Multidimensional vision satisfaction at work: study in a public hospital of piaui/Visao multidimensional da satisfacao do trabalho: um estudo em um hospital publico piauiense.

AutorBarbosa, Flavia Lorenne Sampaio
CargoGestao de Pessoas em Organizacoes - Report

Introducao

Nas ultimas decadas, as transformacoes economicas e sociais decorrentes do processo de globalizacao tem alterado a relacao entre o homem e o seu trabalho (Silva et al., 2009). As transformacoes sociais sao profundas, aceleradas e, no processo produtivo das organizacoes, estao aliadas a grande diversidade de situacoes de trabalho (Bellusci, 2005). Devido a expansao do capitalismo, os individuos, em sua maioria, buscam continuamente, por meio do trabalho, a realizacao das suas necessidades e dos seus desejos.

Os estudos sobre comportamento humano tem buscado compreender essas necessidades humanas no contexto organizacional, de forma a contribuir para a satisfacao dos trabalhadores e considerar o impacto gerado do desempenho, na produtividade e na saude deles (Siqueira e Gomide Jr, 2004). Quando a empresa consegue identificar com clareza seus objetivos e os objetivos daqueles que nela trabalham, acontece o aproveitamento conjunto de forcas e o aumento da possibilidade de realizacao (Bergamini, 2010).

A relacao do homem com o trabalho e de fundamental importancia e e por meio dela que o homem consegue o seu sustento e o suprimento de necessidades mais elevadas, como realizacao, crescimento e desenvolvimento de habilidades, entre outras (Garrido, 2009). Mas, se por um lado o trabalho apresenta-se como enobrecedor e capaz de elevar o status, propicia ao trabalhador uma identidade, por outro lado o trabalho e, muitas vezes, percebido como indesejado, mostra-se fragmentado e sem sentido, burocratizado e rotineiro, repleto de exigencias ou incompativel com a vida social e familiar (Rodrigues, 2008).

Compreender as relacoes entre o individuo e seu trabalho tem sido uma grande preocupacao dos pesquisadores e gestores organizacionais no seculo xxi. Dentre os diversos assuntos que permeiam as relacoes de trabalho, a satisfacao e fenomeno amplamente estudado e esse interesse decorre da influencia que pode exercer sobre o trabalhador e afetar sua saude fisica e mental, suas atitudes, seu comportamento profissional, social, tanto com repercussoes para a vida pessoal e familiar como para as organizacoes (Martinez e Paraguay, 2003; Spector, 2003).

Estudos sobre satisfacao no trabalho em setores publicos defrontam-se com um perfil diverso da iniciativa privada, que privilegia a competitividade e eficiencia, tem como norte o desenvolvimento organizacional com apoio no lucro (Ladeira; Sonzae Berte, 2012).

Nesse sentido, a satisfacao no trabalho em contexto publico depara-se com a situacao peculiar da relacao de trabalho estabelecida. Em geral, acredita-se que "as organizacoes publicas nao oferecerem grandes oportunidades para os servidores desenvolverem suas ideias e satisfazer suas necessidades" (Ladeira; Sonza e Berte, 2012, p. 73). Adicionalmente, evidenciam-se pesquisas que apontam divergencias de achados em relacao a satisfacao no trabalho desse publico, o que confere ao tema desacordos de posturas e sentidos em relacao a investigacao no setor publico (Wright e Davis, 2003).

Sem a pretensao de fazer pesquisa comparativa, o setor publico configura-se como esfera de atuacao desta pesquisa. Assim, pretende-se responder ao seguinte questionamento: quais os fatores determinados pela Escala de Satisfacao no Trabalho (EST) que influenciam na satisfacao no trabalho em uma unidade hospitalar publica? Com isso, tem-se o objetivo geral de analisar a satisfacao no trabalho com apoio em cinco fatores determinados pela Escala de Satisfacao no Trabalho (EST), construida e validada por Siqueira (2008): satisfacao com o salario, os colegas, a chefia, as promocoes e a natureza do trabalho em um hospital publico em Campo Maior (PI).

Para tanto, foram tracados os seguintes objetivos especificos: abordar o referencial teorico sobre o tema; identificar as variaveis mais significativas para a satisfacao no trabalho; identificar os fatores que mais influenciam nessa satisfacao.

Satisfacao no trabalho

E um tema que tem mobilizado interesse de pesquisadores do comportamento organizacional e de gestores empresariais desde as primeiras decadas do seculo xx (Siqueira, 2008). Desde entao, os estudos tem sido desenvolvidos com o objetivo de revelar dimensoes, determinantes (possiveis causas), correlatos (conceitos semelhantes), consequencias (possiveis efeitos) de um sentimento que emerge quando o homem se relaciona com situacoes laborativas (Siqueira e Gomide Jr, 2004). A satisfacao do trabalhador tambem apresenta forte influencia no desempenho organizacional, por constituir-se em processo dinamico e interativo entre organizacao do trabalho e vida social, que formam as relacoes e o processo de trabalho (Martins e Santos, 2006; Marqueze e Moreno, 2005; Silva et al., 2009).

As concepcoes sobre satisfacao no trabalho sao diversas e propiciam a existencia de discussoes relacionadas a uma definicao mais consensual, "embora exista uma tendencia acentuada para se conceber a satisfacao em termos de reacoes emocionais do individuo perante o trabalho" (Silva, 2006, p. 154). Nesse sentido, e relevante fazer uma revisao das diferentes concepcoes sobre o tema, assim como elucidar aspectos determinantes e consequentes para a interacao sujeito-trabalho.

Por muito tempo, o tema satisfacao esteve atrelado a motivacao no trabalho. Elas respondiam pelas caracteristicas individuais influentes no comportamento no trabalho, tais como aumento de desempenho e da produtividade, permanencia na empresa e reducao de faltas, anunciadas na perspectiva da teoria da motivacao-higiene, que afirma que a falta dos fatores higienicos na organizacao aumenta a probabilidade de os trabalhadores se sentirem insatisfeitos, na teoria de satisfacao das necessidades e na teoria da expectativa e instrumentalidade (Herzberg, 1997; Siqueira, 2008; Vroom, 1964; Hackman e Porter, 1971). A satisfacao tambem e percebida como sinonimo de clima organizacional, tem como principal distincao o fato de esse ser concebido como de natureza cognitiva e a primeira de natureza mais afetiva (Tamayo, 1999). Nesse sentido, o espectro dinamico da satisfacao no trabalho se distingue de outros comportamentos organizacionais pela dimensao afetiva e avaliativa do que e compreendido e percebido sobre o contexto de trabalho (Chen, 2008; Marcal, Melo e Nardi, 2013; Puentes-Palacios e Martins, 2013).

Um momento de referencia para estudos sobre satisfacao no trabalho situa-se entre 1960 e 1980, momento de difusao das ideias liberalistas no Ocidente (Fineman, 2001). O cenario aponta para discussoes em torno da democratizacao do trabalho e a satisfacao e concebida como uma atitude. Nesse contexto, "a satisfacao no trabalho passou a ser concebida como uma atitude". (Siqueira, 2008, p. 265). Ainda na decada de 1960, se atribuia a satisfacao o estado emocional e a emocao positiva de bem-estar na avaliacao que o trabalhador tem sobre seu trabalho e na realizacao pessoal (Locke, 1969). Nocao que e ampliada em momento posterior.

Nos anos 1990, os estudos sobre satisfacao assumiram correntes humanistas e sociais. A emocao, como um constructo individual ou grupal, infiltrou-se de varios modos no estudo das organizacoes (Fineman, 2001), concretizou-se nos estudos sobre estresse, burnout, sofrimento e saude mental de trabalhadores.

No seculo XXI, amplia-se o interesse pelas emocoes nos espacos organizacionais para o conceito de bem-estar, que agrega a satisfacao e o envolvimento com o trabalho, bem como o comprometimento organizacional, considera o interesse nas necessidades psicologicas dos trabalhadores e a autorrealizacao (Siqueira e Gomide Jr, 2004; Fineman, 2001, Siqueira, 2008). Nesse contexto, os seres humanos e a subjetividade sao enfatizados como aspectos inerentes a saude do trabalhador, considera a condicao dinamica e constantemente modificavel do trabalhador e do contexto de trabalho (Fraser, 1996).

Assim, os atributos da satisfacao no trabalho, ou seja, alegria, entusiasmo, deleite e realizacao sao impactados por "fatores do contexto de trabalho socio-organizacional, tais como valores organizacionais, percepcao de justica, percepcoes de apoio e de reciprocidade" (Siqueira, 2008, p. 266) que surgem nas interacoes entre trabalhadores e organizacoes. Assim, infere-se que satisfacao no trabalho esta relacionada a politicas e praticas gerenciais.

Diante das mudancas conceituais, a satisfacao no trabalho se manteve como fenomeno multidimensional. Inicialmente, os estudos de Shaw, Duffy e Stark (2000) e Campion, Medsker e Higgs (1993) identificaram que trabalhadores que tem preferencia por trabalho em grupo tendem a ser mais satisfeitos. Alem disso, Shaw, Duffy, e Stark (2000) demonstraram que tarefas e recompensas sao fortes preditores da satisfacao individual com o grupo. Por outro lado, Campion, Medsker e Higgs (1993) encontraram resultados que evidenciam uma correlacao positiva entre feedback e recompensas e satisfacao dos empregados.

Outra caracteristica do trabalho apontada como antecedente a satisfacao no trabalho e o estilo de lideranca. Dois estudos, Judge e Piccolo (2004) e Van Dierendonck, Haynes, Borril e Stride (2004), ilustram uma correlacao positiva entre satisfacao de subordinados e comportamento de lideranca que estimulam a interacao no grupo de trabalho.

Pesquisas acrescentam outras variaveis relacionadas a satisfacao, por exemplo, beneficios, comunicacao, rotina, participacao, promocao e salario, personalidade, trabalho em si, valores atribuidos ao trabalho, relacoes interpessoais, estresse ocupacional, grau de instrucao, estilo de vida, imagem publica, estabilidade, bom relacionamento com os colegas e a chefia, autonomia, tempo na empresa (Cavanagh, 1992,Estefano, 1996, Peterson e Dunnagan, 1998, Wright; Martinez, 2002).

Ressalta-se que estar ou nao satisfeito em relacao ao trabalho incorre em consequencias diversas, sejam elas no plano pessoal ou profissional, afetam diretamente o comportamento, a saude e o bem-estar do trabalhador (Marqueze e Moreno, 2005). Evidencias indicam que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT