Manutenção

AutorSimone Feigelson Deutsch
Páginas171-173

Page 171

Para a elaboração da inspeção predial é imprescindível o conhecimento da NBR 5.674 de 2012, que apresenta os requisitos para o sistema de gestão de manutenção.

A manutenção predial deve ser prevista e realizada de forma corretiva e preventiva, por meio de um programa detalhado que vise o aumento da vida útil da edificação e seu desempenho ao longo do tempo.

Segundo a NBR 5.674, item 3.1, tem-se como definição de edificação:

"produto constituído pelo conjunto de sistemas, elementos ou componentes estabelecidos e integrados em conformidade com os princípios e técnicas da engenharia e da arquitetura".

Page 172

No item 4 da NBR 5.674 estão estabelecidos os requisitos para a manutenção, tais como as características das edificações e o conjunto de diretrizes a serem seguidas.

No item 4.1.1 estão estabelecidas as características das edificações, nas quais o profissional deverá verificar a tipologia, uso, tamanho, complexidade, localização e implicações de vizinhança. No item 4.1.2 existem orientações para manutenção por meio de um conjunto de diretrizes que:

a) preserve o desempenho previsto em projeto ao longo do tempo, minimizando a depreciação patrimonial;

b) estabeleça as informações pertinentes e o fluxo da comunicação

c) estabeleça as incumbências e autonomia de decisão dos envolvidos.

No item 4.1.3, a Norma recomenda que os indicadores para correta eficiência da gestão do sistema de manutenção sejam periodicamente avaliados, atendendo a Norma de Desempenho NBR 15.575.

A manutenção poderá ser rotineira, corretiva ou preventiva, tal como estabelecido no item 4.1.4:

a) manutenção rotineira, caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns;

b) manutenção corretiva, caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ ou patrimoniais aos seus...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT