A literatura reengajada: notas sobre criação e engajamento em Albert Camus

AutorRaphael Luiz de Araújo
CargoUSP/CNPq
Páginas105-127
http://dx.doi.org/10.5007/1984-784X.2014v14n21p105
105
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 14, n. 21, p. 105-127, 2014|
A LITERATURA REENGAJADA
NOTAS SOBRE CRIAÇÃO E ENGAJAMENTO EM ALBERT CAMUS
Raphael Luiz de Araújo
USP/CNPq
RESUMO: Embora não tenha sido consagrado como crítico literário, Albert Camus apresentou alguns elemen-
tos básicos para a criação artística em diálogo com os intelectuais de sua época, como Jean-Paul Sartre e
Roland Barthes. Para apresentar tais noções e suas mutações ao longo da carreira do escritor, o presente ar-
tigo propõe explorar o ato de escrever como resistência à condição absurda, presente em “A inteligência e o
cadafalso” e posto em prática em O estrangeiro. Em seguida, analisa-se como essa concepção aparece no
segundo ciclo de obras do escritor, quando a noção de absurdo se estende à coletividade em A peste e em O
homem revoltado.
PALAVRAS-CHAVE: Albert Camus. Crítica Francesa. Literatura de Engajamento.
THE RECOMMITTED LITERATURE
NOTES ABOUT CREATION AND COMMITMENT IN ALBERT CAMUS
ABSTRACT: Although Albert Camus has not been consecrated as a literary critic, he presented some basic ele-
ments to the artistic creation in dialogue with Jean-Paul Sartre and Roland Barthes. In order to present these
notions and its mutations in Camus’ career, this article proposes to explore the act of writing as a resistance
to the absurd condition present in “The intelligence and the Scaffold”, and put into practice in The stranger.
Afterwards, we will investigate how this conception appears in the second circle of the writer’s works, when
the notion of absurd is extended to the collectivity in The plague and The rebel.
KEYWORDS: Albert Camus. French Criticism. Commitment literature.
Raphael Luiz de Araújo |raphael.araujo@usp.br| é doutorando em Estudos Literários no Programa
de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade
de São Paulo.
http://dx.doi.org/10.5007/1984-784X.2014v14n21p105
106
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 14, n. 21, p. 105-127, 2014|
A LITERATURA REENGAJADA
NOTAS SOBRE CRIAÇÃO E ENGAJAMENTO EM ALBERT CAMUS
Raphael Luiz de Araújo
Agradecimentos a Verónica Galidez-Jorge
A CRIAÇÃO ABSURDA E REVOLTADA
Albert Camus é mundialmente conhecido por ter ficcionalizado e teorizado
o tema do absurdo, respectivamente em O estrangeiro e O mito de Sísifo.
Diante do divórcio entre homem e universo, o autor se preocupa com o
estabelecimento de condutas possíveis dentro de um mundo sem sentido
dado. Em tais condições, uma das revoltas possíveis para se estabelecer um
breve equilíbrio entre o desejo de plenitude e a indiferença do universo é a
criação artística. Ainda que tão efêmera quanto a vida, a obra se torna um elo
tênue entre os seres e o mundo, uma vez que ela pode comunicar algo ao
indivíduo diante da morte, da dor, do sofrimento, ou seja, do desespero
absurdo.
Nesse sentido, a apreciação crítica que Camus faz das obras literárias traça
um paralelo entre o ethos do artista e a legitimidade do que escreve. Ao ler
autores como Mme. de Lafayette, Hermann Melville, Oscar Wilde e Roger
Martin du Gard, o escritor coloca em evidência como a vida que eles cultivam
permite que criem sobre um humanismo que escapa a abstrações e se centra
no homem de carne e osso. Sem abdicar da lucidez absurda, esses criadores
conduzem obsessivamente suas personagens ao extremo da vida, em que a
paixão se choca com a consciência de seus próprios limites.
Considerando a relevância desse enfrentamento do absurdo, ao ler O
estrangeiro, Jean-Paul Sartre pontua no seu ensaio “Explicação de O estran-
geirocomo Camus encara esse tema a partir de uma herança filosófica mora-
lista. E em outro âmbito, mas ainda dentro de uma crítica não acadêmica,
Roland Barthes situa essa narrativa em sua proposta de história da escritura
como escritura branca (écriture blanche), que constrói uma experiência que
se quer desprovida de julgamento.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT