A influência da televisão na educação

AutorFabricio Antonio Raupp - Ana Carolina Salerno Del Menezzi Tessari - Maria José Baldessar - Fernando José Spanhol
CargoPsicologia ? UNISUL, Especialização em Gestão e Marketing ? UFSC - Medicina ? UNIVALI, Residência Médica em Pediatria ? HIJG - Comunicação Social Jornalismo ? UFSC, Doutorado em Ciências da Comunicação ? UFSC - Pedagogia ? UNOCHAPECO, Doutorado em Engenharia de Produção ? UFSC
Páginas313-329
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 44, Número 2, p. 313-329, Outubro de 2010
__________________________________________________
* The influence of television on education
1 Psicologia – UNISUL, Especialização em Gestão e Marketing – UFSC. Endereço para correspon-
dências: Rua Professora Leonor de Barros, 39; Pantanal, Florianópolis, SC 88040-240
(contato@raupp.psc.br).
2 Medicina – UNIVALI, Residência Médica em Pediatria – HIJG.
3 Comunicação Social Jornalismo – UFSC, Doutorado em Ciências da Comunicação – UFSC.
4 Pedagogia – UNOCHAPECO, Doutorado em Engenharia de Produção – UFSC.
A influência da televisão na educação*
Fabricio Antonio Raupp1
Universidade do Sul de Santa Catarina
Ana Carolina Salerno Del Menezzi Tessari2
Universidade do Vale do Itajaí
Maria José Baldessar3
Fernando José Spanhol4
Universidade Federal de Santa Catarina
O presente artigo faz uma abor-
dagem genérica dos principais meios de
comunicação, ou mídia, para contextu-
alizar o crescente papel da televisão
como agente de informação e mani-
pulação da sociedade contemporânea.
A partir daí, são apresentadas as prin-
cipais vertentes do processo de trans-
missão de informações presentes nes-
se tipo de comunicação. Com base nas
principais características do uso da te-
levisão, é descrita a forma como a po-
pulação interage com a informação re-
cebida. Em paralelo, são descritas as
bases presentes no processo de edu-
cação em geral, e nos processos alter-
nativos, em particular. Por fim, faz-se
uma análise da utilização da mídia, es-
pecificamente a televisão, como ferra-
menta educacional, destacando suas po-
tencialidades, suas limitações e os cui-
dados necessários para que esse uso
atinja, de forma efetiva, o seu propósito.
This article approaches in a ge-
neral way the main means of com-
munication, or media, to contextuali-
ze the growing role of television as a
means of information and manipula-
tion of society nowadays. From this
standpoint are presented the main
streams to convey information in this
means of communication. Considering
the main features of television usage,
a description is made on the way po-
pulation interacts with the supplied
information. Besides this, the funda-
ments of educational process in ge-
neral, and alternative processes in
particular, are described. Finally is
made an analysis of media applica-
tion, particularly television, as an
educational tool, highlighting its po-
tenciality, limitations and the cautions
necessary for effectively reaching the
goals intended.
314
UMANAS
Revista de Ciências
H
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Volume 44, Número 2, p. 313-329, Outubro de 2010
Introdução
Muitas eras forjaram a evolução da sociedade até o estágio como a
conhecemos hoje. Em cada uma delas, prevaleceu algum tipo de ino-
vação cultural, social ou tecnológica, em variadas combinações. É correto
afirmar que a época atual é a era da informação. E essa é uma constatação
inquestionável. Basta observar a rapidez com que as informações transi-
tam pelo planeta e a agilidade que essas mesmas informações são agrega-
das aos valores e costumes.
Os meios com que essas informações são disseminadas têm evoluído
num ritmo proporcionalmente veloz. Ao rádio e à imprensa escrita, que perma-
necem preenchendo seu espaço, aliou-se a televisão ao longo do último século
e, nos últimos vinte anos, a internet veio se somar aos anteriores.
As transformações vividas pela sociedade criam grandes necessida-
des de adequação das pessoas nela inseridas. Por isso, a educação como
ferramenta de desenvolvimento, passou a ocupar cada vez mais espaço
em todas as camadas sociais. Não há como sustentar o rápido desenvolvi-
mento, que se apresenta como necessário e inevitável, sem uma sólida
base educacional.
Como é desafiador oferecer educação de maneira integral, à educação
tradicional devem se aliar todos os mecanismos possíveis de serem utilizados
em educação. É nesse contexto que o aproveitamento dos meios de educação
e de seu poderoso alcance geográfico e social, torna-se de suma importância.
A televisão, ao aliar várias formas de impacto dos sentidos, pode ocupar
um papel preponderante nesse cenário, desde que ocorra uma regulamentação
correta e apropriada.
Comunicação e mídia
Percebe-se na história da humanidade o desenvolvimento das comunica-
ções entrelaçado com o desenvolvimento econômico e social (KUNSCH &
FERNANDES, 1989). O homem, ao construir a sociedade, também,constrói
formas para comunicar-se de acordo com suas necessidades. É nesse sentido
que Kunsch e Fernandes (1998) comentam que as comunicações podem afe-
tar o comportamento coletivo, a partir do momento da difusão da informação,
quando as pessoas recebem o que foi transmitido.
Palavras-chave: Educação – Televi-
são – Mídia – Informação Keywords: Education – Television –
Media – Information

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT