Os lugares de fala das mulheres acadêmicas no campo do empreendedorismo no Brasil: Um estudo entre os anos de 2005 e 2020

AutorLara Ferreira Rezende Camargo, Josiane Silva de Oliveira
CargoUniversidade Federal de Goiás - Universidade Federal de Goiás
Páginas73-87
R C A
Os lugares de fala das mulheres acadêmicas no campo do empreendedorismo no Brasil: Um estudo entre os anos de 2005 e 2020
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
5
RESUMO
O estudo tem como objetivo discutir os lugares de fala das
mulheres acadêmicas que pesquisam e publicam no campo
do empreendedorismo no Brasil. Para o alcance do objetivo
foi utilizada uma abordagem quantitativa através de uma re-
visão bibliométrica de artigos publicados por mulheres, sendo
analisados por meio da estatística descritiva com apoio do
software RStudio Cloud. O material empírico coletado possibi-
litou a identicação de seis lugares das mulheres acadêmicas
no campo, sendo eles: lugares no espaço-tempo, lugares nas
publicações, lugares nos periódicos, lugares temáticos, lugares
organizacionais e lugares geográcos. Os resultados demons-
tram uma relação direta dos lugares de fala das mulheres
pesquisadoras com as dinâmicas estruturais da sociedade,
nesse estudo demonstrada pela dinâmica socioeconômica
em relação à localização das instituições de ensino superior
das quais essas autoras enunciam suas pesquisas.
Palavras-C have: gênero; lugares de fala; empreendedorismo;
Brasil.
ABSTRACT
This study aims to discuss the standpoints of academic women
who research and publish in the eld of entrepreneurship in
Brazil. To achieve the objective, a quantitative approach was
used through a bibliometric review of articles published by
women, being analyzed using descriptive statistics with the
support of RStudio Cloud software. The empirical material
collected enabled the identication of ve standpoints of
academic women in the eld, namely: places in space-time,
places in publications, places in journals, thematic places,
organizational places and geographical places. The results de-
monstrate a direct relationship between the places of speech
of women researchers with the structural dynamics of society,
in this study demonstrated by the socioeconomic dynamics in
relation to the location of higher education institutions from
which these authors enunciate their research.
Key-words: gender; standpoint; entrepreneurship; Brazil.
Os lugares de fala das mulheres acadêmicas
no campo do empreendedorismo no Brasil:
Um estudo entre os anos de 2005 e 2020
Standpoint of academic women in the scientific field of
entrepreneurship in Brazil: A study between 2005 and 2020
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Lara Ferreira Rezende Camargo
Universidade Federal de Goiás
email: larareezende@outlook.com
Josiane Silva de Oliveira
Universidade Federal de Goiás
email: josiane.ufg@gmail.com
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2021.e80819
Submetido: 20/04/2020
Aceito: 23/06/2021
Marcador automático dos rodapés. Editar as informações aqui. Não apagar!
Revista de Ciências da Administração • v. 23, n. 60, p. 73-87, mai.-ago. 2021

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT