Método de Avaliação de Aluguel para Estacionamentos

AutorJosé Fiker
Ocupação do AutorDoutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas139-145

Page 139

Resumo

Esta metodologia parte de dados fornecidos pelo dono do estacionamento das suas características e de seus concorrentes na região, para chegar ao valor do aluguel do posto.

Parte do faturamento mensal dos estabelecimentos concorrentes para chegar ao aluguel de avaliando.

Como não conhecemos peculiaridades sobre a renda dos clientes rotativos, partimos dos mensalistas, cuja tarifa é informada e calculamos a sua contribuição percentual para o faturamento total do estabelecimento.

Da média saneada desses percentuais, o que falta para completar 100% é a porcentagem de participação dos rotativos.

Essa porcentagem, aplicada ao faturamento de cada um, resulta no faturamento em reais para cada estacionamento. Divi-dido pelo número de vagas de cada um, teremos seu faturamento por vaga devido aos clientes rotativos.

Procedendo à média saneada, obteremos o faturamento médio dos estacionamentos devido aos clientes rotativos por

Page 140

vaga. Multiplicando-se pelo número de vagas do avaliando, tem-se a renda devida às vagas rotativas.

Tirando a média das tarifas dos mensalistas do avaliando e multiplicando pelo número de mensalistas, obtém-se o faturamento devido aos clientes mensalistas.

Finalmente, somando-se os dois, obtém-se o faturamento mensal do avaliando. Aplicando-se a taxa contratual sobre essa renda, resulta o aluguel mensal.

Introdução

É vetusto o conhecimento de que o método da renda, da maneira como é usualmente empregado, não serve para calcular aluguéis. Desde a recomendação do Seminário Paulista de 1992, que se prescreve a preferência pelo método comparativo no cálculo de aluguéis.

Nos postos de estacionamento, essa inadequação do método da renda, cuja taxa não tem embasamento técnico algum, fica mais evidente. Regiões com grande atratividade para incorporações de edifícios de alto padrão têm no terreno seu insumo para a construção. A sua utilização para estacionamento reflete um sub-aproveitamento e a remuneração do aluguel pelo método da renda, na base de 6% ao ano, praxe consolidada para renda mínima para terrenos nus, é inexequível para os estacionamentos, cujo faturamento sequer alcança o aluguel assim determinado. É por isso que estamos apresentando este trabalho, que tem por objetivo calcular o aluguel de um estacionamento pelo método comparativo direto com os estacionamentos concorrentes da região, baseado em informações...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT