A importância da etnografia nas pesquisas interdisciplinares: uma abordagem para o estudo do Programa Bolsa Familia em Florianopolis, SC

AutorMatheus Acosta Dallmann - Mara Coelho de Souza lago
CargoDoutora em Psicologia da Educação. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua em regime de trabalho voluntário - Graduando do Curso de Ciências Sociais
Páginas60-78
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n103p60
A importância da etnografia nas pesquisas interdisciplinares: uma
abordagem para o estudo do Programa Bolsa Familia em
Florianopolis, SC
The relevance of ethnography in interdisciplinary research:
an approach to the study of the Bolsa Familia in Florianopolis, SC
Mara Coelho de Souza Lago
João Matheus Acosta Dallmann
Resumo
Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no projeto: ticas Locais e
Estratégias Internacionais: a política social do Programa Bolsa Família e as relações
de classe, gênero, raça/etnia em Santa Catarina (o caso de Florianópolis)
3
, que
integra a investigação proposta por François-Xavier Mérrien, da Universidade de
Lausanne, Táticas Locais e Estratégias Internacionais: a política social do Programa
Bolsa Família e as relações de gênero, raça/etnia no estado de Santa Catarina,
Brasília, Moçambique, Filipinas, Cuba e França. A pesquisa em Florianópolis,
realizada por equipe multidisciplinar, utilizou o método etnográfico e centrou sua
análise sobre os sujeitos que recebem Bolsa Família, as formas como significam
esses recursos e sua inclusão no Programa. Foram entrevistadas/os mulheres e
homens beneficiários do PBF em quatro bairros do município. Procurando discorrer
acerca da conveniência da utilização do método etnográfico por diferentes matrizes
disciplinares das Ciências Humanas, o texto reflete sobre a questão da
interdisciplinaridade no trabalho de pesquisa, bem como sobre a importância da
etnografia na análise de políticas públicas.
Palavras-chave: Etnografia. Políticas Sociais. Bolsa Família. Interdisciplinaridade.
Abstract
This article was create from a research made in the project: Táticas Locais e
Estratégias Internacionais: a política social do Programa Bolsa Família e as relações
de classe, gênero, raça/etnia em Santa Catarina (o caso de Florianópolis), it's a part
1
Doutora em Psicologia da Educação. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de
Santa Catarina, onde atua em regime de trabalho voluntário. Autora de Modos de Vida e Identidade:
sujeitos no processo de urbanização da Ilha de Santa Catarina (EdUFSC,1996).Participou da
organização de várias coletâneas e publicou artigos em diferentes periódicos acadêmi cos. Atua no
Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da
UFSC. Participa da coordenação editorial da Revista Estudos Feministas e da coordenação do
Instituto de Estudos de Gênero-UFSC. E-mail: maralago7@gmail.com.
2
Graduando do Curso de Ciências Sociais. Foi auxiliar de pesquisa I do Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (IPEA) através de Chamada Pública Simplificada PNPD090/2010, de
novembro de 2010 a fevereiro de 2012. Bolsista de Iniciação à docência (PIBID/CAPES). Atua na
organização de eventos Espaço Ágora: contemporaneidade, política e sociologia no curso de
Ciências Sociais. E-mail: acostadallmann@gmail.com.
3
Através de Chamada Pública Simplificada PNPD nº090/2010, Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada IPEA.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
61
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.13, n.103, p.60-78, ago/dez 2012
of the investigation proposed by François-Xavier Mérrien, from the University of
Lausanne, Táticas Locais e Estratégias Internacionais: a política social do Programa
Bolsa Família e as relações de gênero, raça/etnia no estado de Santa Catarina,
Brasília, Moçambique, Filipinas, Cuba e França, the research in Florianópolis was
produce by a multidisciplinary team that used the ethnographic method and center
the analysis around the people who receive resources from Bolsa Falia program,
the ways that they mean these resources and their inclusion on the program. Men
and women that get the resources from the program in four neighborhood localizeted
in Florianópolis were interview. Trying to talk about the convenience of the utilization
of the ethnographic method for different parts of the human sciences, the text reflect
about the question of the interdisciplinary on the research work and the importance of
the ethnographic analysis in public politics.
Key words: Ethnography. Social Policies. Bolsa Família. Interdisciplinarity.
1 Introdução
A pesquisa sobre o PBF em Florianópolis contou com a participação de três
docentes dos Departamentos de Sociologia e Ciência Política, de Serviço Social e
de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, as doutoras em
Sociologia Política e a doutora em Psicologia da Educação. Participaram também
uma mestre/doutoranda em Antropologia, e oito graduandas/os dos cursos de
Ciências Sociais, Serviço Social e Psicologia.
4
Envolvendo docentes e alunas/os de uma instituição universitária, essa
proposta de investigação, que buscava analisar o PBF a partir das significações que
lhes atribuem os sujeitos que recebem e utilizam seus recursos, colocou também
como um de seus objetivos, consequentemente, o treinamento de graduandas e
graduandos nas atividades da pesquisa empírica, incluindo as reflees e estudos
sobre seus fundamentos teóricos e metodológicos.
A diversidade de formações dos/as pesquisadores/as introduz e pressupõe a
questão da interdisciplinaridade, no trabalho de buscar linguagens comuns, sem
perder a oportunidade de articular os diferentes olhares que profissionais e
4
A equipe estava assim constituída: três docentes dos Departamentos de Sociologia e Ciência
Política, de Serviço Social e de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, as doutoras
em Sociologia Política, Elizabeth Farias da Silva e Rosana de Carvalho Martinelli Freitas e a doutora
em Psicologia da Educação, Mara Coelho de Souza Lago. Participaram também a mestre/doutoranda
em Antropologia, Fernanda Cardozo, e oito graduandas/os dos cursos de Ciências Sociais, Kelem
Ghellere Rosso e João Matheus Acosta Dallmann; Serviço Social, Ana Paula Martins, Francieli de
Oliveira e Selma Ramalho de Paula; e Psicologia, Ângela Pereira Figueiredo, Lívia Espíndola Monte e
Yuri Eller Verzola.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT