Modelos e experiências de competência em informação em contexto universitário

AutorFernanda Maria Melo Alves - Adriana Rosecler Alcará
CargoUniversidade Estadual de Londrina - Universidade Estadual de Londrina
Páginas83-103
83
v. 19, n. 41, 2014.
p. 83-104
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n.41, p.
83-104, set./dez., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2 014v19n41p83
Modelos e experiências de competência em informação
em contexto universitário1
Information literacy models and practices in university
context
Fernanda Maria Melo ALVES,2
Adriana Rosecler ALCARÁ3
RESUMO
O artigo indica alguns estudos diacrônicos de revisão e de comparação sobre competência em
informação a nível mundial e investiga alguns mod elos em contexto universitário e suas
respectivas aplicações, descrevendo experiências realizadas com estudantes, em diferentes
universidades e países. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Entre
os resultados destaca-se a diversidade cronológica e geográfica dos modelos, bem como as suas
diversas possibilidad es de aplic ação para a avaliação e o desenvolvimento da competência em
informação de universitários.
PALAVRAS-CHAVE: Competência em informação. Modelos de competência em informação.
Estudantes universitários.
ABSTRACT
The article indicates some diachronic studies review and comparison on information literacy
worldwide and researches some models in uni versity context and their applications, describing
experiments with students in different universities and countries. To this end, we performed a
bibliographic and documentary research. Among the findings, highlight the chronological and
geographical diversity of the models, and their various possibilities of application to the
evaluation and development of information literacy of students.
KEYWORDS: Information literacy. Information literacy models. Uni versity students.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 O presente artigo inicia uma investigação pós-doutoral sobre as necessidades de competência
em informação dos profissionais de informação dos países africanos lusófonos (PALOP).
2 Universidade Estadual de Londrina - fmeloa2@hotmail.com
3 Universidade Estadual de Londrina - adrianaalcara@gmail.com
ARTIGO
Recebido em:
22/09/2014
Aceito em:
27/11/2014
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1 INTRODUÇÃO
O conceito de competência em informação ou literacia de informação,
cujo termo original em inglês é information literacy, não se compreende fora do
contexto de que lhe é atribuído, desenvolvimento técnico e científico,
principalmente, as indústrias de informação, as telecomunicações, a informática,
a eletrônica, as comunicações móveis, a Internet, a digitalização, os sistemas de
informação e a sua gestão aplicada às unidades de informação e à educação. As
relações entre estes campos, as diferentes perspectivas, áreas e atividades
permitiram que este conceito se tornasse polissêmico e polêmico.
Apesar de todos os esforços de teorização e práticas e das divergências
conceituais e terminológicas, característicos do percurso científico, cuja
necessidade e benefícios são incontestáveis, estamos perante um espaço
científico relativamente recente, que congrega uma comunidade da qual se
espera, num futuro próximo, a consolidação dos estudos alcançados, a
normalização terminológica e o desenvolvimento da sua aplicação no campo da
educação, delineando um tópico de investigação claro e estável.
Prefaciando o manual Towards Information Literacy Indicators (CATTS;
LAU, 2008), Khan lembra que a Proclamação de Alexandria (2005) confere à
competência em informação o estatuto de direito humano básico no mundo
digital, porque possibilita aos indivíduos em todas as circunstâncias da vida
avaliar, usar e criar informação eficazmente, para atingir os seus objetivos
pessoais, sociais, ocupacionais e educacionais. E acrescenta que as competências
em informação devem ser consideradas não só em relação à educação, mas
também ao desenvolvimento econômico e social das nações, à saúde e ao bem-
estar, bem como ao envolvimento e à participação ativa na sociedade.
A produção científica nesta área assinala a universalidade do paradigma
de desenvolvimento de competências em informação para o século XXI e a
necessidade da sua inclusão nos conteúdos dos diferentes níveis de educação ao
longo da vida. Neste sentido, o European Conference on Information Literacy
(ECIL 2014), realizado na Croácia, em Outubro de 2014, comemorou quatro
décadas da aparição do termo Informational Literacy, cunhado pelobibliotecário

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