A liderança

AutorÉrika Siqueira
Ocupação do AutorAdvogada especialista em Gestão de Escritórios e Departamento Jurídico de Empresa pela FGV, em São Paulo
Páginas51-56
51
CAPÍTULO
6
A LIDERANÇA
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O que você entende por liderança? Será que estamos cientes sobre a real importân-
cia dela? Muitos advogados estão se conscientizando sobre o real valor desta habilidade.
Segue a pergunta clássica que sempre me fazem em palestras: nascemos com elas
ou adquirimos esta competência?
Independentemente de esta ser uma competência nata ou não, se houve um
desenvolvimento da mesma ao longo da carreira e da vida, a liderança é um assunto
imprescindível quando falamos sobre gestão de escritórios de advocacia ou da própria
carreira jurídica. Uma boa liderança faz uma diferença enorme na vida de um advoga-
do, sócio, gestor e, principalmente, na atuação com um cliente.
Costumo dizer que estoques devem ser gerenciados, processos organizados, con-
troles medidos, números conferidos, mas as pessoas só podem ser conduzidas pelo
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age e de como você, como líder, utiliza e conduz as competências da sua equipe.
Para gerar efeitos positivos reais, a boa liderança deve estar sempre alinhada aos
valores pessoais e institucionais. Ela se expressa muito mais nas atitudes do que na teoria
que se prega. Um bom líder age pelo exemplo, mais do que por centenas de palavras ditas.
Estudos recentes sobre o assunto revelaram que média de 60% das competências
do líder estão relacionadas às habilidades de comportamento. Apenas 40% vêm da parte
técnica. E quais seriam elas, aplicadas à liderança em nossos escritórios de advocacia?

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