A mediação como política pública de resolução de conflitos nas relações de consumo

AutorChanauana de Azevedo Canci Mafio, Vera Sirlei Martins, Valesca Brasil Costa
CargoMestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)/Doutora em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Páginas49-169
149
CHANAUANA DE AZEVEDO CANCI MAFIO E VERA SIRLEI MARTINS E VALESCA BRASIL COSTA
SCIENTIA IURIS, Londrina, v.24, n.2, p. 149-169, jul. 2020. DOI: 10.5433/2178-8189.2020v24n2p149





Vera Sirlei Martins **
Valesca Brasil Costa***
Como citar: MANFIO, Chanauana de Azevedo Canci. MAR-
TINS, Vera Sirlei. COSTA, Valesca Brasil. A mediação como
   Scientia Iuris, Lon-
drina, v. 24, n. 2, p. 149-169, jul. 2020. DOI: 0.5433/2178-
8189.2020v24p149. ISSN: 2178-8189.
Resumo: Este artigo aborda a política pública de mediação,
evidenciando a comunicação como ferramenta no processo
     
do consumidor. A metodologia de pesquisa empregada foi
       
abordagem qualiquantitativa por meio da realização de pesquisa
de opinião pública. O público alvo foram os consumidores de
um Município da região noroeste do estado do Rio Grande
do Sul, Brasil. O trabalho apresenta aspectos sobre consumo,
compreensão do papel da comunicação como ferramenta de
resolução, e métodos e concepções de sua relevância junto ao
sistema de mediação judicial. Os resultados alcançados apontam
que, apesar de ser uma modalidade de busca pela justiça que não
esteja completamente difundida, a mediação está em ascensão.
Dentre os entrevistados que utilizaram o sistema de mediação,
 
obtiveram índices consideráveis positivos.
Palavras-chave: Mediação. Política pública. Resolução de

Abstract: This paper addresses mediation as a public policy, ex-
-
tion in the area of consumer law. This study utilized bibliographic
review with exploratory research and qualitative and quantita-
tive approaches, such as public opinion research. Moreover, the
*Mestra em Educação pela
Universidade Regional
Integrada do Alto Uruguai e das
Missões (URI). Especialista
em Gestão Pública pela
Universidade Anhanguera
(UNIDERP). Graduada em
Direito pela Universidade
Regional Integrada do Alto
Uruguai e das Missões (URI).
Graduada em Comunicação
Social - Habilitação em
Relações Públicas (UFSM).
Email: chanauana_canci@
hotmail.com
** Doutora em Comunicação
Midiática pela Universidade
Federal de Santa Maria
(UFSM). Mestra em Ciências
da Comunicação pela
Universidade do Vale do
Rio dos Sinos (UNISINOS).
Graduada em Comunicação
Social - Habilitação em
Relações Públicas pelo
Centro Universitário Feevale
(FEEVALE). Email: vera.
martins@ufsm.br
***Pós-doutorado em Educação
pela Universidade de Caxias
do Sul (UCS). Doutora em
Educação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS). Mestra em
Educação pela Universidade
Federal de Pelotas (UFPEL).
Especialista em Direito
Ambiental, em História da
   
Moral e Política pela UFPEL.
Graduada em Direito pela
Universidade Católica de
Pelotas (UCPEL). Graduada
   
Email: valescacosta@gmail.
com
DOI: 10.5433/2178-8189.2020v24n2p149
150
A MEDIAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
SCIENTIA IURIS, Londrina, v.24, n.2, p. 149-169, jul. 2020. DOI: 10.5433/2178-8189.2020v24n2p149
target audience for the public opinion research project was made
up of consumers in a municipality in the northwest region of the
state of Rio Grande do Sul, Brazil. Furthermore, this study inves-
tigates important aspects of consumption, whilst exploring the

and analyzing its methods and concepts relevant to mediation.
Finally, this study concluded that while mediation isn’t popular
throughout the country, it is growing a steady user base for con-

as a mechanism for resolving consumer disputes, grade it more
positively than other instruments in satisfaction scores. .
Keywords -
sumer.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT