Mulheres na Ciência e Tecnologia

AutorDaniela Teixeira Rezende, Raquel Quirino
Ocupação do AutorMestrando em Educação Tecnológica - CEFET-MG - Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica/Doutora em Educação - CEFET-MG - Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica
Páginas80-90
MULHERES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA1
Daniela Teixeira Rezende2
Raquel Quirino3
RESUMO: O presente artigo, parte integrante de uma pesquisa ainda em andamento
realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica no CEFET-MG,
discute as relações de gênero nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T), problemati-
zando as barreiras e obstáculos enfrentados pelas mulheres para a inserção e atuação
nesse campo cientíco-prossional. Evidencia que embora a presença feminina nas
universidades esteja crescendo nos últimos anos, a participação das mulheres na pro-
dução do conhecimento cientíco e tecnológico é inferior à dos homens, evidencian-
do que as áreas de C&T ainda são um reduto hegemonicamente masculino.
Palavras chave: mulheres; ciência; tecnologia; relação de gênero.
ABSTRACT: is article, part of a still ongoing research in the Graduate Program in
Technological Education at CEFET-MG, discusses gender relations in the elds of
Science and Technology (S&T), questioning the barriers and obstacles faced by wom-
en for the insertion and performance in this scientic and professional eld. Shows
that although the presence of women in universities has been growing in recent years,
women’s participation in the production of scientic and technological knowledge is
less than men, showing that the areas of S&T are still a hegemonic male stronghold.
Keywords: women; science; technology; gender relationship.
Introdução
Nos últimos anos, diversos autores, tais como, Tabak (2002), Austrilino
(2006), Muzi e Luz (2011), entre outros, discutem as relações de gênero e a despro-
porcional participação feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T).
Para Austrilino (2006) o motivo da predominância masculina nessas áreas é
antigo e passa por questões de ordem sociocultural, econômica e cognitiva. As causas
da menor representação de mulheres em C&T podem ser explicadas em duas pers-
pectivas: uma que atribui às diferenças sexuais a justicativa da desigual presença de
homens e mulheres em certas áreas do conhecimento, e outra, em relação às estruturas
¹ Pesquisa realizada com recursos do Programa Institucional de Fomento à Pesquisa do CEFET-MG (PRO-
PESQ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
² Mestrando em Educação Tecnológica - CEFET-MG - Programa de Pós-Graduação em Educação Tecno-
lógica - danielateixeirarezende@gmail.com
³ Doutora em Educação - CEFET-MG - Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação em
Educação Tecnológica - quirinoraquel@hotmail.com

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT