LICITAÇÃO - FUND. de Saúde e Assistência do MUNIC. de Caçapava

Data de publicação25 Fevereiro 2021
SeçãoCaderno Empresarial
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 Diário Of‌i cial Empresarial São Paulo, 131 (37) – 23
SENHORES ACIONISTAS
A Administração do Banco PAN S.A. (“PAN”, “Banco” ou “Companhia”) e suas subsidiárias submetem à apreciação
dos Senhores o Relatório da Administração e as correspondentes Informações Trimestrais referentes ao período
encerrado em 31 de dezembro de 2020, acompanhados do Relatório dos Auditores Independentes. As
informações apresentadas estão em conformidade com as normas estabelecidas pelas Leis 4.595/64 (Lei do
Sistema Financeiro Nacional) e 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), pelo Conselho Monetário Nacional,
pelo Banco Central do Brasil (“Bacen”), pela Comissão de Valores Mobiliários e demais normas estatutárias.
MENSAGEM AOS ACIONISTAS
Olhando em retrospectiva, o ano de 2020 confrontou a sociedade com desaf‌i os sem precedentes. O bem-estar
dos nossos clientes, parceiros e funcionários continua sendo prioridade, por isso seguimos investindo em
tecnologia para promover a melhor experiência possível através dos nossos canais digitais.
A utilização de dados e a aplicação intensa de tecnologia nos permitiu alcançar resultados marcantes nesse ano,
engajando clientes, criando uma plataforma digital completa para atender as necessidades do nosso público alvo
e ampliando nossa base de produtos e serviços. Porém, entendemos que estamos apenas no começo da nossa
jornada, construindo um banco focado no nosso cliente, explorando todo o ecossistema de serviços f‌i nanceiros
para as classes C, D e E.
Importante destacar que esse período apresentou uma oportunidade única de crescimento para o PAN. Os
resultados de 2020 comprovaram que a estratégia iniciada em 2017, com foco na implementação de um banco
completo, usando tecnologia para alcançar clientes e parceiros foi acertada e bem executada.
Essa estratégia promoveu vantagem competitiva frente a outros players, melhorando de forma signif‌i cativa a
interface com clientes, agilizando o atendimento, aumentando a f‌i delização e ajudando a prevenir fraudes na
concessão de crédito.
Entretanto, as oportunidades de crescimento também vieram com desaf‌i os importantes para os nossos
negócios. Enfrentamos uma crise sem precedentes causada pelo Covid-19, que inicialmente impactou
nossos índices de inadimplência. Nesse contexto, atuamos de forma assertiva, aumentando a liquidez e
preservando capital do banco utilizando instrumentos de cessões, elevando os parâmetros para a concessão
de crédito e restringindo as prorrogações em menos de 1% do total da carteira de crédito, com 97% das
parcelas subsequentes vencidas já quitadas.
Nossa carteira performou muito bem, mostrando a resiliência do portfólio, composto principalmente por crédito
consignado e crédito colateralizado. Além disso, nossa expertise na concessão de crédito e na cobrança permitiu
o crescimento do portfólio em conjunto com a redução do custo do crédito. No 4T20, as taxas de inadimplência
caíram de forma importante com o over 90 dias descendo para 5,5% frente aos 6,7% do 3T20.
Nossa originação de crédito atingiu patamares recordes com o aumento da margem consignável do INSS, a
ampliação de market share em veículos leves e a aceleração do business de cartão de crédito alavancado pelo
crescimento da Conta Digital. Ampliamos em 85% o ritmo de originação no 4T20 frente ao 4T19 e em 50% frente
ao 3T20. Com isso, nossa carteira de crédito retida cresceu 22% para R$28,9bi no fechamento de 2020 frente ao
4T19, avançando em ritmo mais forte do que o sistema f‌i nanceiro do Brasil.
Encerramos o 4T20 com lucro líquido de R$ 171 milhões, em linha com o último trimestre, e um ROE ajustado
(não auditado) de 20,9%. Em 2020, alcançamos um lucro líquido de R$ 656 milhões, 27% acima do resultado de
2019, e um ROE ajustado (não auditado) de 21,4%.
Nossa ampla plataforma de produtos f‌i nanceiros continua avançando de forma consistente, com foco no cliente,
oferecendo uma gama completa de produtos desenhados especialmente para o público das classes C, D e E,
priorizando sempre a transparência, a simplif‌i cação dos processos e a qualidade no atendimento.
Estamos extremamente satisfeitos com a performance da nossa Conta Digital. Mantivemos constante evolução
das métricas de engajamento e seguimos focados na ampliação da nossa base de clientes e da oferta de novos
produtos e serviços.
Reaf‌i rmamos a visão de longo prazo baseada na nossa: (i) presença relevante nos mercados de atuação; (ii)
capacidade de distribuição de produtos, seja através do B2B que vem se tornando mais ef‌i ciente e tem estrutura
de custo variável, seja através do crescente B2C digital; (iii) expertise de crédito impulsionando atração e
engajamento; (iv) base e f‌l uxo de clientes; (v) capacidade de entrega, resultando em baixo risco de execução, e
(vi) crescente oferta de novos produtos ao longo do tempo.
CONTA DIGITAL
A Conta Digital confere aos clientes acesso a uma conta corrente completa: 100% digital, sem tarifa de
manutenção, com cartão múltiplo sem anuidade, com direito a um pacote mensal gratuito de transferências,
saques na Rede 24 horas, depósitos via boleto, pagamentos de contas, portabilidade de salário, produtos de
investimento, seguros, além de diversos produtos de crédito e outros serviços.
Adicionalmente, oferecemos diversos descontos em drogarias, supermercados e lojas virtuais por meio de
acordos com múltiplos parceiros. Nossos cartões de crédito co-branded também proporcionam vantagens para
nossos clientes criando uma gama importante de produtos direcionados para o nosso público-alvo.
Nossa estratégia de aquisição é baseada em seis fontes de atração: oferta para a base de clientes ativos e ex-
clientes do PAN; f‌l uxo de potenciais clientes solicitando crédito mensalmente; marketing digital; rede física de
distribuição; novos parceiros de originação; e um programa de ‘member get member’.
No 4T20, ampliamos de forma relevante nossas linhas de crédito voltada para o produto cartão de crédito,
largamente benef‌i ciada pelo crescimento do banco digital e a ampliação do relacionamento direto com o cliente
através do nosso aplicativo. O crédito continua sendo o nosso principal instrumento para atração, engajamento e
monetização de clientes, porém o Banco PAN vai além da concessão de crédito.
Hoje oferecemos diversos produtos, como: Conta Corrente Completa, Empréstimo Pessoal, Cartão de Crédito e
Débito, Limite Emergencial, Portabilidade de Salário, Poupa PAN entre outros. Adicionalmente, desenvolvemos
uma plataforma importante para a venda de seguros, com diferentes modalidades voltadas para nossos clientes
sendo lançadas ao longo do ano de 2020 e 2021.
Além disso, nossos esforços continuam direcionados para o lançamento de novos produtos com o objetivo
de tornar a experiência do cliente ainda mais completa, alavancando o engajamento. A conta digital, ao
centralizar todo o relacionamento com nossos clientes, se torna um instrumento indispensável para
otimizarmos as oportunidades de cross-sell e upsell, além de incrementar o portfólio de produtos e f‌i delizar
ainda mais os nossos clientes.
ESTRUTURA DO BANCO
Somos um dos principais bancos médios do Brasil e atuamos com foco na concessão de crédito a pessoas
físicas das classes C, D e E, além de servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, ofertando crédito
consignado (empréstimo e cartão de crédito), f‌i nanciamento de veículos usados, f‌i nanciamento de motos novas,
cartão de crédito convencional, empréstimo pessoal e seguros.
Com 2.497 funcionários e 60 postos de atendimento nas principais cidades do país, estamos presentes em todo
território nacional, com uma estrutura asset light, atuando via plataformas digitais com mais de 770
correspondentes bancários originando créditos consignados e mais de 16 mil lojas multimarcas e concessionárias
oferecendo f‌i nanciamentos de veículos e motos.
ORIGINAÇÃO DE VAREJO E CARTEIRA DE CRÉDITO
Durante o 4T20, originamos uma média mensal de R$ 3.421 milhões em novos créditos, frente aos R$ 2.288
milhões do 3T20 e aos R$ 1.847 milhões do 4T19, registrando um crescimento de 50% no trimestre e de
85% em 12 meses.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO
O crescimento foi resultado de uma expansão em todas as nossas linhas de negócios. No business de crédito
consignado, a originação se benef‌i ciou da mudança regulatória aprovada para o último trimestre de 2020 que
expandiu a margem consignável do empréstimo de 30% para 35% da renda.
