Celebrações e Linguagem na Imagem do Asilo de Infância Desvalida da Horta, Portugal, 1858-1910

AutorSandro Serpa
CargoUniversidade dos Açores, Região Autónoma dos Açores, Portugal
Páginas331-343
331
Revista de Ciências HUMANAS, v. 47, n. 2, p. 331-343, out. 2013
Celebrações e Linguagem na Imagem do Asilo de Infância Desvalida
da Horta, Portugal, 1858-1910
Celebrations and Language on the Image of Asilo de Infância Desvali-
da da Horta, Portugal, 1858-1910
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p331
Sandro Serpa
Universidade dos Açores, Região Autónoma dos Açores, Portugal
Neste trabalho discute-se o papel das cele-
brações e da linguagem mobilizada para o exte-
rior, em contexto educativo, do Asilo de Infância
Desvalida da Horta, Ilha do Faial, Açores, Por-
tugal, numa análise diacrónica interpretativa, que
abrange o período de 1858 a 1910. O estudo foi
concretizado através da consulta dos arquivos des-
ta organização e de periódicos locais. Da análise
da documentação consultada conclui-se que as ce-
lebrações e a linguagem utilizada na organização
podem desempenhar um papel muito relevante no
fomento da sua imagem positiva externa, o que
pode revelar-se fundamental para a sua sobrevi-
vência e continuidade.
Palavras-chave: celebrações e autodesignação

do exterior; organização educativa.
This paper discusses the role of celebrations
and language mobilized to the exterior in the edu-
cational context of Asilo de Infância Desvalida da
Horta, Faial Island, Azores, Portugal, in an inter-
pretative diachronic analysis, from 1858 to 1910.
The study was accomplished by consulting the ar-
chives of this organization and local newspapers.
From the analysis of documentation consulted
it follows that the celebrations and the language
used in the organization can play an important role
in nurturing its positive external image, which may
prove crucial to its survival and continuity.
Keywords: celebrations and organizational sel-
f-designation; organizational image; outside in-

Introdução
Na cultura organizacional de uma instituição - entendida enquanto “[…]
formas de sentir, de pensar e de fazer, partilhadas por um conjunto de pes-
soas, que são apreendidas, interpretadas, reproduzidas e produzidas ao longo
do tempo pelos membros de um coletivo e conferem certos padrões de re-
gularidade e de previsibilidade” (SERPA, 2013, p. 14)-, existem elementos
simbólicos que a enformam “[…] uma estrutura composta por diferentes ca-
madas de elementos (valores, normas, pressupostos fundamentais, padrões
de comportamento, artefactos, etc.), unidos por um núcleo comum que é o
-
tais, cognitivas, simbólicas e emocionais.
Estamos a referir-nos, por exemplo, a celebrações, linguagem, ou outros
de maior ou menor visibilidade, tais como artefactos, padrões de comporta-
mento, valores, crenças fundamentais, elementos estes que resultam de ações
   
   -

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT