Logistics and agribusiness in Goias: the case soybean case/A logistica e o agronegocio em Goias: o caso da soja/La logistica y el agronegocio en Goias: el caso de la soja.

AutorBonfim, Yasmyne Petini
CargoArtigo--Producao e Operacoes
  1. INTRODUCAO

    O agronegocio tem se apresentado como uma atividade de importancia significativa para a economia brasileira ao longo de sua historia. De acordo com o Centro de Estudos Avancados em Economia Aplicada da Universidade de Sao Paulo (CEPEA), no ano de 2011, o agronegocio, com as atividades de insumos, agropecuaria, industria e distribuicao, representou R$ 917,65 bilhoes do PIB do pais, ou seja, 22% do PIB brasileiro (CEPEA, 2013b).

    Outro dado que fundamenta a importancia do segmento do agronegocio sao os indices de exportacao. No ano de 2012, 46,8% das exportacoes brasileiras foram de produtos primarios (basicos), com o "complexo soja" (soja e derivados) representando o terceiro produto de maior indice de exportacao (BRASIL, 2013).

    No que se refere, especificamente, a producao de soja, dados do Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento demonstram que ela e a cultura brasileira que mais cresceu nas ultimas tres decadas, correspondendo, em 2011, a 49% da area plantada em graos no pais (BRASIL, 2011). O Brasil e o segundo maior produtor mundial de soja, com uma producao estimada de 82 milhoes de toneladas, na safra de 2013, que representam 30% da producao mundial dessa commodity, ficando atras apenas dos Estados Unidos (UNITED STATES, 2013).

    Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado de Goias apresenta-se como o quarto maior produtor nacional de soja, com uma producao estimada de 8,6 milhoes de toneladas, na safra de 2013 (Conab, 2013). A producao total de graos de Goias nesse mesmo ano foi de 16,9 milhoes de toneladas. Dessa forma, observa-se que a producao de soja corresponde a mais de 50% do total de graos produzidos no Estado.

    A logistica, por sua vez, apresenta-se como elemento estrategico nessa cadeia, tendo em vista que tanto os recursos quanto seus consumidores estao distribuidos em uma ampla area geografica. Conforme apontado por Ballou (2010), a logistica tem importancia em escala global, uma vez que regiao geografica explore suas vantagens inerentes pela especializacao de seus esforcos produtivos naqueles produtos em que ela possui vantagens comparativas, caso da producao da soja no Estado de Goias em relacao a outros Estados brasileiros.

    Estima-se que somente a logistica de distribuicao fisica pode consumir de 15 a 20% do Produto Nacional Bruto (BALLOU, 2010). No caso especifico da soja, a logistica corresponde a cerca de 30% do custo total do produto no Brasil (OJIMA, 2006). Castillo (2004) demonstra que a movimentacao da producao agricola e de seus derivados exige, cada vez mais, velocidade, qualidade e baixo custo, uma vez que o frete tornou-se um componente significativo dos custos finais dos graneis solidos agricolas. Sendo assim, o autor propoe que a competitividade deixou de ser um atributo apenas das empresas e passou a caracterizar tambem o macroambiente em que essas empresas estao inseridas.

    Moraes Filho (2007) afirma que, dos tres maiores produtores mundiais de soja (Estados Unidos, Brasil e Argentina), o Brasil e o unico com condicoes para aumentar sua oferta, uma vez que os Estados Unidos tem favorecido o plantio do milho e a Argentina ja atingiu seu limite de areas disponiveis para essa cultura. O autor propoe que, para conseguir atingir a posicao de maior produtor dessa commodity, o Brasil precisa resolver antes alguns entraves, sendo a logistica o maior deles. Dessa forma, observa-se a importancia de analisar a logistica diante da possibilidade de reducao dos custos, incremento da producao e, consequentemente, aumento da competitividade da soja brasileira.

    Em relacao as pesquisas realizadas sobre o tema, nota-se a existencia de diferentes estudos que demonstram, por exemplo, localizacoes de terminais para o escoamento da soja brasileira (DO AMARAL; ALMEIDA; MORABITO, 2012), identificacao dos componentes estruturais na movimentacao de graneis no Brasil (CASTILLO, 2004), custos relacionados ao escoamento da soja no pais (KUSSANO; BATALHA, 2012), entre varios outros que, apesar de apresentarem contribuicoes significativas ao tema da logistica, nao se aprofundam em questoes gerenciais direcionadas para as atividades primarias que caracterizam a definicao de logistica proposta pela literatura (BALLOU, 2010).

    Diante dessa situacao, o presente estudo apresenta uma descricao critica do quadro da logistica da soja em graos no Estado de Goias. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com agentes que atuam no mercado de soja e logistica e de dados secundarios, coletados em bases oficiais, sobre os temas de pesquisa.

  2. LOGISTICA

    Segundo Ballou (2010), a logistica empresarial engloba as atividades de movimentacao e armazenagem, que atuam facilitando o fluxo de produtos do ponto de aquisicao da materia-prima ao consumo final, e tambem os fluxos de informacao que colocam os produtos em movimento. Para o autor, o objetivo da logistica empresarial e gerar niveis de servico adequados aos clientes a um custo razoavel.