Em veículos, a otimização da nossa esteira de crédito e os ganhos com a digitalização do processo de contratação
aceleraram de forma signif‌i cativa a originação, com um crescimento de 56,4% frente ao 3T20. Já em cartões de
crédito, a originação é benef‌i ciada pelo desempenho do nossa Conta Digital, sendo um importante produto de
ativação e engajamento do nosso cliente.
A Carteira de Crédito Expandida encerrou o 4º trimestre com saldo de R$ 28.907 milhões, apresentando
crescimento de 14% em relação ao saldo de R$ 25.300 milhões no encerramento do 3º trimestre de 2020, e
crescimento de 22% em relação ao saldo de R$ 23.785 milhões do 4º trimestre de 2019. A carteira core -
composta pelas carteiras de crédito consignado, f‌i nanciamento de veículos e cartões de crédito - apresentou
crescimento de 25% nos últimos 12 meses. Já as carteiras de Crédito Corporativo e Imobiliário, ambas em run
off, apresentaram recuo de 69% e 17% em 12 meses, respectivamente.
No 4º trimestre de 2020, a tendência de melhora das nossas métricas de inadimplência se conf‌i rmou com uma
redução signif‌i cativa indicador de créditos vencidos acima de 90 dias sobre a carteira total para 5,5% frente a
6,7% no 3T20, retornando ao patamar pré-crise.
De forma geral, durante a crise de 2020, o banco adotou uma postura conservadora na prorrogação de contratos
(apenas 2 parcelas) e, desde o início da pandemia, postergou menos de 1% da carteira, sendo que todas os
contratos prorrogados tinham garantias. Além disso, no 4T20, 97% das parcelas subsequentes vencidas já
tinham sido quitadas.
O indicador mais curto de inadimplência, de 15 a 90 dias de atraso, apresentou uma redução importante de 7,3%
no 3T20 para 6,3% no 4T20, apresentando índices mais baixos do que o pré-crise. Além disso, o perf‌i l resiliente
da carteira de crédito, cujos créditos consignados e créditos com garantias respondem por 93% do portfólio, se
manteve estável.
Além de reter créditos em carteira, temos como estratégia ceder créditos sem coobrigação para terceiros como
ferramenta usual de gestão de capital e liquidez e realizamos cessão de R$ 2.523 milhões no 4º trimestre, frente
aos R$ 1.744 milhões cedidos no 3º trimestre e ao montante de R$ 1.680 milhões no 4T19. Entretanto, mesmo
realizando cessões de crédito, fomos capazes de expandir nossa carteira de crédito retida de maneira relevante,
demonstrando nossa grande capacidade de originação. Quando observamos o crescimento da carteira core
(consignado + veículos + cartões), vemos um aumento de 15% e 25% respectivamente contra o 3T20 e o 4T19.
O saldo de Carteira de Crédito Originada, que considera tanto a Carteira de Crédito Expandida como o
saldo das carteiras cedidas para os acionistas controladores (‘Carteira off-balance’), encerrou o trimestre
em R$ 36,8 bilhões.
CONSIGNADO (Empréstimo e Cartão de Crédito)
O 4T20 foi marcado pelo aumento temporário de margem consignável e concedemos R$ 5.211 milhões em
empréstimos para servidores públicos e benef‌i ciários do INSS, frente aos volumes de R$ 3.274 milhões no 3T20
e aos R$ 2.508 milhões no 4T19, registrando um aumento de 59% e 108%, comparado ao trimestre anterior e
em 12 meses, respectivamente. No ano de 2020, concedemos R$ 14.456 milhões frente aos R$ 10.392 milhões
concedidos em 2019, apresentando um aumento de 40%.
Em cartões de crédito consignado, originamos R$ 185 milhões no 4T20, frente aos R$ 342 milhões originados no
3T20 e aos R$ 232 milhões originados no 4T19. No ano de 2020, concedemos R$ 972 milhões frente aos R$ 891
milhões concedidos em 2019, apresentando um aumento de 9%.
Nossa originação é otimizada pela nossa plataforma de formalização digital que, no 4º trimestre de 2020, atingiu
74% dos contratos originados. Em dezembro, o volume superou 82% da originação total.
A plataforma permite a contratação digital de empréstimos consignados, 100% paperless e com assinatura por
biometria facial, tornando a operação mais ef‌i ciente e rentável, além de proporcionar economia de custo, maior
segurança e velocidade na contratação, gerando uma experiência melhor para todos os envolvidos e f‌i delização,
especialmente neste momento com as restrições de quarentena.
