Materialização das políticas de educação do campo: a relação entre professores e Diretrizes da Educação do Campo em Cascavel

AutorJaqueline Zdebski da Silva Cruz - Maria Lidia Sica Szymanski
CargoUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Páginas128-142
251
MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes
da Educação do Campo em Cascavel
R. Pol. Públ., São Luís, v. 19, n. 1, p. 251-265, jan./jun. 2015
MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes
da Educação do Campo em Cascavel
Jaqueline Zdebski da Silva Cruz
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Maria Lidia Sica Szymanski
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes da Educação do
Campo em Cascavel
Resumo: Este artigo apresenta dados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender, a partir de uma contextualização
histórica, se as conquistas alcançadas pelas políticas educacionais do campo vêm se materializando dentro das escolas. Foram
sujeitos da pesquisa, os professores de Matemática das Escolas Estaduais do Campo de Cascavel/PR. Buscou compreender se
estes docentes conhecem as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, documento que representa as políticas educacionais
para essa modalidade no Paraná, e se seguem suas orientações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os
docentes (19) de Matemática destas escolas e por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) concluiu que apenas 15% deles
conhecem o documento, mas não o utilizam por entenderem-no inadequado frente à especificidade da escola na qual trabalham.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, Educação Matemática, processos de ensino e de aprendizagem.
MATERIALIZATION OF COUNTRYSIDE EDUCATIONAL POLICIES: relationship between teachers and Curricular Directives of
Countryside Education in Cascavel
Abstract: The present essay presents data of a Master’s Degree research which aimed understanding if the results achieved by the
countryside educational policies have been surfacing inside schools. To implement the research it was necessary to use an indenture,
which delimited as research subjects’ Mathematics teachers from the countryside State Schools from Cascavel/PR. We aimed
understanding if the professors know the Curricular Directives of Countryside Education, document which represents the educational
policies of Countryside education in Paraná State, and if their orientations have been followed. There were carried out semi-structured
interview with all the nineteen Mathematics professors from those schools and by means of a Content Analysis (BARDIN, 1977) we
concluded that only 15% of them know such document, but even they do not use it because they understand it was inadequate face
the specificity of the school in which they work.
Key words: Countryside Education Curricular Directives, Mathematic education, learning and teaching process.
Recebido em: 29.10.2014 Aprovado em:15.01.2015

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