    O processamento de pedidos e a atividade responsavel por inicializar a movimentacao de produtos e a entrega de servicos. Em relacao a essa atividade, e relevante lembrar que comunicacoes lentas e imprecisas podem custar caro para a organizacao, pois os consumidores insatisfeitos com tal lentidao transformam-se em vendas perdidas, os estoques tornam-se excessivos, o transporte fica imprevisivel e a programacao da producao pode gerar preparacoes desnecessarias e caras.

    A atividade de manutencao de estoques, por sua vez, envolve a necessidade de providenciar produtos no periodo entre a oferta e a demanda para atingir certa disponibilidade (BALLOU, 2010). Segundo Bowersox e Closs (2009), decisoes que envolvem estoques sao de alto risco e impacto, uma vez que a manutencao do estoque implica riscos de investimento e de possibilidade de obsolescencia.

    Ja a atividade de transporte refere-se aos metodos para a movimentacao de produtos: modais rodoviario, ferroviario e aeroviario, dentre outros (BALLOU, 2010). A Tabela 1 apresenta um quadro comparativo dos modais de transporte em relacao as suas caracteristicas operacionais.

    De acordo com a classificacao descrita na Tabela 1, a menor pontuacao indica a melhor classificacao, uma vez que Bowersox e Closs (2009) propoem uma analise comparativa entre os modais de transporte nas caracteristicas operacionais propostas, classificando-os em ordem crescente, de acordo com o desempenho apresentado em cada uma das caracteristicas. Com isso, observa-se uma preferencia pelo modal rodoviario, o que tambem e verificado no caso da soja brasileira, pois, de acordo com dados da Confederacao Nacional do Transporte (2011), esse modal tem absorvido 61,1% do transporte total de cargas no pais, enquanto o ferroviario responde por apenas 20,7%, o aquaviario por 13,6%, o dutoviario por 4,2% e o aeroviario por 0,4%.

    Essa preferencia pelo modal rodoviario pode ser explicada, entre outras razoes, pela ineficiencia estrutural dos outros modais, pois, alem de as maiores demandas do transporte de commodities estarem localizadas em areas menos desenvolvidas do pais, em termos de infraestrutura ferroviaria e hidroviaria (CAIXETA FILHO, 1998), ha tambem questoes socioeconomicas, nao analisadas neste trabalho, que favorecem a utilizacao do modal rodoviario.

  3. AGRONEGOCIO E SOJA

    O termo agribusiness, ou agronegocio, surgiu com Davis e Goldberg (1957), que o descreveram como a soma das operacoes de producao e distribuicao dos suprimentos agricolas com as operacoes de producao na fazenda e o armazenamento, processamento e distribuicao dos produtos agricolas e itens produzidos a partir deles, considerando-o como um sistema integrado.

    Em relacao a soja, sua insercao no Brasil deuse no ano de 1908, com os primeiros imigrantes japoneses, e seu cultivo oficial no pais data de 1914, no Estado do Rio Grande do Sul. Todavia, a expansao da soja para outros Estados do pais iniciou-se apenas na decada de 1970, por meio da criacao de novos cultivares, que foram desenvolvidos para dar estabilidade ao cultivo dessa commodity, nas chamadas regioes de fronteira agricola (OJIMA, 2004).

    O mercado de soja e constituido de tres principais produtos brutos, tambem chamados de "complexo soja": a soja in natura, o farelo de soja e o oleo bruto. O farelo de soja e utilizado como racao na suinocultura e avicultura, e o oleo pode ser utilizado diretamente para consumo humano ou como materia-prima para produtos hidrogenados, tais como margarinas, maioneses e outros (LIBERA; WAQUIL, 2009). No entanto, no que tange as exportacoes brasileiras de soja in natura e derivados, os produtos menos elaborados apresentam maior participacao, em decorrencia das barreiras impostas aos produtos de maior valor agregado (CALDARELLI; CAMARA; SEREIRA, 2009).

    Turzi (2011) afirma que a America do Sul, como um todo, sofreu uma transformacao em sua producao agricola em razao da soja e de seus produtos. Essa transformacao, por sua vez, pode ser explicada pela combinacao de tres fatores: a demanda crescente de alimentos, a racao e os biocombustiveis.

    Em relacao ao Estado de Goias, os maiores municipios produtores de soja estao localizados na regiao sudoeste do Estado: Montividiu, Chapadao do Ceu, Jatai e Rio Verde, que e o maior produtor do Estado. A unica excecao e o municipio de Cristalina, que esta localizado na regiao leste do Estado (GOIAS, 2010).

  4. LOGISTICA DA SOJA EM GOIAS

    No contexto do agronegocio, um dos maiores desafios para a produtividade esta na agregacao de valor em commodities agricolas, como, por exemplo, a concepcao de mais eficientes sistemas de producao e movimentacao (KING et al., 2010). Nesse sentido, o Estado torna-se um agente viabilizador da producao, equipando o territorio ou concedendo servicos publicos de transporte a empresas privadas, de forma a assegurar a competitividade das regioes produtoras (CASTILLO, 2004).

    A soja, por sua vez, implica atividades logisticas complexas, uma vez que ela movimenta um grande...

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