Para nossos parceiros, a plataforma se mostrou uma ferramenta importante, tanto para a redução do custo com
fraudes quanto para a maior agilidade na conclusão das operações. Essa plataforma, aliada ao posicionamento
de mercado e ao relacionamento com os parceiros comerciais, permite que o PAN se mantenha como player
relevante em convênios federais, f‌i gurando entre os maiores originadores no mercado de crédito a benef‌i ciários
e pensionistas do INSS.
A carteira de empréstimos consignados encerrou o trimestre com saldo de R$ 13.098 milhões, frente aos
R$ 11.205 milhões do 3º trimestre de 2020 e aos R$ 10.684 milhões do 4º trimestre de 2019, apresentando
crescimento de 17% no trimestre e 23% na comparação anual. Já a carteira de cartões de crédito consignado
encerrou o trimestre com saldo de R$ 2.031 milhões, registrando uma leve redução de 2% frente ao saldo de
R$ 2.069 milhões do trimestre anterior e alta de 11% em relação ao saldo de R$ 1.822 milhões no 4T19.
FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS
Após sofrer com os efeitos da pandemia no 2º trimestre de 2020, o mercado de veículos se recuperou ao longo
do ano e no 4º trimestre de 2020 e foram originados R$ 2.683 milhões em novos f‌i nanciamentos de veículos leves
e motos, crescimento de 56% em comparação aos R$ 1.715 milhões do 3º trimestre de 2020 e 66% frente aos
R$ 1.621 milhões originados no 4º trimestre de 2019.
De forma geral, nos recuperamos mais rapidamente do que o mercado apresentando ganho de participação no
ano, tanto em motos como no segmento de veículos usados, onde alcançamos 11% de market share.
No trimestre, a formalização digital avançou de forma muito expressiva alcançando 99% dos contratos assinados
via biometria facial, benef‌i ciando a operação especialmente neste momento de quarentena.
Além da plataforma de formalização, temos uma plataforma exclusiva que permite a simulação de
f‌i nanciamento e pré-análise de crédito com poucas informações, além do acompanhamento das propostas
e emissão do laudo do veículo, proporcionando agilidade ao processo e uma melhor experiência para nosso
parceiro comercial e cliente f‌i nal.
De forma geral, atuamos com foco no f‌i nanciamento de carros usados (majoritar iamente entre 4 e 8 anos de uso)
e motos novas, capturando os benefícios de nossa expertise em crédito e cobrança para otimizar a relação risco
x retorno. Originamos os f‌i nanciamentos através de uma rede extremamente pulverizada de lojas multimarcas e
concessionárias parceiras.
Em motos, somos o banco líder em originação, focado no público mais jovem, capturando excelente performance
dado nosso longo histórico, experiência e conhecimento de crédito.
A originação de veículos leves foi de R$ 2.191 milhões no 4º trimestre de 2020, frente aos R$ 1.169 milhões
originados no 3º trimestre de 2020 e aos R$ 1.273 milhões originados no 4º trimestre de 2019, enquanto que no
ano de 2020 originamos R$ 5.322 milhões frente aos R$ 4.310 milhões originados em 2019, registrando um
aumento de 23%. Já no segmento de motos, foram originados R$ 492 milhões no 4º trimestre de 2020, frente aos
R$ 547 milhões no 3º trimestre de 2020 e aos R$ 349 milhões no 4º trimestre de 2019, enquanto que no ano de
2020 foi originado R$ 1.592 milhões frente aos R$ 1.201 milhões de 2019, registrando um aumento de 33%.
A carteira de crédito de veículos encerrou o trimestre em R$ 11.140 milhões, com crescimento de 14% em
relação aos R$ 9.759 milhões do 3º trimestre de 2020 e 26% em relação aos R$ 8.854 milhões ao f‌i nal do 4º
trimestre de 2019.
CARTÕES DE CRÉDITO
Alavancados pelo crescimento do nossa Conta Digital e em linha com a nossa estratégia de diversif‌i cação
de clientes e produtos, continuamos com a forte evolução do segmento de cartões de crédito utilizando,
além do nosso canal na conta digital, nossos parceiros para originar novos cartões e ampliar nossa base de
CNPJ/MF nº 59.285.411/0001-13
Avenida Paulista, 1374 - 16º andar - São Paulo - SP
www.bancopan.com.br
Banco Pan S. A.
continua...
BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO dez/20
ATIVO CIRCULANTE 10,00
Disponibilidades 10,00
Caixa e Bancos 10,00
Realizável a Curto Prazo -
ATIVO NÃO CIRCULANTE -
Realizável a Longo Prazo -
Imobilizado -
TOTAL DO ATIVO 10,00
PASSIVO dez/20
PASSIVO CIRCULANTE -
Fornecedores, Bancos e Terceiros -
Obrigação Trabalhista e Tributaria -
PASSIVO NÃO CIRCULANTE -
Exigível a Longo Prazo -
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 10,00
Capital Social Integralizado 100,00
(-) Capital Social à Integralizar (90,00)
TOTAL DO PASSIVO 10,00
NK 102 Empreendimentos e Participações S.A.
CNPJ nº 40.181.100/0001-86
Balanço Patrimonial Encerrado em 31 de Dezembro de 2020
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
2020
RECEITA BRUTA -
(-) Impostos e Deduções -
RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA -
PESSOAL e ENCARGOS -
GASTOS da OPERAÇÃO -
UTILIDADES E SERVIÇOS -
DESPESAS DE IMÓVEIS -
RESULTADO OPERACIONAL BRUTO -
SERVIÇOS e DESPESAS ADM -
DESPESAS TRIBUTÁRIAS -
RECEITAS(DESPESAS)FINANCEIRAS -
RESULTADO OPERACIONAL LIQUIDO -
RESULTADO NÃO OPERACIONAL -
OUTRAS RECEITAS E DESPESAS -
RESULTADO DO EXERCÍCIO -
RESULTADO a DISPOSIÇÃO da DIRETORIA -
RESULTADO LÍQUIDO -
DIRETORIA
Leonardo Luis do Carmo
CPF: 368.430.348-88
Diretor
Vagner Correia Neto Junior
CRC 1SP244361/O-4
Contador
FUSAM - Fundação de Saúde e
Assistência do Município de Caçapava
CNPJ nº 50.453.703/0001-43
Pregão Presencial nº 001/2021
A FUSAM - FUNDAÇÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO
DE CAÇAPAVA firmou como Contratante o seguinte contrato: Processo
nº 001/2021- Pregão Presencial nº 001/2021 - Objeto: Aquisição de
Oxigênio Medicinal - Contrato nº 002/2021 - Contratada: IBG Indústria
Brasileira de Gases Ltda - no valor global é de R$ 199.200,00 - Início:
10/02/2021 - Término: 09/02/2023. Caçapava/SP, 25/02/2021- Fernando
Luiz Pirino Zanetti - Presidente da FUSAM.
FUSAM - Fundação de Saúde e
Assistência do Município de Caçapava
CNPJ nº 50.453.703/0001-43
RATIFICAÇÃO
Em face à regularidade de todo o processado, considerando ainda a
decisão da Presidência, RATIFICO a contratação do Processo nº.
032/2021, Dispensa nº 022/2021, Objeto: ‘‘‘Aquisição de Medicamentos
- (Fenitoina e Omeprazol), com a empresa: Cristália Produtos Químicos
Farmacêuticos Ltda - valor global de R$ 15.620,00, com base no artigo
24, inciso IV da Lei 8666/93. Caçapava/SP, de 25/02/2021 - Joaquim
Franco Hilário Cioffi - Presidente da FUSAM.
RNI Administração e Incorporação
Imobiliária 444 Ltda
CNPJ/MF nº 30.474.939/0001-59-NIRE 35.231.032.268
Redução de Capital
Data 18/01/2021. Local São José do Rio Preto/SP. A totalidade dos sócios
da RNI Administração e Incorporação Imobiliária 444 Ltda, com sede na
cidade de São José do Rio Preto, Estado do São Paulo, junto à Avenida
Francisco das Chagas de Oliveira, nº 2500, sala 51H, Higienópolis, CEP
15085-485, Deliberam, reduzir o capital social de R$3.849.978,00 para
R$2.099.978,00, representando uma redução de R$1.750.000,00, nos
termos do artigo 1082, I Código Civil, que será devolvida até 29/01/2021,
em moeda corrente nacional, a sócia RNI Negócios Imobiliários S.A.
Sócios: RNI Negócios Imobiliários S/A e Carlos Bianconi.
A IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO SA garante a autenticidade deste
documento quando visualizado diretamente no portal
www.imprensaoficial.com.br
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 às 01:35:34

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