Mapeamento tecnológico de patentes relacionadas a gamificação

AutorClaudia Menezes, Robélius Bortoli, Claudio Pessôa de Almeida
Páginas34-42
33
v. 22, n. 49, 2017.
p. 33-41
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.49, p. 33-41,
maio/ago., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n49p33
Mapeamento tecnológico de patentes relacionadas a
gamificação
Technological mapping of patents related to gamification
Claudia MENEZES (claudia.cardinale7@gmail.com)*
Robélius BORTOLI (robelius@yahoo.com.br)**
Claudio Pessôa de ALMEIDA (clapesalm@gmail.com)***
* Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS.
** Professor do Departamento de Educação Física da UFS.
*** Mestrando em Ciência da Propriedade Intelectual - UFS.
Resumo
Juntamente com a crescente popularidade dos jogos de vídeo, surgiu a gamificação pa ra
defender a extensão e a plicação de elementos normalmente presentes em jogos de vídeo
para o mundo real e em áreas muito longe de apenas entretenimento. A g amificação é um
fenômeno sócio tecnológico com potencial reivindicado para fornecer uma infinidade de
benefícios relacionados a diversão, como também, benefícios sociais através de comunidades
e interação social. Objetivo: Verificar os avanços e pesquisas tecnológicas que estão sendo
realizadas sobre a gamificação por intermédio de análise de prospecção tecnológica. Uma vez
que com o avanço acelerado do si stema de inovação, faz necessário a verificação do
panorama mundial dos documentos de patentes relacionados a tecnologia da gamificação se
atentando aos pedidos de depósitos em bancos de dados. Resultados: Constatou-se que as
pesquisas relacionadas a gamificação são realizadas de forma recente e crescente. O
dinamismo da tecnologia faz com que cada vez mais novos sistemas e métodos sejam
desenvolvidas. Conclusão: Sendo assim o mapeamento tecnológico proporcionou verificar os
avanços e pesquisas que estão sendo realizadas sobre a gamificação.
Palavras chave: Gamificação; Mapeamento Tecnológico; Patentes
Abstract
Along with the growing popularity of video games, gamification has emerged to advocate the
extension and application of elements commonly found in video games to the real world and
in areas far from just entertainment. Gambling is a socio-technological phenomenon with
potential claimed to provide a plethora of fun-related benefits as well as social benefits
through communities and social interaction. Objective: To verify the advances and
technological researches that being carried out on the gamification by means of analysis of
technological prospection. Since with the accelerated advancement of the innovation system,
it is necessary to verify the w orld panorama of patent documents related to gamma
technology by paying attention to requests for deposits in databases. Results: Found that the
research related to recent form are held gamification and growing. The dynamism of
technology causes more and more new systems and methods are developed. Conclusion: the
technological mapping provided check advances and research that are performing about
gamification.
Keywords: Gamification; Technological Mapping; Patents
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
17/05/2016
Aceito em:
10/04/2017

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