Mercado e lucro à luz da ética e responsabidade empresarial

AutorElenice Baleeiro Nascimento Ribeiro/Marco Aurélio T. Tavares Francisco
Ocupação do AutorMestre em Direito pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em Justiça, Empresa e Sustentabilidade. Especialista em Direito Civil (UNIFMU). Advogada/Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho
Páginas107-112
107 «
»15
MERCADO E LUCRO À LUZ DA ÉTICA
E RESPONSABIDADE EMPRESARIAL
ELENICE BALEEIRO NASCIMENTO RIBEIRO
Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE),
em Justiça, Empresa e Sustentabilidade. Especialista em
Direito Civil (UNIFMU). Advogada.
MARCO AURÉLIO T. TAVARES FRANCISCO
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho.
RESUMO
Objetiva o presente estudo analisar o lucro sob o enfoque da
ética e da responsabilidade empresarial. O atual contexto de
globalização econômica preconiza a ampla adoção de práticas
neoliberalistas e a autorregulação do mercado. Nesse âmbito,
presencia-se a diminuição do poder do Estado paralelamente ao
aumento do poder econômico exercido, atualmente, por gran-
des empresas, especialmente as transnacionais. É certo que a
busca do lucro é inerente à atividade empresarial. Mas, não se
pode negar que para alcançar esse objetivo a atividade empresa-
rial acaba por afetar diversos setores da sociedade e as próprias
partes que com ela se relacionam (sociedade, empregados, for-
necedores, os chamados stakeholders).
Na atualidade não mais se aceita que a empresa apenas maximi-
ze seus lucros sem a necessária contrapartida à sociedade. Des-
sa problemática, em pesquisa bibliográca preliminar, tem-se

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT