Manutenção Predial e Avaliação Imobiliária

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Ocupação do AutorPerito do Gabinete Gomide e professor de pós-graduação de Engenharia Legal
Páginas99-106

Page 99

Avaliação

A avaliação imobiliária é a determinação do valor total do imóvel (vti) com base nos seus valores intrínsecos (vii) e extrínsecos (vie), sendo os primeiros aqueles relativos às características próprias do imóvel e os segundos decorrentes do mercado.

O valor extrínseco do imóvel depende do conjunto amostral de seus similares, predominantemente em função de seu mercado local e mercado global. Quanto ao valor intrínseco do imóvel destacam-se as qualidades arquitetônicas e construtivas (qac) e de sua gestão de manutenção predial (gmp).

A composição do valor intrínseco e extrínseco do imóvel determina o valor imobiliário final. Essa composição varia de percentual em decorrência, principalmente, em função do valor extrínseco, devido aos significativos pesos do mercado imobiliário local (mil) e mercado econômico global (meg), que sofrem muitas variações e contam muito no valor total do imóvel.

Page 100

Assim sendo, pode-se considerar o valor imobiliário da seguinte forma:

Manutenção

Por seu turno, a boa gestão de manutenção predial é aquela que considera o investimento necessário para se obter os benefícios decorrentes da preservação, operação e confiabilidade do imóvel.

Deve-se esclarecer que a confiabilidade da manutenção é a probabilidade do prédio desempenhar suas funções de maneira adequada em circunstâncias espe-

Page 101

cíficas por determinado período de tempo. No presente caso, deve-se considerar a função manutenção como uma daquelas que também requer bom desempenho no tocante ao valor.

Correlação de Valor Imobiliário Intrínseco (vii) e Gestão da Manutenção Predial (gmp)

A variação do valor imobiliário intrínseco (vii) é diretamente proporcional à qualidade da edificação e gestão da manutenção predial, pois a progressão ou regressão desse valor depende da boa ou má qualidade da edificação e de sua manutenção.

Assim sendo, transpondo-se as equações do valor imobiliário intrínseco (vii) e da gestão da manutenção predial (gmp), na correlação de ambos ao longo do tempo, pode-se apresentar os seguintes cenários:

Page 102

A adequabilidade na gestão da manutenção predial redunda no equilíbrio entre o grau de investimento da manutenção predial e sua confiabilidade, inclusive do bom...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT