Sobre os monumentos escultóricos: por uma pedagogia da memória

AutorAlex Medeiros Kornalewski
Páginas62-74
62
Sobre os monumentos escultóricos: por uma pedagogia da memória
Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas Vol. 16 N. 10 9, jul./dez. 2015
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n109p62
Sobre os monumentos escultóricos: por uma pedagogia da memória
Alex Medeiros Kornalewski
Sobre os monumentos escultóricos: por uma pedagogia da memória
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os suportes escultóricos que
adquirem a qualidade de monumento, além de refletir sobre a sua função pedagógica. Sendo
assim, alguns apontamentos sobre a relação conceitual entre memória e história mostram-se
fundamentais para pensar sobre os monumentos. Em complemento, discute-se a distinção entre
monumento e monumento histórico. Em seguida, discorre-se sobre a função pedagógica dos
monumentos, tomando como exemplo ilustrativo o Monumento Nacional aos Mort
Botafogo, Rio de Janeiro. Por fim, apresenta-se uma proposta interdisciplinar ao incluir os
monumentos na prática pedagógica, ressaltando a existência de vantagens e desafios que os
seguintes atores - aluno, professor e bibliotecário - podem se deparar, além de considerar o
último essencial no processo educacional proposto.
Palavras-Chave: Memória. Educação. Monumento. Bibliotecário.
Effective About the sculptural monuments: by a pedagogy of memory
Abstract: This research aims to reflect on the sculptural holders who acquire the monument
quality, and reflect on their pedagogical function. Thus, some notes on the conceptual
relationship between memory and history show is fundamental to think about the monuments.
In addition, it discusses the distinction between monument and historical monument. Then it
talks about the pedagogical function of the monuments, taking as example the National
Monument to the Dead of the Second World War (monument to ‗pracinhas‘) located in
Flamengo, Rio de Janeiro and the funerary monument of Ary Barroso located in the cemetery
São. João Batista in Botafogo, Rio de Janeiro. Finally, we present an interdisciplinary approach
to include monuments in teaching practice, noting the existence of advantages and challenges
that these actors - student, teacher and librarian - may face in addition to considering the last
essential in the proposed educational process.
Key-Words: Memory. Education. Monument. Librarian.
Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Ada ptada.

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