De Lévinas a Marx: ética e política entre transcendência e revolução

AutorJosé Ricardo Cunha
CargoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
1573
Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N. 3, 2021, p. 1573-1614.
José Ricardo Cunha
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/61544| ISSN: 2179-8966
De Lévinas a Marx: ética e política entre transcendência e
revolução
From Lévinas to Marx: ethics and politics between transcendence and revolution
José Ricardo Cunha¹
¹ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail:
jr-cunha@uol.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8737-7892.
Artigo recebido em 1/07/2021 e aceito em 10/08/2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License
1574
Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N. 3, 2021, p. 1573-1614.
José Ricardo Cunha
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/61544| ISSN: 2179-8966
Resumo
O presente artigo tem como objetivo buscar pontos em comum ou fronteiras que
permitam uma aproximação entre o s pensamentos levinasiano e marxiano. É preciso
reconhecer que existem grandes diferenças entre os dois autores, a começar pelo fato de
que Lévinas concentra seus trabalhos no campo da ética e Marx no campo da economia
política. Além disso, Lévinas parece escrever sob a perspectiva da entrega e da doação,
enquanto Marx parece escrever sob perspectiva da conquista e da emancipação. Todavia,
o próprio Lévinas não cessou de conferir mérito ao marxismo por ter revogado a hipocrisia
do sermão e o romantismo. Em uma entrevista publicada em 1983 pela Revista Esprit ,
Lévinas, ao ser diretamente indagado sobre a possibilidade da relação de sua filosofia com
o marxismo, responde dizendo que o marxismo convida a humanidade a reclamar o que
é do meu dever dar-lhe, e que o marxismo tomou o Outro a sério. É como se o
pensamento de Lévinas e de Marx se encontrassem vindos de direções opostas: enquanto
o primeiro fala de responsabilidade e doação, o segundo fala em emancipação e
exigência. Porém, ainda que vindos de direções opostas, ambos precisaram empreender
uma crítica radical, denunciar o aviltamento do humano escondido por detrás de gracejos
pseudo-humanistas, romper com o pensamento filosófico dominante e instituir as suas
reflexões a partir de um não-lugar, isto é, um a transcendência ou uma revolução. Para
alcançar o objetivo proposto, será desenvolvido o seguinte percurso: i) crítica do
idealismo; ii) insubmissão diante da totalidade; iii) sociedade, justiça e profecia; e iv)
transcendência e revolução.
Palavras-chave: Lévinas; Marx; Transcendência; Revolução.
Abstract
This article aims to seek commonalities or borders that allow for an approximation
between Levinasian and Marxian thoughts. It must be recognized that there are great
differences between the two authors, starting with the fact that Lévinas concentrates his
work in the field of ethics and Marx in the field of political economy. Furthermore, Lévinas
seems to write from the perspective of surrender and bestowal, while Marx seems to
write from the perspective of conquest and emancipation. However, Lévinas himself
never ceased to give merit to Marxism for having revoked the hypocrisy of the sermon
and romanticism. In an interview published in 1983 by the Esprit Magazine, Lévinas, when
directly asked about the possibility of the relationship between his philosophy and
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Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N. 3, 2021, p. 1573-1614.
José Ricardo Cunha
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/61544| ISSN: 2179-8966
Marxism, responded by saying that Marxism invites humanity to claim what it is my duty
to give it, and that Marxism took the Other seriously. It is as if the thought of Lévinas and
Marx came from opposite directions: while the former speaks of responsibility and
donation, the latter speaks of emancipation and demand. However, even though coming
from opposite directions, both needed to undertake a radical critique, denounce the
debasement of the human hidden behind pseudo-humanist jokes, break with the
dominant philosophical thought and institute their reflections from a non-place, this is, a
transcendence or a revolution. To reach the proposed objective, the following path will
be developed: i) critique of idealism; ii) non-submission in the face of totality; iii) society,
justice and prophecy; and iv) transcendence and revolution.
Keywords: Lévinas; Marx; Transcendence; Revolution.

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