O mundo e o reino: historicidade e ficcionalização em El reino de este mundo, de Alejo Carpentier

AutorFábio Aristimunho Vargas
CargoDoutor em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP e mestre em Direito Internacional pela USP
Páginas189-202
Fábio A. Vargas
Cadernos Prolam/USP, v.16, n.31, p.189-202, jul./dez.2017
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2017.139512
189
O MUNDO E O REINO: HISTORICIDADE E FICCIONALIZAÇÃO EM EL
REINO DE ESTE MUNDO, DE ALEJO CARPENTIER
THE WORLD AND THE KINGDOM: HISTORICITY AND FICTIONALIZATION IN
ALEJO CARPENTIER’S NOVEL THE KINGDOM OF THIS WORLD
Fábio Aristimunho Vargas1
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), Foz do Iguaçu-PR, Brasil
Resumo: O romance El reino de este mundo (1949), do escritor cubano Alejo
Carpentier (1904-1980), é uma obra de ficção histórica que retrata a colônia francesa de
Saint-Domingue no século XVIII até as primeiras décadas do Haiti independente,
introduzindo o estilo narrativo conhecido como “real maravilhoso”, que muito
influenciaria a literatura latino-americana do século XX. Embora a narrativa não
mencione datas nem nomeie fatos, é possível reconhecer e datar os principais
acontecimentos retratados, assim como identificar certos personagens reais que
aparecem na trama. O presente artigo busca desvendar os elementos históricos referidos
e ficcionalizados por Carpentier ao longo da obra, buscando separar o mundo (real) do
reino (da ficção), de modo a fornecer subsídios para melhor compreensão da narrativa.
Analisam-se, para isso, as quatro partes em que se estrutura o livro, contrastando a
narrativa com fatos históricos e elementos da teoria da ficção histórica.
Palavras-chave: Ficção histórica; descolonização; pós-colonialidade.
Abstract: The novel El mundo de este mundo (1949), by Cuban writer Alejo Carpentier
(1904-1980), is a work of historical fiction that portrays the French colony of Saint-
Domingue in the XVIII century until the first decades of independent Haiti, introducing
the style of narrative known as "marvelous real", which would greatly influence the XX
century’s Latin American literature. Although the narrative does not mention dates or
facts, it is possible to recognize and date the main events portrayed, as well as to
identify certain real characters that appear in the plot. The present article seeks to
uncover the historical elements referred to and fictionalized by Carpentier throughout
his work, seeking to separate the (real) world of the realm (of fiction), in order to
provide subsidies for a better understanding of the narrative. For this, this article
analyzes the four parts of the book, contrasting the narrative with historical facts and
elements of the theory of historical fiction.
Keywords: Historical fiction; decolonization; postcoloniality.
1 Doutor em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP e mestre em Direito I nternacional pela
USP. Contato: .

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT