A mancha de são conrado

Pneus velhos, garrafas plásticas, animais mortos e até seringas usadas. todo esse lixo, e muito mais, pode ser encontrado no canto esquerdo da praia de são conrado quase que diariamente, antes de ser removido pela comlurb logo nas primeiras horas da manhã. a sujeirada chega até lá rebocada por cascatas de esgoto que caem na água do mar, sem qualquer tratamento, a partir de uma tubulação no costão da avenida niemeyer. o problema, crônico, vem se agravando nitidamente, fazendo o cheiro ruim se perpetuar na borda do bairro e manchando um dos cenários mais bonitos da cidade, com a pedra da gávea de pano de fundo.

Mancha. Foto publicada pelo músico Gabriel, O Pensador

Reprodução

Há pouco mais de um ano, escrevi uma coluna sobre esse mesmo problema. Só que, de lá para cá, o quadro piorou. A cachoeira de esgoto se tornou mais frequente. O lixo sólido fica retido na estação de tratamento de esgoto da Rocinha até ser despejado pela tubulação do costão, quase sempre durante a madrugada, segundo a ONG Salvemos São Conrado, que diariamente publica no Facebook um vídeo para informar seus mais de 17 mil seguidores sobre a qualidade das ondas e advertir quanto à sujeira. Com o tempo, muitos surfistas assíduos vêm desistindo do local. "Quem mora aqui e não tem outra alternativa continua surfando, mas muitos desenvolvem problemas de pele ou passam mal por causa da água suja", conta Fabrini Tapajós, um dos responsáveis pela ONG.

No último dia 17, quando mais uma mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas ganhava destaque no noticiário, o cantor Gabriel, o Pensador pediu atenção ao canto esquerdo da Praia de São Conrado publicando uma foto de uma mancha escura de esgoto "engolindo" o verde do mar, acompanhada do seguinte texto: "Que revolta eu sinto com a poluição do Cantão. É um absurdo. Deixam isso acontecer há anos porque quem frequenta essa praia são os moradores da favela. Se fosse Barra ou Ipanema não estaria assim há tantos anos sem solução e PIORANDO! Por favor, compartilhem e marquem as autoridades (in)competentes", escreveu o músico, surfista nas horas vagas e morador antigo do bairro.

O debate ganha força em meio a rumores de que a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, que começa dia 8 de maio, pode ter São Conrado como alternativa se a formação e o tamanho das ondas no local principal do evento, na Barra da Tijuca, não estiverem satisfatórios. A informação, porém, não...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT