociedade japonesa. Assim, constatamos que a suposta homogeneidade da
cultura japonesa é inviável, já que leva o não-heterossexual ao ostracismo.
Palavra-chave: Lésbicas; Japão; Análise do discurso.
Abstract: This paper uses Foucauldian discourse analysis to discuss the
interdiction on Japanese lesbians’ discourses. We consider that silence is a
communicative tool in Japan, leading Japanese people to avoid taboo topics,
such as sexuality. Furthermore, we resort to theorists such as Chalmers(2002)
and Lebra (2007) to expand our discussion. Therefore, verified a silencing
attitude towards lesbians’ discourses and social homogenization, as Japanese
society has a collectivist and heteropatriarchal character. Thus, we noted that
the so-called cultural Japanese homogeneity is unfeasible, since it leads non-
heterosexual individuals to ostracism.
Keywords: Lesbians; Japan; Discourse analysis.
1 Mestra em Ensino: Formação Docente, Universidade Estadual do Paraná, Brasil. E-mail: jessica.akemi_@
hotmail.com. Orcid: 0000-0002-8384-1598
2 Mestranda em História Pública, Universidade Estadual do Paraná, Brasil. E-mail: analaurapsantos.
Orcid: 0000-0003-3315-7285
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-
NãoComercial 4.0 Internacional.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT