Modernismo e nacionalismo: casos paradigmáticos em Portugal e Espanha

AutorTeresa Lousa
CargoDoutora em Ciências da Arte e do Patrimônio (FBAUL) Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
Páginas1-15
Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 17 p. 01-15, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1807-1384. DOI: https: //doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e65256
Artigo
Original
Artigo
Original
MODERNISMO E NACIONALISMO: CASOS
PARADIGMÁTICOS EM PORTUGAL E ESPANHA
Modernism and Nationalism: Paradigmatic cases in Portugal and Spain
Teresa Lousa
Doutora em Ciências da Arte e do Patrimônio (FBAUL)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes.
Investigadora Integrada do CHAM
(FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Lisboa, Portugal
teresa.lousa@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-6574-6901
RESUMO
O modernismo português que irrompeu nos anos 1914 e seguintes caracterizou-se por uma compleição politicamente
tradicionalista, nacionalista e antiliberal. Personalidades desta geração como António Ferro e Raul Leal cedo
manifestaram o seu interesse pelo fascismo e a sua descrença na República, o que naturalmente levou a que expressaram
uma visão política e cultural que acabou por ver no ideário do Estado Novo a confirmação dos seus anseios nacionalistas.
Mas também em Espanha Eugenio D’Ors, amigo de Salazar e de António Ferro, constitui um caso paradigmático de um
intelectual que tendo colaborado com revistas modernistas como Quatre gats ou Pèl & Plo ma, ma is tarde acaba por
romper com o Modernismo por achar que esta estética era de uma espontaneidade estéril sem direcção.
PALAVRAS-CHAVE: Nacionalismo. Antirrepublicanismo. Modernismo. António Ferro. Raul Leal. Eugenio D’Ors.
ABSTRACT
The Portuguese modernism that erupted from 1914 on was characterized by a political traditionalist, nationalist and anti-
liberal complexion. Personalities of this generation, such as António Ferro and Raul Leal, soon manifested their interest in
fascism and their disbelief in the Republic. This interest na turally led them to express a political and cultural vision that
eventually saw the confirmation of their nationalist yearnings in the ideas of the Estado Novo. Nevertheless, also in Spain,
Eugenio D'Ors, who was a friend of Salazar and Antonio Ferro, is a paradigmatic case of an intellectual. He has
collaborated with modernist magazines such as Quatre gats or Pèl & Ploma, but later, he breaks with Modernism for
thinking these aesthetics were sterile and without direction.
KEYWORDS: Nationalism. Anti-republicanism. Modernism. Ideia Nacional. Raul Leal.
1 PRIMEIRA GERAÇÃO MODERNISTA E APROXIMAÇÃO POLÍTICA À
DIREITA
A irrupção do Modernismo situa-se numa época de crescente instabilidade, de
recessão económica, de alteração de gostos, de hábitos, de modas, de estéticas; de rutura
com anteriores ícones; de plasmação de novas fórmulas literárias e artísticas. Se essa
rutura se efetiva, é ainda com base no compromisso com uma estética finissecular levada
às últimas consequências: o impressionismo e o pós-simbolismo são as fontes do
desbravamento de expressões cada vez mais ousadas, mais arrojadas, celebrizando o
insólito, o berrante, a agressividade como atitude por oposição a outras éticas. De realçar

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT