Mercado de trabalho, desempenho acadêmico e o impacto sobre a satisfação universitária

AutorMarucia Patta Bardagi - Claudio Simon Hutz
CargoUniversidade Federal de Santa Catarina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Páginas183-198
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 46, Número 1, p. 183-198, Abril de 2012
__________________________________________________
* Labor market, academic performance and the impact on university satisfaction
1 Agradecimentos: CAPES que concedeu bolsa de doutoramento à M.P. Bardagi, a qual permitiu a
realização deste estudo. Endereço para correspondências: Rua João Pio Duarte Silva, 180/103,
Córrego Grande, Florianópolis, SC, 88037-000 (marucia.bardagi@gmail.com).
2 Endereço para correspondências: Laboratório de Mensuração, Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 101,
Santa Cecília, Porto Alegre, RS, 90035-003 (claudio_hutz@terra.com.br).
Mercado de trabalho, desempenho acadêmico e o
impacto sobre a satisfação universitária*
Marucia Patta Bardagi1
Universidade Federal de Santa Catarina
Claudio Simon Hutz2
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A satisfação dos estudantes univer-
sitários com seu curso e profissão é mul-
tideterminada. Este estudo avaliou per-
cepções quanto ao mercado de trabalho e
ao desempenho acadêmico em relação aos
índices de satisfação e probabilidade de
evasão. Participaram 939 estudantes de 14
cursos de instituições públicas e privadas
de ensino superior do Rio Grande do Sul
(50,9% mulheres), entre 18 e 30 anos, que
responderam a um questionário sociode-
mográfico e vocacional em aplicações co-
letivas. Houve associação entre avaliação
negativa do mercado e do desempenho e
maior probabilidade de evasão. Ainda, a
avaliação do mercado e do desempenho
variou de acordo com a área de formação.
Salienta-se a necessidade de maior discus-
são na universidade sobre as relações en-
tre desempenho acadêmico e profissional
e sobre as condições do mercado de tra-
balho, aspectos importantes para a satis-
fação e permanência do aluno.
Palavras-chave: Mercado de trabalho
– Desempenho acadêmico – Evasão –
Satisfação acadêmica.
Students’ satisfaction with their
course and profession is multifactorial.
This study assessed perceptions about
the labor market as well as academic per-
formance, in relation to satisfaction and
probability of dropout. The study inclu-
ded 939 students from both private and
public higher education institutions in 14
different areas (50.9% women), between
18 and 30 years, who answered a socio-
demographic and vocational question-
naire collectively. There was an associa-
tion between negative labor market per-
ception and performance and greater pro-
bability of dropout. Also, labor market and
academic performance perceptions va-
ried according to the training area. The
results indicate the need for further dis-
cussion at the university on relations
between academic and professional per-
formance and the conditions of the labor
market, important aspects of student sa-
tisfaction and retention.
Keywords: Labor market – Academic
performance – Dropout – Academic
satisfaction
184
UMAN AS
Revista de Ciências
H
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 46, Número 1, p. 183-198, Abril de 2012
Introdução
Na literatura vocacional, tanto os estudos sobre satisfação de vida e acadê-
mica quanto os estudos sobre evasão apontam para uma multideterminação
de fatores associados a esses fenômenos. Geralmente estão associados à satis-
fação aspectos como decisão e identidade de carreira, traços de personalidade,
orientação para o trabalho, nível sócio-econômico, rendimento acadêmico, satis-
fação com atividades acadêmicas, bom relacionamento interpessoal, qualidade
do curso e da universidade e percepção de mercado de trabalho favorável
(BARDAGI et al., 2003; CHOW, 2005; LOUNBURY et al., 2005). Já os fato-
res associados à evasão mais frequentemente citados são descontentamento
com a qualidade docente, o modelo pedagógico e a estrutura; dificuldades com
horários das disciplinas, impossibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo;
mau relacionamento professor-aluno, pouca integração social à universidade, falta
de perspectivas profissionais, mau desempenho durante o curso e reprovações,
entre outros (LEHMAN, 2005; RIBEIRO, 2005; VELOSO & ALMEIDA, 2001).
Entre os vários aspectos associados tanto à satisfação quanto à evasão
de curso, o mercado de trabalho e o desempenho acadêmico percebidos duran-
te a graduação estão entre aqueles que receberam menor atenção. Estes as-
pectos são importantes para a formação do senso de competência dos alunos
(desempenho acadêmico), para a elaboração dos projetos profissionais e para
a motivação na transição universidade-trabalho (percepções em relação ao
mercado), mas pesa para a pouca representatividade nos estudos o fato de
serem aspectos de difícil mensuração. O mercado de trabalho, pois oscila con-
forme as condições econômicas e tem diferenças de área importantes, além
dos postos de trabalho não corresponderem exatamente às profissões regula-
mentadas e àquelas delimitadas pelos cursos de graduação. Já a avaliação do
desempenho depende da forma como a produção acadêmica é avaliada em
cada instituição, curso ou disciplina e não se resume somente às notas ou per-
centuais de aprovação/reprovação dos alunos.
Com relação ao mercado de trabalho, os estudos usualmente se concen-
tram em avaliações da inserção profissional de egressos de cursos/áreas espe-
cíficos, investigando as principais barreiras e facilidades desta inserção (BAR-
DAGI et al., 2008; PÜSCHEL et al., 2009). Estes estudos indicam lacunas na
formação, apontam diretrizes para as reformas curriculares necessárias e au-
xiliam no mapeamento da inserção dos profissionais saídos do ensino superior.
Outra linha de estudos aponta as relações entre o desempenho da profissão no
mercado (remuneração média, ofertas de emprego) e a busca de jovens estu-
dantes por essa profissão. Entretanto, há necessidade de maior volume de es-
tudos realizados sobre o impacto das percepções do mercado sobre os alunos
universitários durante a formação.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT