A Manipulação do Patrimônio Genético no Contexto da Preservação da Diversidade e da Integridade do Patrimônio Genético do País.

AutorPaulo J. Leite Farias
CargoMestrando em Direito e Estado da UnB.

Está em debate o assunto mais importante que até hoje a humanidade já enfrentou, o segredo mais íntimo do homem, que a ciência está revelando: seu código genético, seu destino.

Atualmente, "engenharia genética" é uma expressão muito usada nos meios de comunicação como um fantástico e maravilhoso ramo da Ciência.

Na realidade, a engenharia genética é simplesmente uma nova tecnologia que permite modificar e corrigir alguns aspectos dos seres vivos e que, se por um lado gera muitas esperanças, por outro gera também muitas incertezas. Qualquer investigação neste campo está associada, de uma forma de outra, ao estudo da molécula de DNA, cuja estrutura foi descoberta nos anos 50 por Watson, Crick e Wilkins, mais tarde laureados com um Nobel.

Nos nossos dias, os laboratórios de biologia molecular de todo o mundo unem os seus esforços com o objetivo de catalogar toda a informação biológica contida no DNA, um desafio comparado por alguns à cisão do átomo ou à ida à Lua. A idéia não é recente, mas apenas pôde ser posta em prática a partir do momento em que seqüenciar um gene1 se tornou uma ação de rotina laboratorial.

Na origem deste esforço está o chamado Projeto Genoma Humano. Desde 1985 que se discutia em várias reuniões científicas, a possibilidade de se organizar um projeto para o genoma humano. A possibilidade de obter mapas detalhados de todos os cromossomos humanos, e a sua seqüência nucleotídica, é intelectualmente excitante e possui um enorme potencial para o progresso científico e médico. Em muitas áreas de investigação a procura e identificação de genes específicos constitui aspecto essencial para a continuação da pesquisa. Deste modo torna-se inevitável que se procure mapear e seqüenciar sistematicamente o genoma humano. As discussões que se iniciaram (e que se arrastam até nossos dias) foram amadurecidas até que o projeto tomou a sua forma atual. Estas idéias e mais concretamente os planos e linhas gerais do projeto foram apresentadas em 1988.

O Projeto Genoma2, em andamento, possui característica de um trabalho de pesquisa internacional, concebido para que no espaço de 15 anos se obtenham os mapas biológicos detalhados de cada um dos vinte e quatro cromossomos humanos, de forma a saber onde se encontra cada gene. Pretende-se também determinar a seqüência desses genes, o que perfaz um total de cerca de 3 bilhões de nucleotídeos a serem codificados, por meio de técnicas que permitam manejar e analisar os dados obtidos.

No mesmo contexto...