Menor Aprendiz

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas752-753

Page 752

A situação do menor aprendiz continua sem uma boa disciplina previdenciária sistematizada, ainda que a Lei n. 11.180/2005 tenha criado um Programa PROJOVEM, destinado à educação de menores de idade.

Sua filiação sempre foi muito discutida no Direito Previdenciário e da mesma forma o cômputo do tempo de serviço realizado quando o trabalhador tinha idade inferior à permitida constitucionalmente. Num raro caso, a Justiça Federal reconheceu o direito de um menor com dez anos de idade (sic).

As maiores dificuldades doutrinárias estão contidas no conceito de remuneração, destinação dos serviços prestados pelo jovem prestador de serviços e o cômputo do tempo de serviço para os fins do RGPS. Mais ou menos os mesmos que fazem parte do estagiário da Lei n. 11.788/2008.

1611. Visão doutrinária - Menor aprendiz é o jovem que está aprendendo uma profissão, principalmente um ofício, admitido em empresas privadas, escolas técnicas ou cursos profissionalizantes, com ou sem remuneração.

Nossa legislação, a doutrina e as decisões judiciais não têm cuidado do autônomo ou microempresário, menores de idade.

A priori, não se confunde com o empregado; falta-lhe a capacidade jurídica laboral para tanto, mas em caráter excepcional o vínculo empregatício poderá ser reconhecido para fins trabalhistas e previdenciários.

1612. Tipos de designações - A expressão "menor aprendiz" é um gênero que compreende várias figuras de menores de idade trabalhando, entre as quais o aluno bolsista, operário aprendiz, aluno aprendiz, empregado aprendiz, operário aluno e menor assistido (Decreto-lei n. 2.318/1986) e até mesmo um menor aprendiz no serviço público (art. 268 da Lei n. 1.711/1952), sem falar no menor trabalhador da CLT (art. 428).

Fora dessa legislação comum os exemplos indicativos de garotos que prestam serviços são ainda maiores, geralmente referidos como guardas-mirins.

1613. Idade mínima - Desde a EC n. 20/1998, para a Constituição Federal vigente, a idade mínima para trabalhar é de 16 anos, exceto na condição de menor aprendiz, com idade mínima de 14 anos (art. 7º, XXXIII).

Na norma trabalhista consolidada, é de 14 anos (CLT, art. 431). Pensando-se na proteção especial é preciso ter 18 anos (arts. 402/441 da CLT).

No dizer da Lei n. 11.180/2005, é de 14 a 24 anos.

1614. Destinação dos serviços - Além de outras, uma das características fundamentais que distingue o menor aprendiz dos demais obreiros é a destinação jurídica do seu trabalho: é preciso que suas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT