Sobre a manutenção, na NBR 15575-1:2013

AutorCarlos Pinto Del Mar
Páginas449-456

Page 449

A manutenção como condição da qualidade, do desempenho

No início de sua utilização, um produto novo pode atender determinados requisitos e apresentar o desempenho que dele se espera, sem qualquer manutenção, porque não terá sido necessária tal atividade para seu funcionamento.

Com o uso e o passar do tempo, porém, verificam-se o desgaste e a deterioração da coisa, tornando necessária a realização de atividades de manutenção (revisão, reparo ou substituição de peças e componentes que se desgastam com o tempo e uso, ajustes, limpeza, lubrificação etc.), para que o produto ou sistema construtivo atenda os requisitos de desempenho dele exigidos.

Ou seja, a manutenção está atrelada a e é condição da vida útil e do desempenho; isso está claro, na NBR 15575:2013, desde a introdução e em tudo o que se relaciona à vida útil e vida útil de projeto, a começar dos próprios conceitos, como se verifica no texto da Norma:

nbr 15575-1:2013

Introdução

Todas as disposições contidas nesta Norma aplicam-se aos sistemas que compõem edificações habitacionais, projetados, construídos, operados e submetidos a intervenções de manutenção que atendam as instruções específicas do respectivo manual de uso, operação e manutenção787.

nbr 15575-1:2013

3.42

Vida útil (VU)

Período de tempo em que um edifício e/ou seus sistemas se prestam às atividades para as quais foram projetados e construídos, com atendimento dos níveis de desempenho previstos nesta Norma, considerando a periodicidade e a correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo manual de uso, operação e manutenção (a Vida útil não pode ser confundida com prazo de garantia legal ou contratual).

Page 450

NOTA: O correto uso e operação da edificação e de suas partes, a constância e efetivi-dade das operações de limpeza e manutenção, alterações climáticas e níveis de poluição no local da obra, mudanças no entorno da obra ao longo do tempo (trânsito de veículos, obras de Infraestrutura. expansão urbana etc.) interferem na Vida útil, além da Vida útil de projeto, das características dos materiais e da qualidade da construção como um todo. O valor real de tempo de vida útil será uma composição do valor teó-rico de Vida útil de Projeto devidamente influenciado pelas ações da manutenção, da utilização, da natureza e da sua vizinhança. As negligências no atendimento integral dos programas definidos no manual de uso, operação e manutenção da edificação, bem como ações anormais do meio ambiente, irão reduzir o tempo de Vida útil, podendo este ficar menor que o prazo teórico calculado como Vida útil de projeto788.

nbr 15575-1:2013

3.43

Vida útil de projeto (VUP)

Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nesta Norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e supondo o atendimento da periodicidade e correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo manual de uso, operação e manutenção (a VUP não pode ser confundida com o tempo de vida útil, durabilidade, e prazo de garantia legal ou contratual).

NOTA: A VUP é uma estimativa teórica do tempo que compõe o tempo de vida útil. O tempo de VU pode ou não ser atingido em função da eficiência e registro das manutenções, de alterações no entorno da obra fatores climáticos etc.789.

Citamos abaixo alguns textos e conceitos extraídos da Norma, que esclarecem e indicam a necessidade de realização da manutenção, como condição para o sistema construtivo atingir os níveis de desempenho dele exigidos:

nbr 15575-1:2013

3.13

Durabilidade

Capacidade da edificação ou de seus sistemas de desempenhar suas funções, ao longo do tempo e sob condições de uso e manutenção especificadas no manual de uso, operação e manutenção.

NOTA: O termo “durabilidade” é comumente utilizado como qualitativo para expressar a condição em que a edificação ou seus sistemas mantêm seu desempenho requerido durante a vida útil790.

Page 451

nbr 15575-1:2013

3.32

Manifestação patológica

Irregularidade que se manifesta no produto em função de falhas no projeto, na fabricação, na instalação, na execução, na montagem, no uso ou na manutenção, bem como problemas que não decorram do envelhecimento natural791.

nbr 15575-1:2013

14.1

(...)

Projetistas, construtores e incorporadores são responsáveis pelos valores teóricos de vida útil de projeto que podem ser confirmados por meio de atendimento às Normas Brasileiras ou Internacionais (por exemplo, ISO e IEC) ou...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT