Muitas rosas e um enigma a partir de 'O Relógio do Rosário

AutorFilipe Manzoni
Páginas77-88
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 17, n. 28, p. 77-88, 2017|
doi:10.5007/1984-784X.2017v17n28p77 77
MUITAS ROSAS E UM ENIGMA A PARTIR DE
“O RELÓGIO DO ROSÁRIO”
Filipe Bitencourt Manzoni
UFSC / CAPES
RESUMO: Nosso trabalho busca reler algumas tópicas tradicionais da crítica que se voltou para Claro
enigma, de Carlos Drummond de Andrade, retomadas a partir de seu último poema, ”O Relógio do
Rosário”. Buscamos observar o quanto o poema em questão parece articular alguns dos mesmos
elementos que se tornaram centrais para contextos muito célebres de leitura da obra drummondiana
(tais como a contraposição entre as imagens da rosa presentes em A rosa do povo e em Claro enig-
ma ou as mais diversas implicações do encontro aporético com ”A máquina do mundo”oferecendo,
porém, um desfecho sutilmente diferente para alguns de seus impasses. ”Relógio do Rosário” se co-
locaria assim como um poema que nos permitiria reconfigurar uma leitura tradicional de Drummond,
uma espécie de ponto de inflexão que nos possibilitará reabrir algumas conclusões tradicionais da
crítica drummondiana.
PALAVRAS-CHAVE: Claro enigma; A máquina do mundo; Relógio do Rosário.
MANY ROSES AND ONE ENIGMA IN
”O RELÓGIO DO ROSÁRIO”
ABSTRACT: The main goal of this research is to reframe some of the traditional aspects of the criticism
of Carlos Drummond de Andrade's Claro Enigma, through a rereading of its last poem, ”Relógio do
Rosário”. Some of the same elements that were the basis of important readings of Drummond's
poetry such as the roses images in A rosa do povo and Claro enigma or the aporetical status in ”A
máquina do mundo” seems to be brought together by ”Relógio do Rosário” as well, but rearranged
in a way that points us to slightly different conclusions. Hence, ”Relógio do Rosário” allows a recon-
figuration of some of the classical critical scenarios in which Drummond is usually read, providing a
point of inflexion to reconsider some of its traditional conclusions.
KEYWORDS: Carlos Drummond de Andrade; Crisis of representation; Poetic language.
Filipe Bitencourt Mazoni é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura na Universidade
Federal de Santa Catarina.

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