Negócios Públicos - Projetos, Orçamento e Gestão

Data de publicação29 Janeiro 2021
SeçãoCaderno Executivo 1
150 – São Paulo, 131 (19) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
seleção separadamente, mediante nota que pode variar de 0 a
10. A nota final será a média aritmética das notas dos avalia-
dores. Os critérios considerados nesta avaliação são listados na
tabela a seguir:
Item: Desempenho acadêmico
Critério: Notas e reprovações no histórico escolar da
graduação e, se for o caso, de disciplinas de pós-graduação já
cursadas; média ponderada do curso de graduação; classificação
na turma
Desempenho: até 5
Item: Carga horária da graduação
Critério: Carga horária do curso de graduação e, particular-
mente, das disciplinas relacionadas com a área de concentração
desejada
Desempenho: até 2
Item: Tempo para conclusão do curso de graduação
Critério: Número de semestres para conclusão do curso
Desempenho: até 3
FACULDADE DE ECONOMIA,
ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE
RIBEIRÃO PRETO
Comunicado
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de
Ribeirão Preto
Processo Seletivo de Alunos Especiais do Programa de Pós-
-Graduação em Administração de Organizações - Disciplinas do
1º Trimestre Letivo de 2021
Retificação e Ratificação do Edital FEA-RP 044/2020
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
em Administração de Organizações da FEA-RP/USP informa
a aprovação da retificação do Edital FEA-RP 044/2020, nos
seguintes termos:
No item 5.5, onde se lê:
A data e horário de cada prova estão indicados no Anexo
a do presente edital. O local de realização das provas será
divulgado no site https://www.fearp.usp.br/ppgao/processos-de-
-selecao/490-alunos-especiais.html até o dia 12-02-2021.
Leia-se:
No dia 22-02-2021, a partir das 14 h, as provas (uma para
cada disciplina) serão disponibilizadas no site https://www.
fearp.usp.br/ppgao/processos-de-selecao/490-alunos-especiais.
htm. Os candidatos terão até as 14h do dia 23-02-2021 para
enviarem as provas respondidas para o e-mail rad@fearp.usp.br.
No Cronograma Geral, onde constam as datas e horários
das provas, leia-se: 22-02-2021, a partir das 14 h.
Fica ratificado, ainda, o conteúdo restante do Edital.
Negócios Públicos
PROJETOS, ORÇAMENTO E GESTÃO
INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO
SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL
INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLI-
CO ESTADUAL
GERÊNCIA DE CONTRATAÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS
- IAMSPE
NÚCLEO DE PREGÃO ELETRÔNICO
EXTRATO DE CONTRATO
Contrato IAMSPE N.º411/2020
Processo IAMSPE N.º 6473/2019
Pregão Eletrônico N.º 109/2020
Parecer CJ/IAMSPE N.º392/2020 DE 08/12/2020 e Nº
399/2020 de 14/12/2020
Contratante: Instituto de Assistência Médica ao Servidor
Público Estadual - Iamspe
Contratado: DELBRAS COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO DE NO
BREAKS E ESTABILIZADORES EIRELI.
CNPJ n.° 07.607.171/0001-22
OBJETO: Aquisição de 144 (cento e quarenta e quatro)
Baterias estacionárias.
Natureza de Despesa: 44905220
Nota de Empenho: 2020NE20938
Funcional Programática: 10302512148600000
Fonte de Recursos:004001001
Valor: A CONTRATADA obriga-se a fornecer o objeto deste
contrato pelo preço total de R$ 115.016,00 (cento e quinze mil
e dezesseis reais).
Nos preços acima estão incluídos, além do lucro, todas as
despesas e custos diretos e indiretos relacionados ao forneci-
mento, tais como tributos, remunerações, despesas financeiras
e quaisquer outras necessárias ao cumprimento do objeto desta
licitação, inclusive gastos com transporte.
Prazo de entrega : até 31/12/2020.
Data da Assinatura do Contrato: 04/01/2021.
GMS.1/PE, 28/01/2021
mam.
INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLI-
CO ESTADUAL
GERÊNCIA DE CONTRATAÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS
- IAMSPE
NÚCLEO DE PREGÃO ELETRÔNICO
EXTRATO DE CONTRATO
Contrato IAMSPE N.º412/2020
Processo IAMSPE N.º 6473/2019
Pregão Eletrônico N.º 109/2020
Parecer CJ/IAMSPE N.º392/2020 DE 08/12/2020 e nº
399/2020 de 14/12/2020
Contratante: Instituto de Assistência Médica ao Servidor
Público Estadual - Iamspe
Contratado: VIGUIST INFORMÁTICA LTDA-ME
OBJETO: Aquisição de 320(trezentos e vinte)Baterias esta-
cionárias.
CNPJ nº 06.032.137/0001-04
Natureza de Despesa: 44905220
Nota de Empenho: 2020NE20939
Funcional Programática: 10302512148600000
Fonte de Recursos:004001001
Valor: A CONTRATADA obriga-se a fornecer o objeto deste
contrato pelo preço total de R$ 553.600,00 (quinhentos e cin-
quenta e três mil e seiscentos reais).
Nos preços acima estão incluídos, além do lucro, todas as
despesas e custos diretos e indiretos relacionados ao forneci-
mento, tais como tributos, remunerações, despesas financeiras
e quaisquer outras necessárias ao cumprimento do objeto desta
licitação, inclusive gastos com transporte.
Prazo de entrega : até 31/12/2020.
Data da Assinatura do Contrato: 04/01/2021.
GMS.1/PE, 28/01/2021
mam.
SECRETARIA DE PROJETOS, ORÇAMENTO E GESTÃO
Gerência de Contratações de Materiais e Serviços - IAMSPE
Processo IAMSPE N.º 4883/2020
Pregão RP n.º 399 / 2020
Em atendimento às disposições contidas no artigo 15, § 2º
da Lei Federal n.º 8.666/93, artigo 5º, inciso
VIII do Decreto Estadual n.º 47.945/03 e artigo 5º, inciso XI
do Decreto Estadual 63.722/18, atestamos
a compatibilidade dos preços registrados na Ata de Registro
de Preços em referência, aferidos com os
preços efetivamente praticados conforme informação de
fl. 137.
6.6. Com o presente edital ficam revogadas as disposições
em contrário.
6.7. O processo seletivo tem validade por 180 dias contados
a partir da data de divulgação dos resultados, podendo ser pror-
rogado uma vez, por igual período.
6.8. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de
Seleção instituída pela CCP-ET.
6.9. Formulários e informações adicionais estão disponíveis
na secretaria do PPG-ET e na página do Programa na Internet
(www.stt.eesc.usp.br), na opção Pós-Graduação - Processo Sele-
tivo e também podem ser obtidos pelo e-mail pos-transportes@
eesc.usp.br.
ANEXO I
I.1. Temas para a prova de Matemática. Domínio de uma
função; Função polinomial; Função exponencial e equações
exponenciais; Função logarítmica e propriedades operatórias;
Trigonometria no triângulo retângulo e no círculo; Funções e
relações trigonométricas; Progressões aritmética e geométrica;
Propriedades e operações com matrizes; Determinantes; Solu-
ções de sistemas lineares; Coordenadas cartesianas; Vetores;
Dependência linear; Bases; Produto escalar; Produto vetorial;
Translação e rotação; Retas e planos; Distância e ângulo; Coor-
denadas polares e esféricas; Limite; Continuidade; Derivada;
Teorema do valor médio; Aplicações da derivada; Aplicações da
integral; Métodos de integração; Elementos dos estudos das
probabilidades. Bibliografia sugerida:
1) Guidorizzi, H. L. (2002) Um Curso de Cálculo, vol. 1, 5ª.
ed, Livros Técnicos e Científicos.
2) Stewart, J. (2014) Cálculo, vols. 1 e 2, 7ª. ed, Cengage
Learning.
3) Thomas, G. B. (2013) Cálculo, vol. 1, 12ª. ed, Pearson.
4) Swokowski, E. W. (1995) Cálculo com Geometria Analíti-
ca, vols. 1 e 2, 2ª. ed, Makron Books.
I.2. Temas para a prova de Física. Grandezas físicas, padrões
e unidades; Vetores e escalares; Adição, decomposição e multi-
plicação de vetores; Conceito de força resultante; Decomposição
de forças e produto escalar; Equilíbrio de pontos materiais no
plano; Equilíbrio de pontos materiais no espaço; Estática dos
corpos rígidos; Força de reação; Equilíbrio de corpos rígidos em
duas dimensões; Cinemática dos pontos materiais; Movimen-
tos unidimensionais; Movimentos em duas e três dimensões;
Lançamentos de projéteis no campo gravitacional; Movimentos
circulares; Trabalho realizado por uma força constante e por uma
força variável. Bibliografia sugerida:
1) Beer, F.; Johnston, E.; Mazurek, D.; Eisenberg, E. (2011)
Mecânica Vetorial para Engenheiros: Estática. 9ª. ed. McGraw-
-Hill.
2) Tipler, P.; Mosca, G. (2009) Física para Cientistas e Enge-
nheiros, vol. 1, 6ª. ed, LTC.
3) Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J. (2016) Fundamentos de
Física, vol. 1, 10ª. ed, LTC.
I.3. Prova de Redação. Na correção da prova de Redação
serão considerados os seguintes aspectos: (i) domínio da norma
culta da língua portuguesa; (ii) compreensão do tema proposto,
abordagem do tema e potencial crítico dos argumentos escolhi-
dos e (iii) concisão, coerência, organização, clareza e fluência
do texto.
ANEXO II
II.1. Critérios para avaliação do currículo. Os critérios
constantes da tabela a seguir serão aplicados na avaliação do
currículo. Ao candidato que obtiver o maior número de pontos
será atribuída nota 10,0 e a nota dos demais candidatos será
calculada proporcionalmente ao número de pontos obtidos,
variando de 0,0 a 10,0. Serão considerados apenas as atividades
e publicações do período entre 2016 e 2019.
Item: Formação ligada à área de concentração
Critério: Curso de graduação conforme tabela do item 2.2:
100 pontos; outros cursos de graduação: até 80 pontos, a critério
da Comissão de Seleção, dependendo da conexão entre a gradu-
ação e a área de concentração.
Máximo: 100 pontos
Item: Iniciação Científica (IC)
Critério: Com bolsa de estudos: 40 a 60 pontos/ano, a cri-
tério da Comissão de Seleção; sem bolsa: 15 a 30 pontos/ano, a
critério da Comissão de Seleção (limitado a 2 ICs)
Máximo: 120 pontos
Item: Apresentação de trabalhos científicos em reuniões
científicas-
Critério: Em português: 5 pontos/trabalho, até 10 pontos;
em inglês: 10 pontos/trabalho, até 20 pontos (limitado a 2
apresentações)
Máximo: 20 pontos
Item: Resumos publicados ou aceitos para publicação em
anais-
Critério: Em português: 5 pontos/resumo, até 10 pontos; em
inglês: 10 pontos/resumo, até 20 pontos (limitado a 1 resumo)
Máximo: 20 pontos
Item: Trabalhos completos publicados ou aceitos para
publicação em anais de congressos-
Critério: Em português: 20 pontos/trabalho, até 80 pontos;
em inglês: 40 pontos/trabalho, até 80 pontos (limitado a 2
trabalhos)
Máximo: 80 pontos
Item: Artigos publicados ou aceitos para publicação em
periódicos relevantes para a Engenharia de Transportes- -
Critério: Periódicos A1, A2 ou B1 (Qualis): 160 pontos; peri-
ódicos B2 e B3: 60 pontos/artigo, até 120 pontos, a critério da
Comissão de Seleção; periódicos B4 e B5: 40 pontos/artigo, até
60 pontos; Periódicos C: 20 pontos/artigo, até 20 pontos.
Máximo: 160 pontos
- Se o candidato não for o primeiro autor, a pontuação será
dividida por dois.
- - Artigos submetidos valem 80% do valor equivalente ao
artigo aprovado para publicação ou publicado.
II.2. Comprovação das atividades indicadas no currículo. A
documentação aceita para comprovação das atividades indica-
das no currículo está listada na tabela a seguir. Os candidatos
poderão enviar documentação adicional, cuja aceitação ficará a
critério da Comissão de Seleção.
Item: Formação ligada à área de concentração
Documentação: Histórico escolar
Item: Iniciação científica
Documentação: Com bolsa de estudos: cópia do contrato ou
termo de concessão ou declaração da agência de fomento; sem
bolsa: declaração do orientador
Item: Apresentação de trabalhos científicos em reuniões
científicas
Documentação: Cópia do e-mail ou carta de aceitação
do trabalho ou comprovante de inscrição ou apresentação do
trabalho
Item: Resumos publicados em anais de congressos
Documentação: Anais impressos: cópia do e-mail ou carta
de aceitação e das páginas do resumo; anais eletrônicos: cópia
da carta de aceitação e URL do resumo (anais na web) ou das
páginas do resumo (anais em pdf)
Item: Trabalhos completos publicados em anais de con-
gressos
Documentação: Anais impressos: cópia do e-mail ou carta
de aceitação e da primeira página do trabalho; anais eletrônicos:
cópia do e-mail ou carta de aceitação e URL do trabalho (anais
na web) ou da primeira página do trabalho (anais em pdf)
Item: Artigos publicados em periódicos
Documentação: Primeira página do artigo e DOI ou URL
do artigo
Item: Cursos de aperfeiçoamento ou capacitação ligados à
área de concentração
Documentação: Certificado de conclusão, onde apareça o
número de horas; certificado de estudos especiais na área, em
que apareça a lista de cursos e as notas
II.3. Critérios para avaliação do histórico escolar. A avaliação
do histórico escolar será feita por cada membro da comissão de
seletivo consiste de duas etapas, sendo a primeira eliminatória e
a segunda classificatória.
4.2. Primeira etapa. A primeira etapa consiste de três
provas: Matemática, Física e Redação em Língua Portuguesa.
O candidato que obtiver nota 0 em qualquer uma das provas
estará eliminado. Os candidatos poderão usar calculadora cien-
tífica, conforme o item 6.8, nas provas de Matemática e Física.
A nota da primeira etapa será a média aritmética das notas das
três provas. Serão considerados aprovados na primeira etapa os
alunos que obtiverem nota maior ou igual a 6,0. Os conteúdos
e temas para as provas da primeira fase estão discriminados no
Anexo I deste edital. As provas de Matemática e Física da pri-
meira etapa serão realizadas no dia 20-03-2021 (sábado), às 8h,
em modo remoto, com duração máxima de três horas. A prova
de Redação será realizada no mesmo dia, com início às 14h, em
modo remoto e com duração máxima de duas horas. Além dos
itens básicos necessários para a realização das provas (lápis,
caneta, borracha, régua e calculadora), os candidatos também
deverão providenciar um computador com câmera acoplada ou
um notebook com webcam e também deverão dispor de um dis-
positivo com câmera digital de boa qualidade (smartphone, por
exemplo), caso seja necessário fotografar a solução de alguma
questão da prova para envio.
4.2.1. Fica facultado a qualquer candidato substituir as
provas escritas da primeira etapa, conforme item 4.2 (Mate-
mática, Física e Redação em Língua Portuguesa), pelo teste
oficial Graduate Record Examination (GRE). Esta regra se aplica
também ao candidato estrangeiro que concorrer em seu país às
bolsas PEC-PG concedidas pelo governo brasileiro ou a bolsas
concedidas por outros órgãos de fomento. A pontuação mínima
no teste oficial GRE é de 155 em raciocínio verbal, 148 em
raciocínio quantitativo e 4,0 em escrita analítica. Serão aceitos
os resultados oficiais do GRE obtidos a partir de 01-05-2020.
4.2.1.1. A nota a ser atribuída ao candidato na primeira
etapa será a média das pontuações obtidas pelo candidato
em raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica,
sendo as notas individuais destas avaliações transformadas em
uma escala de 0 a 10 por meio de regra de três simples. Por
exemplo, um candidato que obtiver 5 no GRE em escrita analíti-
ca receberá nota 7,5 na pontuação do processo seletivo, sendo
aplicada regra de três simples considerando que a pontuação
máxima neste item no GRE (6 pontos) equivale a 10 na escala
de 0 a 10 e a pontuação mínima exigida pelo Programa (4,0)
equivale a 5 na escala de 0 a 10. O mesmo procedimento será
aplicado às notas das provas de raciocínio verbal e raciocínio
quantitativo, sendo que em ambos os casos a pontuação máxi-
ma do GRE é 170.
4.2.1.2. No campo apropriado do formulário de inscrição, se
desejado, os candidatos deverão indicar a opção de substituição
das provas escritas da primeira etapa, conforme item 4.2 (Mate-
mática, Física e Redação em Língua Portuguesa), pelo teste
oficial Graduate Record Examination (GRE).
4.2.1.3. O resultado oficial do GRE deve ser recebido pela
secretaria do PPG-ET até o dia 19-03-2021 (sex-feira), das 13h
às 17h30, pelo e-mail pos-transportes@eesc.usp.br.
4.2.1.4. Os resultados oficiais do GRE recebidos após os
prazos indicados no item 4.2.2.3 implicarão na desclassificação
do candidato na primeira etapa do processo de seleção.
4.3. Segunda etapa. A segunda etapa consiste da avaliação
do currículo e do histórico escolar da graduação e, se houver,
de disciplinas de pós-graduação cursadas isoladamente no
PPG-ET ou em outros programas. Os critérios para avaliação do
currículo e do histórico escolar estão discriminados no Anexo II
deste edital. A nota da segunda etapa do processo de seleção
será a média ponderada da nota do currículo (peso 2) e da nota
da avaliação do histórico escolar (peso 3). O currículo deverá ser
apresentado de acordo com o modelo disponível na secretaria
do PPG-ET ou na página do PPG-ET na internet. Só deverão ser
incluídas no currículo atividades passíveis de comprovação. Os
comprovantes aceitos estão descritos no Anexo II deste edital.
4.4. Pontuação final e classificação. A pontuação final dos
candidatos será calculada em função da média ponderada da
nota obtida na primeira etapa (peso 2) e da nota obtida na
segunda etapa (peso 1). A classificação dos candidatos será
feita em função das áreas de concentração. Em caso de empate
na pontuação, o critério de desempate será a nota da primeira
etapa. Persistindo o empate, o critério passa a ser a nota da
segunda etapa.
4.5. Divulgação dos resultados. O resultado do processo
seletivo será divulgado até o dia 31-03-2021, na secretaria do
PPG-ET e na página do Programa na internet. A classificação
dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente da
pontuação final, separadamente para cada área de concentra-
ção do Programa.
4.6 Manifestação de interesse na vaga. Os candidatos
devem enviar e-mail para a secretaria do Programa confir-
mando o interesse na vaga em até 10 dias corridos da data de
divulgação dos resultados. O não recebimento do e-mail será
interpretado como não interesse pela vaga e os candidatos da
lista de espera serão convocados.
5. MATRÍCULA
5.1. Matrícula dos alunos regulares. Respeitando a ordem
de classificação e considerando o número de vagas disponíveis,
os candidatos selecionados serão notificados pela coordenação
do PPG-ET por e-mail para a realização da matrícula. Na ocor-
rência de candidatos selecionados que manifestem desinteresse
pela vaga ou que optem por fazer a matrícula como aluno espe-
cial ou que não apresentem a documentação necessária para
matrícula como aluno regular e sendo o número de candidatos
aprovados maior que o número de vagas oferecidas na área de
concentração ou se houver abertura de novas vagas pelos orien-
tadores permanentes do Programa, dentro do presente edital,
os próximos candidatos na lista de classificados poderão ser
convocados. As matrículas serão efetivadas no período estipula-
do pelo calendário a ser publicado pela USP. Em decorrência da
pandemia da COVID-19 e em caráter estritamente excepcional, o
comprovante de proficiência em língua inglesa poderá ser apre-
sentado no ato da matrícula, ou seja, sua apresentação passa a
não ser obrigatória na fase de inscrição.
5.1.1. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e em
caráter estritamente excepcional, não será exigida no ato da
matrícula a apresentação do diploma dos candidatos aprova-
dos que não puderam colar grau até a data da matrícula. Em
substituição, a Circular CoPGr/01/2021 exige a apresentação
dos seguintes documentos: (i) documento oficial da Instituição
informando a data de conclusão do curso e (ii) declaração
oficial da instituição notificando a impossibilidade de ocorrer
a colação de grau.
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. A inscrição do candidato implica no reconhecimento
e na aceitação das normas estabelecidas neste edital, do Regi-
mento Geral da Pós-Graduação da USP, do Regulamento da
Pós-Graduação da EESC-USP e do Regulamento do Programa
de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC-USP.
Essas normas e regimentos podem ser obtidos na página do Pro-
grama na internet ou na secretaria do PPG-ET, no endereço cons-
tante no item 2.1 ou pelo e-mail pos-transportes@eesc.usp.br.
6.2. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia da
Transportes da EESC-USP não se responsabiliza pela aplicação e
pagamentos das taxas dos Exames de Proficiência indicados no
item 3.3 e do teste internacional Graduate Record Examination
(GRE) indicado no item 4.2.2.
6.3. A documentação dos candidatos reprovados será
descartada após a divulgação dos resultados deste processo
seletivo.
6.4. As provas da primeira etapa poderão ter a data alte-
rada por quaisquer dificuldades impostas pela pandemia da
COVID-19.
6.5. Este edital é válido até 15-04-2021 e pode ser revogado
antes disto, a critério da CCP-ET.
Carlos da Universidade de São Paulo, torna público que estarão
abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de
Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de
Transportes (PPG-ET) e estabelece as normas para o processo
de seleção de alunos.
1. Das Disposições Gerais
1.1. Para fins de inscrição no processo seletivo, toda a entre-
ga de documentos deverá ser feita de acordo com o disposto
neste edital. A documentação para a matrícula poderá ser envia-
da para o e-mail da secretaria do Programa de Pós-Graduação
em Engenharia de Transportes do Departamento de Engenharia
de Transportes da EESC-USP.
1.2. O processo de seleção será realizado em duas fases.
1.3. Poderão participar do processo de seleção candidatos
que completarem cursos de graduação até a data de matrícula,
conforme disposto no item 5.1.
1.4. Aos egressos do referido curso será outorgado o Título
de “Mestre em Ciências”. Programa: Engenharia de Transportes,
com a indicação da respectiva área de concentração em que
está matriculado.
1.5. A realização do processo de seleção será coordenada
pela Comissão Coordenadora do Programa - CCP-ET.
2. ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E NÚMERO DE VAGAS POR
ORIENTADOR
2.1. Os candidatos deverão se inscrever em apenas uma das
duas áreas de concentração do PPG-ET: (1) Planejamento e Ope-
ração de Sistemas de Transporte; (2) Infraestrutura de Transpor-
tes (Pavimentos ou Geomática). Os orientadores credenciados e
o número de vagas estão listados a seguir:
Área de concentração: Planejamento e Operação de Siste-
mas de Transporte
Orientadores credenciados: Ana Paula Camargo Larocca
(2), André Luiz Barbosa Nunes da Cunha (2), Antônio Nélson
Rodrigues da Silva (1), Cira Souza Pitombo (1) e José Reynaldo
Anselmo Setti (2).
Área de concentração: Infraestrutura de Transportes
Orientadores credenciados: Adalberto Leandro Faxina (3),
Ana Paula Furlan (2), Jamilla Emi Sudo Lutif Teixeira (2), Jefferson
Lins da Silva (2), José Leomar Fernandes Jr. (1), Rogério Pinto
Ribeiro (1) e Paulo César Lima Segantine (2).
3. INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
3.1. Período e local das inscrições. O período para realização
das inscrições é de 01-10-2020 a 05-03-2021. A inscrição deverá
ser realizada por meio do envio da documentação completa
em pdf, para o e-mail: pos-transportes@eesc.usp.br. Não serão
aceitas inscrições enviadas após a data de encerramento do
período das inscrições.
3.2. Requisitos para inscrição. Poderão se inscrever no
processo seletivo candidatos portadores de diploma de nível
superior ou candidatos em fase de conclusão de curso de gradu-
ação. Os requisitos para cada área de concentração são listados
na tabela a seguir:
Área de concentração: Planejamento e operação de Siste-
mas de Transporte.
Áreas de formação de nível superior: Engenharia (qualquer
especialização); Arquitetura; Economia; Administração; Mate-
mática; Estatística; Ciências da Computação; Física; Geografia;
Tecnólogos em Logística; ou outras áreas afins
Área de concentração: Infraestrutura de Transportes (Pavi-
mentos)
Áreas de formação de nível superior: Engenharia Civil;
Engenharia Química; Engenharia Ambiental; Geologia; Tecnólo-
gos em Construção Civil, Pavimentação ou Estradas; ou outras
áreas afins
Área de concentração: Infraestrutura de Transportes (Geo-
mática)
Áreas de formação de nível superior: Engenharia Civil; Enge-
nharia Cartográfica; Engenharia de Agrimensura; Engenharia
Ambiental; Matemática; Estatística; Ciências da Computação;
Tecnólogos em Construção Civil, Estradas, Geoprocessamento
ou Logística; ou outras áreas afins
3.3. Documentação para inscrição. No ato da inscrição,
a documentação listada a seguir (as cópias não precisam ser
autenticadas) deve ser enviada digitalmente (pdf) para o e-mail
da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de
Transportes do Departamento de Engenharia de Transportes da
EESC-USP: pos-transportes@eesc.usp.br:
- ficha de inscrição, disponível na secretaria do PPG-ET e
na página http://www.stt.eesc.usp.br, opção Pós-Graduação –
Processo seletivo;
- Curriculum Vitae, elaborado de acordo com modelo
disponível na secretaria do PPG-ET e na página http://www.stt.
eesc.usp.br, opção Pós-Graduação - Processo Seletivo, com os
respectivos comprovantes;
- cópia do diploma da Graduação, frente e verso, ou decla-
ração informando a data da colação de grau, caso não conste
no histórico escolar; caso a colação de grau esteja prevista para
ocorrer após o encaminhamento da documentação para este
processo seletivo, o candidato deve apresentar uma declaração
assinada por ele informando estar ciente que para realizar a
matrícula no curso de mestrado, caso seja aprovado no processo
seletivo, deverá apresentar o diploma de Graduação ou a decla-
ração de colação de grau já realizada;
- cópia do Histórico Escolar oficial completo de disciplinas
de pós-graduação cursadas como aluno especial no PPG-ET
ou em outro programa de pós-graduação, incluindo eventuais
reprovações e trancamentos, caso o candidato já tenha cursado
disciplinas de pós-graduação;
- duas cartas de recomendação acadêmica, no formulário
padrão disponível na secretaria do PPG-ET e na página http://
www.stt.eesc.usp.br, opção Pós-Graduação - Processo Seletivo.
Os recomendantes devem enviar as cartas de recomendação
para o e-mail da secretaria do Programa: pos-transportes@
eesc.usp.br.
- comprovante de proficiência em língua inglesa obtido nos
últimos 5 anos e válido até a data de apresentação na inscrição,
com pontuação mínima de 480 pontos no teste TOEFL ITP ou 70
pontos no teste TOEFL iBT ou 5,5 pontos no teste IELTS ou grau
C ou superior no Cambridge CAE. Em decorrência da pandemia
da COVID-19 e em caráter estritamente excepcional, o compro-
vante de proficiência em língua inglesa poderá ser apresentado
no ato da matrícula, ou seja, sua apresentação passa a não ser
obrigatória na fase de inscrição.
- cópias do RG e do CPF, para brasileiros; cópia do passapor-
te ou RNE, para estrangeiros;
- uma foto 3×4 recente;
- comprovante de recolhimento de taxa de inscrição no
valor de R$100,00, que deverá ser depositada no Banco do
Brasil, Ag. 3062-7, C/C: 168150-8, em nome de USP/EESC/STT -
Taxas de Seleção PGr. A cópia do comprovante deve ser enviada
junto com a documentação para a inscrição.
3.4. Indicação da área de interesse. No campo apropriado
do formulário de inscrição, os candidatos deverão indicar a
área de concentração em que se inscrevem, uma vez que a
classificação final dos candidatos aprovados será feita por área
de concentração.
3.5. Deferimento das inscrições. Só serão deferidas as
inscrições recebidas em conformidade com os prazos constantes
no item 2.1, cuja documentação estiver completa. As inscrições
deferidas serão divulgadas até uma semana depois de termi-
nado o prazo de inscrições, apenas na Secretaria do PPG-ET e
na página http://www.stt.eesc.usp.br, na opção Pós-Graduação
- Processo Seletivo.
4. PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1. A realização do processo de seleção será coordenada
por uma comissão formada por orientadores do Programa,
designados pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-
-Graduação em Engenharia de Transportes (CCP-ET). O processo
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sexta-feira, 29 de janeiro de 2021 às 12:56:48

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