Luto olímpico

França e argentina vão investigar acidente que matou atletas de elite

Janaina Figueiredo

Correspondente

janaina.figueiredo@oglobo.com.br

buenos aires

Desastre. Após se chocarem no ar em Villa Castelli, no Norte da Argentina, helicópteros pegaram fogo ao caírem no chão. Não houve sobreviventes entre os dez ocupantes das aeronaves

História. A ex-velejadora Florence Arthaud, a nadadora Camille Muffat e o boxeador Alexis Vastine

Jose Alamo/AP

reprodução

AFP

Ainda em estado de comoção pela morte de oito cidadãos franceses, entre eles três atletas de elite do país, vítimas de um acidente de helicóptero, anteontem, em La Rioja, a 1.100km de Buenos Aires, o governo do presidente francês, François Hollande, decidiu ontem enviar uma equipe de especialistas à Argentina para determinar as causas da maior tragédia aérea já ocorrida nesta pequena província do norte argentino. Paralelamente, o Ministério Público de Paris anunciou a abertura de uma investigação por "homicídio involuntário", procedimento de rotina em caso de falecimento de franceses no exterior. O caso também está em mãos da Justiça argentina, que ontem continuava sem confirmar o que provocou a colisão dos dois helicópteros, logo após a decolagem, a cerca de 100 metros de altura.

Segundo autoridades locais e moradores da região de Villa Castelli, onde ocorreu o acidente, o clima estava bom e não havia vento. O acidente foi gravado por pessoas que passavam pelo lugar e as imagens circularam ontem por meios de comunicação locais e redes sociais, aumentando ainda mais o impacto da notícia no mundo. Em La Rioja, funcionários da Força Aérea argentina, da Administração de Aviação Civil (Anac) e autoridades do Judiciário local comandaram o resgate dos corpos, que durou mais de 15 horas.

Autoridades diplomáticas e consulares francesas viajaram para La Rioja, para acompanhar os trabalhos, o início das investigações e dar apoio ao resto da equipe que chegou à Argentina para gravar o reality show "Dropped", do canal francês TF1, que tinha como desafio fazer com que dois times de atletas da elite, deixados em um lugar inóspito, encontrassem a civilização.

A França perdeu a nadadora campeã olímpica Camille Muffat, de 25 anos, que conquistou três medalhas nos Jogos de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT