Ministro da Justiça diz a senadores que sem dinheiro não tem Plano Nacional de Segurança

Agência O Globo -

BRASÍLIA - Em reunião com senadores da bancada do PMDB, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o secretário nacional de segurança pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, expuseram as dificuldades de implementação do no Plano Nacional de Segurança Pública por falta de dinheiro e de contingente policial. O ministro disse que o plano, anunciado pelos ministros antecessores, ainda está em gestação, mas deixou claro que sem dinheiro não sem como ser implementado.

Segundo o líder do PMDB, senador Raimundo Lira (PB), o ministro defendeu a institucionalização da criação de uma Força Nacional com um contingente que teria que pular de 2.600 homens hoje, para cerca de 25 a 26 mil homens bem treinados e bem armados.

— O general secretário nacional de Segurança pública nos disse que, no ministério, não encontraram nem rascunho de política nacional de segurança pública. Estão elaborando e vão nos trazer . Uma das ideias é institucionalizar a criação da Força Nacional de Segurança Pública. Hoje tem um contingente de 2.600 homens e para dar uma certa tranquilidade ao país é preciso um contingente de 25 a 26 mil homens bem treinados e bem armados — disse Lira.

Ainda segundo Lira, o ministro reclamou dos Refis em sequência, o programa de refinanciamento de dívidas que em alguns casos chegam ao perdão de 90% , e que prejudicam muito a arrecadação do país, afetando os recursos da segurança. O líder do PMDB anunciou então a apresentação de um projeto prevendo que só poder autorizar um novo refinanciamento a empresas beneficiadas dez anos depois do Refis anterior .

— Muitas empresas que são boas pagadoras estão deixando de pagar os impostos, fazendo autofinanciamento com capital de giro , prevendo que daqui a seis meses, um ano, vai ter um novo Refis — explicou Raimundo Lira.

O líder do PMDB disse que pediu explicações ao ministro da Justiça e ao secretário sobre as providências estão sendo tomadas na área de segurança.

— O problema da insegurança está afetando o cotidiano do cidadão e começando a afetar fortemente a estrutura econômica, nossos produtos estão sendo afetados no mercado internacional por conta do custo da segurança de transporte, armazenamento, proteção da planta da fábrica e distribuição. O crime organizando está paulatinamente destruindo a estrutura econômica do país e com isso a destruição dos empregos — completou o senador peemedebista.

Na conversa Torquato Jardim defendeu a criação de um pacto nacional federativo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT